Porque o disjuntor desarma quando ligo o chuveiro?

Bom dia!

com o chuveiro fechado coloco-o no quente, ligo o chuveiro e tomo meu banho normalmente, sem problemas, podendo ligar e desligar quantas vezes sejam necessárias no banho.

Termino o banho e fecho a água do chuveiro.

Retorno e com a água ainda fechada coloco o chuveiro no frio, abro a água e aí o DISJUNTOR DESARMA.

O eletricista foi lá em casa e verificou o quadro, trocou o chuveiro por um novo e o problema continua.

o que pode ser?

Porque o disjuntor desarma quando ligo o chuveiro?

Bom dia!

com o chuveiro fechado coloco-o no quente, ligo o chuveiro e tomo meu banho normalmente, sem problemas, podendo ligar e desligar quantas vezes sejam necessárias no banho.

Termino o banho e fecho a água do chuveiro.

Retorno e com a água ainda fechada coloco o chuveiro no frio, abro a água e aí o DISJUNTOR DESARMA.

O eletricista foi lá em casa e verificou o quadro, trocou o chuveiro por um novo e o problema continua.

o que pode ser?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 6
Helder Augusto Pavani
Pavani Engenharia Elétrica (Suzano, São Paulo) Pavani Engenharia Elétrica - há 7 anos

Primeiramente gostaria de agradecer à todos os colegas que de certa forma dedicaram o vosso tempo e experiência para tentar solucionar o problema.

Katty, tenho certeza de que o problema foi corretamente resolvido, pois no mundo da elétrica há algumas restrições quando instalamos equipamentos de consumo considerável e o chuveiro é um deles, pois o mesmo deve por obrigatoriedade estar em um único circuito, ou seja, ligado diretamente a um par de disjuntores (que tecnicamente chamamos de bipolar) que cujo valor corresponda com a potência do seu chuveiro instalado.

Responder
Josias Borges
Oficina Jb (Salvador, Bahia) Oficina Jb - há 7 anos

Isso aconteceu com o meu chuveiro aqui em casa.

Faça um teste.

Coloque na posição verão(Água morna)

Veja se desarma depis de uns 5 minutos

depois desligue e coloque no Inverno(Água Quente)

Veja se desarma sem alguns minutos

Se desarmar na água quente é A amperagem do disjuntor é menor do que á necessária para o chuveiro como falou o colega renato la em cima.

Eu usei um de 20A quando deveria usar um de 40A, então toda vez que usava na posição inverno desarmava, mais na posição verão não, pois o chuveiro estava na metade da capacidade.

Responder
Katty
Particular - há 7 anos

Olá pessoal! Bom dia!

O eletricista foi lá em casa ontem, analisou a fiação e colocou um disjuntor só para o chuveiro.

Deu certo! Até agora não repetiu o problema.

Estou aliviada, pois já não aguentava mais de problema.

Muito obrigada pela ajuda!

Obrigada mesmo!

MR Serviços Elétricos

a Função do disjuntor é desligar quando á uma sobrecarga no sistema, no caso o chuveiro.

Existem algumas possibilidades :

1 - A amperagem do disjuntor é menor do que á necessária para o chuveiro.

2 - a Fiação necessária é mais fina que o necessário.

3 - Emenda e conexões mal feitas esquentando fio e causando a sobrecarga.

4 - a fiação do Chuveiro tem que ser ligada direto ao quadro de força com disjuntor individual, muitas vezes por facilidade na instalação acabam interligando as com as fiações da casa como luzes e tomadas.

Responder
Leandro
Naftali (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Naftali - há 7 anos

Katty bom dia, os disjuntores, são colocados para proteger um circuito elétrico em instalações e não o produto final, ex: se uma fiação é de determinada bitola vamos ver o " chuveiros vaia de 4mm² a 6mm² " de acordo com sua potencia dada em watts o disjuntor tem que atender ela e não ao chuveiro em si .

Olhe a potencia de seu chuveiro (costuma estar marcado nele) e o que ele pede "ex: 220V. 6800W. 32A fio 4mm² ) isto é só para ele se for compartilhar com mais alguma tomada ou outros equipamentos este circuito não comportaria, devem permanecer desligado durante o uso do chuveiro.

Outro ponto EMENDAS mal feita, PARAFUSO dos disjuntores frouxo, DISJUNTOR desgastados, sim desgastados todo equipamento tem vida útil, FALTA de água pode causar a queima frequente ou sobrecarregar a resistência desligando o disjuntor se possível poste uma foto do chuveiro e do disjuntores. espero que te ajude a entender melhor

Responder
Katty
Particular - há 7 anos

Olá pessoal, bom dia!

O eletricista foi lá em casa novamente, e retirou o conector dos fios. Fez uma ligação direta. No teste ele não desarmou. Ficou normal.

Eu achei que tinha resolvido. Quando ontem a tarde eu coloquei o chuveiro no verão e ele desarmou.

Hoje vou atrás de outro eletricista.

Eu estou achando que pode ser o que o Josias falou a amperagem.

Pois o disjuntor é de 40, porém não é só para o chuveiro, atende a algumas tomas e interruptores da cozinha.

Fernando Henrique Alves de Oliveira

Katty.

Possivelmente sua fiação ou disjuntor podem não ser compatíveis com a potência do chuveiro. Necessitaria saber a bitola dos cabos, a corrente de trabalho do disjuntor e a potência do chuveiro para dar uma resposta mais correta.

Att.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região