Chuveiro pede 6mm mas instalação é 4mm, aguenta?

O chuveiro da Lorenzetti é de 6mm e 40amperes. Porém a instalação da casa é fiação conjunta com tudo (luz, ar cond, geladeira...) fiação 4mm e 32 amperes. Será que aguenta o chuveiro? Grato.

Chuveiro pede 6mm mas instalação é 4mm, aguenta?

O chuveiro da Lorenzetti é de 6mm e 40amperes. Porém a instalação da casa é fiação conjunta com tudo (luz, ar cond, geladeira...) fiação 4mm e 32 amperes. Será que aguenta o chuveiro? Grato.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Particular - há 4 anos

R: Chuveiros precisam ter circuitos independentes, por se tratar de resistências.... e com fiação e disjuntor adequado

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição

Mario Weltson
Planwelt Engenharia (São José dos Campos, São Paulo) Planwelt Engenharia - há 4 anos

Boa tarde,

Todo chuveiro deve ter sua própria ligação direta com o quadro de energia, fiação e disjuntor. É necessário saber sua tensão, 110v ou 220v, a maioria é 220v, é necessário saber sua potência, 4.400W, 5.500W ou 7.500W. Para cada combinação de voltagem e potência você deverá dimensionar um disjuntor em amperes e assim dimensionar a bitola do seu fio. Se um fio de 4mm aguenta um chuveiro, depende! depende da sua potência e sua voltagem. Peça ajuda para um profissional pois em um dimensionamento errôneo ou você torra o fio e acarreta em incêndio ou você viverá armando seu disjuntor no meio do banho!

Responder
Valdir Tavares
Tavares Construção e Reforma (Atibaia, São Paulo) Tavares Construção e Reforma - há 4 anos

Olá Adriano

Em primeiro lugar deve haver circuitos independentese para iluminação e tomadas, e chuveiro deve ter um circuito isolado. Essa instalação está totalmente em desacordo com a nbr.

Para

Qq dúvida estou a disposição.

Att

Valdir Tavares

Responder
Alex Peçanha
Atento Sistemas De Segurança Eletrônica (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Atento Sistemas De Segurança Eletrônica - há 4 anos

Boa noite prezado,

O circuito do chuveiro, deve partir sim direto do "quadro", com seção e disjuntor adequado ao chuveiro (devidamente calculado com relação a potência em whatts). Não é conveniente, ligar o chuveiro, de forma "germinada", em nenhum outro trecho. Tudo deve estar seccionado baseado na norma. Nota-se que o caso sugerido na pergunta, não foi executado por profissionais que conheçam o mínimo que se espera para uma instalação equalizada.

Responder
Adriano
Particular - há 4 anos

Pois é! Concordo totalmente. Após ter alugado a casa é que me disseram isso. Ao invés de fazerem certo pra não precisar se preocupar mais, fazem errado pra ser mais barato e rápido. É o rápido q sai caro. Mas enfim, acho q todos são adultos e sabem o q fazem, ou deveriam. Obrigada por compartilhar sua opinião.

Adriano
Particular - há 4 anos

Pois é! Concordo totalmente. Após ter alugado a casa é que me disseram isso. Ao invés de fazerem certo pra não precisar se preocupar mais, fazem errado pra ser mais barato e rápido. É o rápido q sai caro. Mas enfim, acho q todos são adultos e sabem o q fazem, ou deveriam. Obrigada por compartilhar sua opinião.

Trecento Engenharia
Trecento Engenharia E Construções (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Trecento Engenharia E Construções - há 4 anos

Boa tarde

Se a fiação é conjunta na casa inteira, está totalmente errado e fora de norma, além de nao atender a especificação do seu chuveiro, que deve ter uma fiação e disjuntor somente para ele, assim como aparelhos de ar condicionado.

Espero ter ajudado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região