Como dar brilho ao cimento queimado?

O apto está no contra piso e gostaria de manter a aparência, porém, fica soltando pó por conta do cimento. Tem algum produto que posso passar para dar brilho e sem fácil de limpar? Ou vou ter de fazer a técnica do cimento queimado? Não gostaria de mexer muito porque caso enjoe da aparência coloco porcelanato.

Como dar brilho ao cimento queimado?

O apto está no contra piso e gostaria de manter a aparência, porém, fica soltando pó por conta do cimento. Tem algum produto que posso passar para dar brilho e sem fácil de limpar? Ou vou ter de fazer a técnica do cimento queimado? Não gostaria de mexer muito porque caso enjoe da aparência coloco porcelanato.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 4
Bonfim Eliano Pinheiro Pereira

Dicas de manutenção de cimento queimado

Apesar de ser um piso durável, simples de limpar e resistente a impactos, é necessário considerar algumas práticas para mantê-lo em bom estado e evitar o seu desgaste ao longo do tempo.

Uma delas é o tratamento com resinas acrílicas ou à base d’água, que diminuem a porosidade da superfície e evitam a absorção de fungos e de sujeira. Além disso, contribuem para dar um acabamento fosco (mais próximo do cimento natural) ou brilhante. No entanto, é importante remover qualquer parte solta de concreto, de cimento e de resíduos com o auxílio de lixa ou espátula.

Antes da resina, é indicado passar uma base protetora com o auxílio de um rolo, pincel ou pistola. Recomenda-se aplicar a resina em duas demãos, respeitando o intervalo de 12 horas entre elas. A manutenção com este produto deve ser feita a cada três anos.

Já a opção mais econômica para quem deseja manter o piso com aparência brilhante é a cera, ou até mesmo o verniz, empregados semanalmente.

Também é possível recorrer a serviços especializados de polimento, realizados com ferramentas diamantadas, que garantem uma superfície lisinha. Por ser um piso poroso, é recomendado que seja impermeabilizado logo após a obra.

Limpeza e cuidados

Para manter o piso de cimento queimado limpo, não há muita dor de cabeça. O ideal é remover as sujeiras, como pó e areia, com vassoura ou aspirador de pó. Na hora de lavá-lo, basta utilizar detergente neutro, água morna, pano limpo ou escova de limpeza. A superfície nunca deve ficar molhada, do contrário outras sujeiras irão grudar.

Em casos de manchas, uma alternativa é lixar a parte superficial do cimento queimado com uma lixa fina. Isso deve ser feito com muita atenção para não danificar ou desnivelar o piso. Outra dica é evitar o uso de produtos abrasivos, que podem causar riscos difíceis de serem removidos.

Responder
Prospekto Construções e Fachadas

Misture em um balde água morna e algumas gotas de detergente neutro, umedeça um pano limpo e passe sobre todo o piso de cimento queimado, logo após, passe novamente um pano, porém, agora seco. Nunca deixe o piso molhado, isso faz com que a poeira volte a grudar nele.

Responder
wando Rocha

Vc vai compra um resina a base de água .. eu uso da hydronorte . Pode ser brilhante ou fosco ou acetinado . Essa resina e incolor , fácil aplicação e própria pra cimento queimado e pedras . Aplique 3 demãos esperando o tempo de secagem que o fabricante pede . E pronto seu cimento queimado não soltará mas pó e ficará perfeito.

Responder
Marcelo E. Lyra Lins
Rápido Epóxi - Produtos E Serviços (Belo Horizonte, Minas Gerais) Rápido Epóxi - Produtos E Serviços - há 1 año

Para conseguir uma superfície menos porosa e isenta de poeira, fazemos e indicamos uma Resina Acrílica base água, da DACAPO, pois em mais de dois anos utilizando o produto, só obtivemos feedbacks positivos por parte dos usuários e clientes. O piso fica com grande facilidade de limpeza e sem brilho extremo que muitos não gostam! Enfim, uma resina acrílica base água de qualidade, resolve completamente este problema com tranquilidade! Sendo o custo saudável em qualquer situação e tamanho de obra! Fica nossa dica e se precisar de mais detalhes, estamos ao dispor para poder ajudar com mais informações a respeito!

3 fotos
Responder
Maria
Particular - há 1 año

Cimebto queimado bom e econômico é o tradicional, cimento e areia com traço de 1:3 ou 1:4 (altura maior que 3cm, no caso de piso com muitis desníveis), com junta de dilatação (plástica comprada em lojas de material de construção) mínima para não ficar marcada, a cura do concreto requer abrigo do sol e borrifo de água (com mangueira e bico específico) diária. Cimento queimado de piso de banheiro andar superior deve ser impermeabilizado (por cristalização com aplicação de produto líquido) antes do contrapiso para não passar umidade para o teto do andar de baixo. Já a impermeabilização pós queima seca para mim só com a cera, a cera inglêza incolor e renovação da cera de tempis em tempos - no meu caso uma vez a cada ano, pois é preciso ser prático na vida e não ficar inventando serviço. A manutenção é vassoura e pano úmido. Resina deixa um brilho que envelhece a casa, a cêra deixa um lustro leve que não cansa e é atemporal, podendo combinar com qualquer estilo a gosto do freguês. Para colocar cor é só acrescentar o pigmento no cimento antes da queima (não serve na massa pois a reação química só ocorre com o cimento e não com a areia) pó xadrez na cor preferida, gosto do amarelo e do vermelhão antigo, já vi branco com pó de mármore e preto (pigmento óxido ferroso). Peça o pedreiro para fazer uma ou duas provas para ver a proporção certa de cimento e pigmento para a cir desejada. É tudo de bom e esses prontos encarecem a obra e assim como a resina só em foto de revista. Não lixei o meu, mas o pedreiro tinha a mão boa e seguiu a técnica de séculos. No seu caso acho que limpar bem e passar a cera e uma enceradeira depois, se não tiver pegue emprestado ou alugue por um dia), pela foto é um contrapiso bem feito e nivelado. Pra ficar maus fácil compra a cera líquida incolor, assim você pode passar com um pano no rodo (menos é sempre mais). Estou fazendo minha casa, que atrasou devido a doenças, pandemia e falecimento da minha mãe. Com o tempo vi que precisamos tornar a vida mais prática, sem excessos e luxos, mas com conforto e bem estar, mesmo que você tenha dinheiro. O que vale mesmo é se sentir bem.

Cláudio
Particular - há 3 anos

Estamos interessados em Epóxi no momento.

Cimento queimado fica bom, quando bem feito!

Marcelo E. Lyra Lins
Rápido Epóxi - Produtos E Serviços (Belo Horizonte, Minas Gerais) Rápido Epóxi - Produtos E Serviços - há 1 año

Olá Claudio, bom dia!

Trabalhamos com as duas soluções a mais de 10 anos, estamos aptos a fazer um trabalho de qualidade com a solução epóxi para pisos, ou mesmo ajudar em informações e mais detalhes dos procedimentos para preparação e instalação do Revestimento epóxi. Ficamos ao dispor para ajudar no que for preciso

5 fotos
Particular - há 3 anos

R: Aplicando o cimento queimado da quartsolit ficara mais facil a limpeza por não possuir poros

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Elton Borges de Campos
Construville (Goiânia, Goiás) Construville - há 4 anos

Passando cera semanalmente, reduzindo os custos com aplicações de resinas, mas após a “queima do cimento” é possível passar uma camada de cera especial para pisos, resinas de proteção ou ainda verniz. No mercado há uma grande quantidade de marcas, procure alguma que te dê o respaldo quanto a qualidade depois do produto aplicado.

Atenciosamente,

Eng. Elton Borges

Responder
Particular - há 4 anos

R: Aplique resina incolor

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de cimento queimado na sua região