Posso usar bloco canaleta de concreto em U para substituir caixarias de madeira?

Boa Noite , gostaria de saber se posso usar bloco canaleta de concreto em U, para substituir caixarias de madeira, assentando o bloco canaleta com argamassa em cima do tijolo de mesma bitola. Sendo que irei Utilizar ferro armado e concreto também, somente substituído caixarias convencionais.

Posso usar bloco canaleta de concreto em U para substituir caixarias de madeira?

Boa Noite , gostaria de saber se posso usar bloco canaleta de concreto em U, para substituir caixarias de madeira, assentando o bloco canaleta com argamassa em cima do tijolo de mesma bitola. Sendo que irei Utilizar ferro armado e concreto também, somente substituído caixarias convencionais.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Yuri
Particular - há 6 anos

Para efeito de dimensionamento você não poderá contar com a área da seção transversal do bloco canaleta da mesma maneira que um vigamento convencional. A área de contato entre os blocos pode ser argamassada ou não, de qualquer forma os parâmetros de cálculo mudam, dimensões, coeficientes de segurança(geralmente 2,0 para alvenaria estrutural) efeitos de retração e durabilidade. Porém como geralmente são utilizados sobre paredes já existentes existe uma contribuição das mesmas que se corretamente encunhadas não levam a grandes problemas em edificações de pequeno porte. Esta contribuição pode ser adquirida por paredes de diferentes materiais até mesmo de tijolos 8 furos que por efeitos práticos sustentam quase que integralmente as casas térreas de baixa renda do Brasil. De qualquer maneira não será fácil encontrar profissionais que conheçam tais efeitos , portanto ao meu ver se consultado um engenheiro que visite sua obra ele provavelmente irá verificar o que este vigamento irá sustentar. Se for por exemplo uma laje provavelmente não aprovará ou redimensionará os blocos mais caso seja um telhado sem grandes cargas os blocos podem resolver.

Elias Weiber de Oliveira
Construweiber (Curitiba, Paraná) Construweiber - há 7 anos

Pôde sim, mas dependendo da obra a ser construída, suponho, um muro em bloco de concreto, ou uma obra em bloco de concreto a vista, dependendo da obra, tem que ter cálculo estrutural.

Responder
Euzebio Martins de Lima
Colocador De Ceramica Ou Azulejista (Cascavel, Paraná) Colocador De Ceramica Ou Azulejista - há 7 anos

e também tem um detalhe tem ver a dimensão da viga estipulada pelo engenheiro assim você poderá usar a canaleta e não terá despesas com tabuas faça 2 orçamentos comforme projeto veja qual sera melhor canaleta ou tabua.

Responder
Gerson
Particular - há 7 anos

Sim pode usar

Oziel Coelho dos Santos
Particular - há 7 anos

Eu nao aconsselho a utilizacao de bloco`u`na subistituicao de caixaria convencional muito mais em sima de tijolos.Blocos`u`e utilizado sente em parede de blocos.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região