Como reparar circuito elétrico em curto?

Olá comunidade,

Durante a substituição de tomadas e interruptores da minha casa, causei um problema que não estou conseguindo resolver.

Por uma soma de descuido mais imprudência, enquanto substituía uma das tomadas ocasionei uma aproximação entre os fio de fase e neutro gerando uma descarga que derrubou o disjuntor, depois disso desliguei o DR e finalizei a substituição, religuei o quadro logo depois mas para mina surpresa todas as tomadas da minha cozinha, pararam de funcionar, substituí o disjuntor após perceber isso, por acreditar que o problema pudesse estar nele e para uma surpresa maior ainda, agora a iluminação de quartos e banheiro mais o chuveiro não funcionam, e para fechar toda essa história, quando ligo o chuveiro tudo que não está funcionando passa a funcionar, ou seja, estou ligando toda as luzes da casa e energizando as tomadas somente quando abro o chuveiro. Alguém sabe que mágica eu fiz? alguém pode me ajudar com alguma dica a respeito do que fazer?

desculpem o texto extenso.

Como reparar circuito elétrico em curto?

Olá comunidade,

Durante a substituição de tomadas e interruptores da minha casa, causei um problema que não estou conseguindo resolver.

Por uma soma de descuido mais imprudência, enquanto substituía uma das tomadas ocasionei uma aproximação entre os fio de fase e neutro gerando uma descarga que derrubou o disjuntor, depois disso desliguei o DR e finalizei a substituição, religuei o quadro logo depois mas para mina surpresa todas as tomadas da minha cozinha, pararam de funcionar, substituí o disjuntor após perceber isso, por acreditar que o problema pudesse estar nele e para uma surpresa maior ainda, agora a iluminação de quartos e banheiro mais o chuveiro não funcionam, e para fechar toda essa história, quando ligo o chuveiro tudo que não está funcionando passa a funcionar, ou seja, estou ligando toda as luzes da casa e energizando as tomadas somente quando abro o chuveiro. Alguém sabe que mágica eu fiz? alguém pode me ajudar com alguma dica a respeito do que fazer?

desculpem o texto extenso.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 1
Marcelo Conceição Santos
Mas Construção&Reformas (Salvador, Bahia) Mas Construção&Reformas - há 5 anos

Olá boa noite!

Provavelmente o seu neutro, em alguma emenda rompeu e ao troca os disjuntores você colocou fios trocado.

então eu entendo que não deve fazer mais nada e percebo se você fizer vai tocar fogo na sua casa e bota pessoal em risco, então a melhor opinião que se pode passa-te É: Procure um eletricista que irá resolver seu problema.

Responder
Antonio Lima
Multisat Tecnologia E Comércio Ltda Me (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Multisat Tecnologia E Comércio Ltda Me - há 5 anos

bom dia, primeiro não é recomendado fazer esse tipo de trabalho sem conhecimento técnico. mas, pelo que você relato é possível que tenha um disjuntor junta ao medidor da eletropaulo e desarmou um deles pois esta faltando uma fase. verifique isso e se não for chame um eletricista.

Marcelo Conceição Santos
Mas Construção&Reformas (Salvador, Bahia) Mas Construção&Reformas - há 5 anos

Olá boa noite!

Provavelmente o seu neutro, em alguma emenda rompeu e ao troca os disjuntores você colocou fios trocado.

então eu entendo que não deve fazer mais nada e percebo se você fizer vai tocar fogo na sua casa e bota pessoal em risco, então a melhor opinião que se pode passa-te É: Procure um eletricista que irá resolver seu problema.

Responder
Carlos Corrêa
Serviços Técnicos Em Eletricidade,projetos, Construção E Reformas (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Serviços Técnicos Em Eletricidade,projetos, Construção E Reformas - há 5 anos

com o curto ocasionado de ter ficado algum fio desencapado dentro da tubulação, e você deve ter misturado os circuitos, só me chamando pra fazer uma análise melhor in loco.

Responder
Emerson Severo
Elétrica Residencial (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Elétrica Residencial - há 5 anos

Bom dia meu amigo , eu eletricista responsavel pela sp eletrica vou te alertar que: vc agiu muito errado em ter curiosidade em mexer com a eletrica de sua casa q e seu bem maior vc arriscou sua vida e arriscou a incendiar sua casa . primeiro curiosos nao devem mexer no que nao sabe , segundo se vai mexer desligue o disjuntor correspondente do circuito q vai mexer , terceiro vc deve SEMPRE desligar o disjuntor do circuito ate mesmo para trocar uma lampada ok. sua vida nao tem preço pois basta 30 segundos de descarga eletrica em seu corpo para vc morrer pense nisso antes de mexer com eletricidade; agora respondendo sua pergunta , na tomada q vc causou o curto vc precisa saber qual o circuito dela e testar as outras tomadas deste mesmo circuito e ver se esta chegando a tensao certa 127 ou 220 ok se chegar o circuito nao esta rompido ok talvez vc nao precisava trocar o dj mas apenas desligar e religar varias vezes ate vc sentir que ele armou e testar no polo de saida com uma chave teste , nao troque o dj antes de fazer este teste. vc deve testar os neutros no cd um por um ate achar o q esta com defeito nao sendo necessario trocar toda a fiaçao do circuito pois e muito dificil a fiaçao se romper , o que pode ter acontecido e mau contado dentro do cd onde e feita as conexoes de todos os neutros , mas vc vai precisar de um multimetro pra testar tudo isso ok . espero ter te ajudado meu amigo mas recomendo q chame um profissional realmente qualificado pois li umas resposta absurdas ok bom dia

Responder
Antonio Marcos Santos da Costa

No caso de se ter o DR no CD este deveria ter atuado também, principalmente no caso dos circuitos funcionarem quando o chuveiro está ligado. O neutro está rompido e o condutor de aterramento está servindo de retorno para o funcionamento dos circuitos interrompidos. Chame um profissional para fazer os reparos e evitar mais danos.

Responder
Ottaviano Giannella
Manutenção Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manutenção Ar Condicionado - há 5 anos

Bom dia

Sua descrição esta muito vaga sobre seu problema. por exemplo qual disjuntor foi subsistido a do circuito de tomada tomada?

pelo que você esta descrevendo houve uma inversão de fios,por sua parte. para solucionar você precisara de no minimo e saber usar um multímetro e ter um conhecimento minimo de circuitos eletricos,

Caso contrario contrate um profissional. ele resolvera o problema e te mostrara onde você errou.

Responder
Nilson Campos
Nilson Campos Eletricista (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul) Nilson Campos Eletricista - há 5 anos

Ola ! A principio deveria estar funcionando normalmente o circuito, o DR desligou para proteção do circuito assim como o disjuntor.

Provavelmente ou o fio neutro esta rompido ou esta encostando fase com fase .

sujiro substiruir os fio , da caixa dos disjunores ate a tomada . e verificar se o disjuntor trocada esta correto como antes .

Mas sujiro que procure auxilio de um proficinal para ajudar a repara o dano.

Responder
Roberto
Campos Elétrica E Segurança (Ibiúna, São Paulo) Campos Elétrica E Segurança - há 5 anos

Nesse caso provável estar rompido o neutro em algum ponto por isso quando liga o chuveiro que é um curto elétrico da um retorno da na iluminação m para resolver somente um profissional Com equipamento para fazer seduções necessárias

Responder
Particular - há 5 anos

R: Somente um eletricista indo no local para medir os circuitos e achar o problema causado

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região