Cisterna

Estou montando uma cisterna em casa e gostaria de saber se posso enterrar a parte superior da cisterna, deixando apenas uma abertura para a tampa ou se necessito fazer uma laje sobre a cisterna?

Cisterna

Estou montando uma cisterna em casa e gostaria de saber se posso enterrar a parte superior da cisterna, deixando apenas uma abertura para a tampa ou se necessito fazer uma laje sobre a cisterna?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 5
Artur de Oliveira Cardoso
Técnico Em Edificações (Mesquita, Rio de Janeiro) Técnico Em Edificações - há 9 anos

pela foto me parece ser de fibra se o senhor já comprou, coloque a de preferência em um local de pouco acesso principalmente de automóveis, evite que a mesma se mantenha vazia, outra dica é que procure as informações técnicas do fabricante através do sac da empresa para não correr o risco de perder a garantia do material.

Responder
Paulo
Particular - há 9 anos

Prezados,

a cisterna pode ser enterrada, semi-enterrada ou apoiada no solo. Depende da utilização. No caso do sr. Caio, como será enterrada (não informou se será de concreto ou alvenaria), deve-se tomar cuidado com as pressões que o solo fará nas paredes da mesma. Desta forma, a construção deve ser estruturada e dimensionada conforme as dimensões da mesma.

A laje servirá como tampa e deverá ser apoiada em vigas. É inviável a construção de cisternas sem estrutura porque a água vaza pelas microfissuras (e até mesmo fissuras) que ocorrem com a movimentação.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Att,

pensiI engenharia

paulo bortoncello - engenheiro civil

Caio
Particular - há 9 anos

Obrigado Paulo! Minha cisterna é da Aqualimp. Estou fazendo um piso de concreto e aterrando as laterais. Sobre a cisterna farei uma laje (em princípio somente até a tampa, ficando parte do topo exposto à terra). Por isso, gostaria de saber se posso completar com terra até o topo ou se terei que avançar com minha laje por todo o diâmetro da cisterna?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região