Como construir uma claraboia no banheiro?

Gostaria de receber dicas do que é preciso para se construir uma clarabóia em banheiro, penso e fazê-la em direção ao box, há alguma restrição? Se possível com fotos

Como construir uma claraboia no banheiro?

Gostaria de receber dicas do que é preciso para se construir uma clarabóia em banheiro, penso e fazê-la em direção ao box, há alguma restrição? Se possível com fotos

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
ROQUE SANTOS
Prestaçao De Serviços De Reforma E Construçao (Marília, São Paulo) Prestaçao De Serviços De Reforma E Construçao - há 7 anos

bom sou de marilia si voce morar em marilia posso ver o serviço ok sou roque pedreiro fotos

2 fotos
Responder
Vital
Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 7 anos

Oi Adriana,

São necessários alguns parâmetros: a) tipo de laje e cobertura; b) posição do box e das peças sanitárias; c) interferências no teto e na cobertura. Após a avaliação, elabora-se uma proposta de adaptação definindo dimensões, sistema de iluminação natural e artificial, ventilação, definição do tipo e material da clarabóia.

Responder
André Viana
Andre Viana Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Andre Viana Arquitetura - há 7 anos

Boa tarde, Adriana!

Sem uma avaliação prévia de sua construção é difícil dar uma resposta muito específica. Então, vamos presumir uma situação usual de uma reforma, ok?

No caso de sua cobertura ser em laje, é importância prever os vãos desta claraboia de modo a não remover as vigotas de sustentação ou, caso deseje vãos maiores, é importante ajustar a estrutura para redistribuir as cargas.

Outra situação importante é que o arremate da claraboia ("bordas") fique acima do nível do telhado, para não haver vazamentos. A altura deste arremate deve ser proporcional à inclinação do telhado: Quanto maior a inclinação, maior a altura.

No caso de claraboia articulável (abre e fecha) é importante estar atenta à localização da alavanca de acionamento, para que ela não fique fora de alcance (nada de subir nas coisas, hein! Lembre-se de que este é um ambiente úmido). O correto é que ela fique em um local de fácil acesso e ao alcance das mãos.

Além disso, leve em consideração o material da esquadria. O ideal, em caso de estruturas articuláveis, seria o alumínio anodizado.

Envio duas fotos de referência, para você se inspirar.

Havendo dúvidas, entre em contato comigo

Um abraço!

2 fotos
Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região