Conseguirei o Alvará de funcionamento da prefeitura?

Pretendo comprar uma casa para montar minha clínica odontológica.....mas devido a casa ser grudada no muro e na casa do vizinho, não tem como eu fazer janelas viradas para fora.....somente para o corredor. Eu gostaria de saber se mesmo assim eu conseguirei o Alvará de funcionamento da prefeitura?

Obrigada.

Conseguirei o Alvará de funcionamento da prefeitura?

Pretendo comprar uma casa para montar minha clínica odontológica.....mas devido a casa ser grudada no muro e na casa do vizinho, não tem como eu fazer janelas viradas para fora.....somente para o corredor. Eu gostaria de saber se mesmo assim eu conseguirei o Alvará de funcionamento da prefeitura?

Obrigada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Rodrigo Alysson Ribeiro
Crieative Arqdesign (Belo Horizonte, Minas Gerais) Crieative Arqdesign - há 3 anos

Boa noite, Patrícia! Meu nome é Cristiane, sou designer desde 2006 e sócia da CrieAtive Arqdesign. Já realizei o projeto de duas clínicas odontológicas em municípios distintos (junto a arquitetos). Vou te dizer baseada na minha experiência e no que foi comum a ambas. Você pode marcar uma reunião com o arquiteto responsável pela aprovação no seu município para tirar as dúvidas com ele. As questões que mais "pesam" na aprovação de um projeto são ventilação, iluminação e acessibilidade. Não temos como avaliar seu caso sem conhecer o local, sem fotos e planta do local. Se você for a dentista da clínica fica mais fácil ainda agendar na vigilância sanitária do seu município pois eles entendem que você tem conhecimento prévio das normas de uma clínica devido a disciplina que existe no último período da grade do curso de odonto voltada para as normas desse tipo de empreendimento. Vale lembrar que a vigilância sanitária costuma disponibilizar a legislação vigente para o município e também para o tipo unidade que você pretende montar, e as normas variam conforme o porte da sua clínica como o número de funcionários, tamanho dos consultórios, se a sala de esterilização será dentro de cada consultório ou se será uma única para todos os consultórios se terá ou não sala de raio-x (para isso tem que ter laudo e emissão de ART para a câmara plumbífera), atender as dimensões mínimas de consultório bem como de todas as outras áreas pertencentes a clínica, o depósito tem que ser separado do expurgo, DML, copa, recepção, sala de arquivo, banheiro adaptado para cadeirante, banheiro para funcionários, escaninhos se você vai ou não terceirizar a limpeza e conservação, a circulação tem que ter acessibilidade para cadeirante incluindo "áreas de giro" para a cadeira de rodas, portas dimensionadas corretamente e espaço de espera na recepção destinado a cadeira de rodas (como se fosse uma vaga) . E ainda tem um quesito muito importante que eles consideram são as chamadas áreas incompatíveis. Ex: expurgo ao lado do consultório ou sala de esterilização. Normalmente as áreas incompatíveis são aquelas que existem um risco maior de contaminação por proximidade entre áreas que demandam assepsia e áreas de descarte de uma forma geral. Outra incompatibilidade é a retirada do lixo ter que ser feita pela recepção e espera de clientes, ou a sala de espera estar entre a esterilização e o consultório de forma que você tenha que transitar com material esterilizado na recepção ainda que protegido. Devido a tantas exigências de qualquer município, se você quer ter um funcionamento de acordo com as normas vigentes você tem que contratar um arquiteto pois é o tipo de empreendimento que só pode ser legalizado mediante apresentação de um projeto junto aos órgãos reguladores. Espero ter contribuído e te desejo sorte e sucesso no seu empreendimento.

Responder
GUILHERME VINICIUS PERON MACIEL
Particular - há 3 anos

Bom dia, espero que esteja bem!

Sim, você vai precisar adequar o espaço que está disponível para os itens que as prefeituras exigem, ventilação, iluminação e acesso. Inclusive estes itens também são interessantes para seus clientes, já que terá condições adequadas na clínica para as consultas e sala de espera.

Aconselho que você faça o projeto da reforma antes de iniciar a obra e aguardar o retorno da aprovação.

att

Valdemir Nogueira Chagas

Patrícia, bom dia!

Antes de comprar a casa, consulte na Prefeitura se você pode ter nesse local um consultório e depois, quais as condições exigidas pela Vigilância Sanitária para instalar sua clínica.

Lembre-se que um ambiente saudável necessita da boa qualidade do ar e de luz solar.

Solução temos, desde que se atenta as Normas vigentes.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Particular - há 3 anos

R: Sim, neste caso nada impediaria, mas deve-se saber se o zoneamento permitiria tal atividade comercial;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.