Para construir cobertura de garagem é necessário alvará da prefeitura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

ECO Construções
Eco Construções (Manaus, Amazonas) Eco Construções - há 7 anos

Prezado Sr. Valdir

Recomendamos um profissional para execução da cobertura de sua garagem, consideramos aspectos relevantes segundo procedimentos de segurança, despesas desnecessárias entre outras.

Se sua residência estiver localizada em condomínio é necessário todo tramite legal, além do aval do sindico. Nem todos os projetos precisam de autorização da prefeitura.

O alvará é exigido para obras novas ou reformas com aumento de área (sua ampliação enquadra-se), é dispensado no caso de pequenas reformas que não alteram a característica do imóvel, como: pinturas, pequenos consertos em tomadas, registro, etc. Todo serviço possui determinado tipo de alvará ou certificado, os órgãos municipais oferecem uma lista de documentos para aprovação e regularização de projetos.

Conforme legislação urbanística local, respeitando as normas técnicas, somente um profissional habilitado Arquiteto ou Engenheiro com apresentação do projeto assume a responsabilidade sobre a obra – ART, sem regularização e aprovação, você pode receber multa e sua obra ser embargada, ou seja, impedida de continuar até regularização.

O barato sai caro! Valorize seu investimento, Solicite Orçamento pelo Habitissimo!

Responder
Falcão Serviços de Engenharia Ltda.
Particular - há 7 anos

Realmente é uma prática muito comum fazer qualquer obra por mais simples que seja sem o registros nos órgãos competentes da categoria, e sempre acham desnecessário pagar o custo de um alvará, pois a fiscalização não dá conta de inúmeras visitas, até surgir uma denúncia.

Após uma autuação de infração terá uma multa e possível paralisação de sua obra, fora que é muito mais caro regularizar.

Por isso meu nobre solicite um alvará!

Particular - há 7 anos

Geralmente poucas pessoas pedem a licença, por ser algo rapido e simples, é muito dificil que tenha algum tipo de visita de fiscalização, mas o correto seria pedir o alvará, com um projeto de ampliação; A disposição; ScalaTécnica