Como diminuir o calor (efeito estufa) gerado pela cobertura da telha de policarbonato?

Como diminuir o calor (efeito estufa) gerado pela cobertura da telha de policarbonato? Já aumentei a altura conforme orientada não adiantou. Agora sugeriram trocar por telha reflexiva ou colocar exaustor que seria muito mais barato. Porém como já gastei muito, estou insegura no que fazer.

Como diminuir o calor (efeito estufa) gerado pela cobertura da telha de policarbonato?

Como diminuir o calor (efeito estufa) gerado pela cobertura da telha de policarbonato? Já aumentei a altura conforme orientada não adiantou. Agora sugeriram trocar por telha reflexiva ou colocar exaustor que seria muito mais barato. Porém como já gastei muito, estou insegura no que fazer.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Jefferson Melgaço
Melgaço Piscinas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Melgaço Piscinas - há 2 anos

Com certeza a exaustão forçada seria a opção com o melhor custo benefício, o correto seria fazer em modo que o ar circule pelo espaço, colocando saídas de ar com exaustão forçada nos pontos mais altos da cobertura , porque o ar quente tende a subir, deixando entradas de ar nos pontos mais baixos e opostos as saída fazendo com que o ar frio entre pela parte baixa, a medida que o ar quente sai pela parte alta. Existe outra forma, como por exemplo refazer a inteira cobertura com partes elevadas deixando passagem de ar entre elas criando o que chamamos de efeito venturi , mas acredito que fique bem mais caro

3 fotos
Responder
Ricardo Barbosa de Souza
Icania Serviços (Caraguatatuba, São Paulo) Icania Serviços - há 2 anos

Olhando sua foto , tive essa ideia ...a cada questão sempre há solução , basta olhar com novos olhos...

Se instalar uma tubulação de água , acompanhando a estrutura de quadros , com sistema de repuxo eólico , ou motor elétrico , e uma caixa d'água com sistema de resfriamento por indução , ...

Fará um leve resfriamento ,

Por consequência , se tiver um espaço a dedicar a uma cascata decorativa , terá um auxílio no resfriamento e um lindo adereço ....

Responder
Particular - há 5 anos

R: Já tem policarbonato com retenção de UV, mas se colocar um sombrite a uns 50 cm do policarbonato ajuda bastante...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Sergio Rabay
Sergio Rabay Studio (Jambeiro, São Paulo) Sergio Rabay Studio - há 5 anos

Boa tarde Rita! O policarbonato tem a propriedade de permitir a passagem de mais de 90% da radiação solar, em especial a infravermelha que traz o calor e aquece tudo onde atinge. Para cortar essa radiação e atenuar o problema sem desmontar toda sua cobertura a solução seria aplicar uma pelicula automotiva transparente com essa finalidade. A solução correta seria trocar o policarbonato por vidro laminado da Linha Habitat da CEBRACE. Depois de adotar uma destas soluções o exaustor mais um insuflador de ar conseguiriam manter o ambiente numa temperatura agradavel. Infelizmente o custo vai ser quase tão alto quanto o que vc já gastou. Outra solução mascque compromete a iluminação seria estender uma manta tipo Sombrite (parecida com uma rede fina) sobre a cobertura, como nas estufas de plantas. Ficamos à disposição para atende-la em qualquer outra duvida. Bom final de semana!