Colocação de piso sobre ardósia antiga é possível?

Olá, por gentileza vcs poderiam me dar algumas idéias de soluções para cobrir um piso de ardósia? Trata-se de um piso com pedras de ardósia (não lajotas) que foi instalado em minha casa há cerca de 30 anos. Cansei do verde! Gostaria de clarear os ambientes, porém retirar todo o revestimento é inviável, as pedras são bem grossas. Tinha ponderado sobre piso vinílico, mas li alguns técnicos falando que pode descolar com o tempo, mesmo usando o tal nivelante (tarkomassa)...tb não sei se é verdade! Mas vinílico é algo que cabe no meu bolso e acho bonito.

Agradeço desde já qq idéia!

Colocação de piso sobre ardósia antiga é possível?

Olá, por gentileza vcs poderiam me dar algumas idéias de soluções para cobrir um piso de ardósia? Trata-se de um piso com pedras de ardósia (não lajotas) que foi instalado em minha casa há cerca de 30 anos. Cansei do verde! Gostaria de clarear os ambientes, porém retirar todo o revestimento é inviável, as pedras são bem grossas. Tinha ponderado sobre piso vinílico, mas li alguns técnicos falando que pode descolar com o tempo, mesmo usando o tal nivelante (tarkomassa)...tb não sei se é verdade! Mas vinílico é algo que cabe no meu bolso e acho bonito.

Agradeço desde já qq idéia!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 3
Fernando Silveira
Particular - há 6 anos

Sim é possível desde que se respeite algumas etapas que devem ser feitas.

1- retirar toda resina ou qualquer tipo de cera que possa ter, quaisquer resíduos de será estragará todo o trabalho.

2- limpe com removedor de cera, e cuidado com o vapor ele é toxico e pode explodir se próximo ao fogo.

3- com uma marreta e um cinzel picote a superfície da ardósia com minimo de 15 furos a cada 50 cm². Isso tem que ser feito!

4- para colocar o piso use, a argamassa correta, ela dependerá de alguns fatores, entre eles, o tipo de piso que se pretende por. Use também um produto chamado RODOPAS misturado com a argamassa , é uma espécie de cola branca diluída, as proporções estão no rótulo do produto.

5- Assente o piso com um profissional que vá aceitar essas informações, não deixe ele se sentir ofendido.

6- posteriormente use o rejunte adequado ao tipo de piso que sera colocado. Abraço e boa obra!

A propósito só estou respondendo esta pergunta, por que estou cobrindo uma área aqui em casa (meu quarto) com piso sobre ardósia, e a quatro anos atras fiz minha sala deste modo e ela está perfeita.

Fernando Silveira

Josias Machado
Particular - há 7 anos

Gente, tem que ser mais prático.

Estou com o mesmo problema e vou colocar o vinilico colado por cima.

Quanto tempo vai durar ?

Imprevisível.

E se soltar ?

Refaz aquele pedaço.

Para mim se durar 5 anos já está ótimo e me evita o transtorno de quebrar tudo, remover um enorme entulho, refazer contra-piso, e bla,bla,bla.....

Em outro local, coloquei piso porcelanato sobre a ardósia e está lá perfeito a quase 4 anos. Nothing Happen!

Joao White
Particular - há 6 anos

ola pessoal, sejamos praticos e coerentes,profissionais,, a ardosia tem que esta firme, e nao esqueçaoq ela e fria, tem lavar com cloro e se possivel produto p remover ceras e impuresas,,, outra coisa e vc usar sua maquina, mao esqueçao de usar oculos protetor e mascara, e risuqe o piso todo,, vai aderirir sua ceramica sem problemas algum,,, use argamassa ac3 quartszolite piso sobre piso ou eimar,, vc nao tera problemas,,

Dermival da Conceição
Rmr. Reformas E Manutenção Residencial (Itapevi, São Paulo) Rmr. Reformas E Manutenção Residencial - há 7 anos

não recomendo a ardósia antigas ela não tem um nível apropriada porque o piso não vai ter um acabamento perfeito ,compromete o alinhamento e o nível do piso. o melhor é retirar e acertar o contra piso..

Responder
Vital
Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 7 anos

Ana Christ,

A colocação sobre o piso existente é possível sim, mas sua preparação é mais complexa, devendo se tomar os seguintes cuidados:

a) o piso existente deve estar bem firme e sem infiltração;

b) a superfície da ardósia deverá estar bem limpa e aderente para execução de uma base de regularização bem impermeabilizada;

Este trabalho exige um profissional cuidadoso e paciente para que o resultado final não seja desastroso (piso desnivelado, solto). Por isso, a maioria dos profissionais vai sugerir e preferir a demolição do piso existente.

Espero ter ajudado.

Responder
Elson R. Custódio
E.r.c. Pinturas E Reformas/ S.o.s.residencias (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) E.r.c. Pinturas E Reformas/ S.o.s.residencias - há 7 anos

bOA NOITE,sRª aNA!

É perfeitamente possível,DESTE que se observem OS PROCEDIMENTOS CORRETOS! P tirar maior dúvidas,terei o maior prazer em atende-lo,

Atenciosamente,

Elson Custódio,da E.R.C, Pinturas e Reformas e S.O.S. Residências.

TRABALHANDO SOLUÇÕES!!!

Responder
Marinoel Leal de Almeida

Bom dia, é possível colocar piso de madeira que confere maior valor agregado à sua casa. Na opção por piso pode ser sim, remontado piso sobre piso. Nessa possibilidade deve ser avaliado a fixação do piso atual para confirmar sua resistência e dureza. Deve-se levar em consideração ainda, na sobreposição dos pisos, a recolocação das portas que devem ser cortadas na base bem como manter o mesmo nivelamento do piso nas áreas onde não haverá qualquer mudança.

Responder
Tiago Rodrigues
Grupo Trc Reformas E Contruções (Belo Horizonte, Minas Gerais) Grupo Trc Reformas E Contruções - há 7 anos

Olá primeiro vc verifique se o piso está bem assentado e nivelado e se não a algum resíduo de ceiar pois se tiver tem que ser retirado se não a argamassa não cola. Tem que ser usado argamassa AC3 piso sobre piso ok.

Responder
Ademilson
Particular - há 7 anos

Bom dia precisa verificar como foi assentada os pisos d ardósia primeira coisa ver se esta bem assentada depois verificar se esta nivelado com uma régua se estiver tudo ok pode assentar o piso frio q vc quiser

Gilberto  Ferreira Vilas Boas
Particular - há 7 anos

Olá Ana bom dia, é possível sim, devemos verificar as ardósia e realizar um tratamento, sobre elas, depois desse procedimento, poderemos fazer o assentamento de qualquer tipo de revestimento..... Devemos fazer um lixamento para termos uma boa aderência da argamassa sobre os pisos de ardósia.

Paulo Roberto
Maipva Elétrica E Hidráulica Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Maipva Elétrica E Hidráulica Ltda - há 7 anos

Bom dia Sra. Ana Crist!

Eu concordo plenamente com o Sr. José Aparecido da Silva, mostrou - ser um bom profissional pois, piso comum já causa muitos problemas imagine sobre ardósia. Por ser antiga não havia argamassa cimenticola com fartura como tem hoje certo? então era colocada com nata de cimento o que da uma resistência muito grande o piso fica bem seguro então o melhor e mais bonito é retirar fazer um novo contra piso e coloque o piso que a Sra. quiser 40 X 40, 60 X 60, 80 X 80 fica muito bom e mais barato.

Responder
Anderson Amaral
Wjp Soluções Em Engenharia (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Wjp Soluções Em Engenharia - há 7 anos

Sim é possível, porem a base da ardósia deve estar muito bem aderente,,,, e se for realmente optar pela manta vinilica,, se faz necessário a base auto nivelante,,,, e posteriormente vc opta pela manta de auto-tráfego 4mm, e não terá problemas,,,, podendo ainda utilizar de mais cores, deixando um ambiente mais salubre e harmônico.

Responder
Júlio Sérgio
Future Pisos E Revestimentos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Future Pisos E Revestimentos - há 7 anos

Ola

Colocar cerâmica sobre ardosia não tem problema se tomar alguns cuidados e ter algumas observações como por exemplo:

Ver se tem pedra solta ou fofa e retirar, se tiver sido aplicado resina na ardosia deve ser usado argamassa piso-sobre-piso, se não tiver resina pode ser usado argamassa para porcelanato e bianco,

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região