Posso colocar luminária direto na laje?

Tenho 2 pontos que não tem caixa de energia aberta, somente o fio saindo da laje (no apartamento). Como coloco as luminárias sem precisar abrir um buraco no teto?

Posso colocar luminária direto na laje?

Tenho 2 pontos que não tem caixa de energia aberta, somente o fio saindo da laje (no apartamento). Como coloco as luminárias sem precisar abrir um buraco no teto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 4
Agostinho Graça
AMG Arquitetura e Construção (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) AMG Arquitetura e Construção - há 7 dias

Oi Elaine bom dia.

Normalmente durante a construção da edificação usamos nas lajes uma caixa de passagem no teto, sendo este no meio de cada ambiente (quando esse ambiente é grande, mais de um até), por onde sai o fio (vindo de um conduíte ou eletroduto), porém em alguns casos após a construção do imóvel é comum o morador desejar alterar o local de instalação da luminária (sem usar forro de gesso), por exemplo quando se deseja alinhar um pendente sobre uma mesa de jantar, nesses casos acaba se usando um fio do tipo Plastichumbo*, sem a tal caixa de passagem embutida na laje.

A grande questão é que quando se usa um fio diretamente no emboço (sem conduíte ou algo que deixe ele solto) ele fica preso e em alguma necessidade de alteração da fiação o eletricista terá que achar aquela caixa original que a construtora deixou e por onde o fio passa antes de sair no novo local.

Algumas situações que precisamos achar a tal caixa:

1 Quando o fio foi passado errado ou está danificado.

2 Quando alteramos o interruptor de local.

3 Qual acrescentamos mais interruptores em outros locais para ascender a mesma luminária (interruptor three way ou four way)

Instalação da luminária:

4 Verifique se a luminária é de embutir (gesso) ou de sobrepor (gesso ou laje) para entender como é feito a sua instalação.

*Fio fabricado para instalações fixas que tenham contato com superfícies expostas e úmidas.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas

Att

Agostinho

AMG arquitetura e construção

Responder
ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Onde sei o fio certamente tem uma caixa de passagem que esta encoberto por forro de gesso...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 11 dias

Olá Elaine,

Acredito que neste caso o fio não está saindo pela laje, mas sim por um forro de gesso.

Não dá para saber como está a instalação acima do forro do gesso e o seu espaço entre forro (distância entra a laje e o forro).

Existem luminárias que podem ser instaladas/fixadas no forro (vai depender do peso) e luminárias que são embutidas no forro (existe um sistema de fixação que o corpo da luminária ocupa todo o furo no forro).

Precisa verificar que tipo de luminária você quer instalar.

Para mais detalhes seria melhor solicitar que um eletricista verificasse a sua instalação, ele terá condições de avaliar os melhores meios de fixação e os materiais mais adequados.

obs: vou colocar abaixo uma foto de luminária embutida.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.