Como faço para mudar o padrão de luz e água?

Eu gostaria de saber se é possível eu ter um padrão de energia e de Água Novos sem ter que mexer neste velho. Em meu terreno há quatro casas da onde são utilizadas a mesma energia e a mesma água, portanto eu quero individualizar. Ou seja, eu quero um padrão de energia novo e de água só para mim, gostaria de saber se é possível sem ter que mexer em nada no que está nas fotos. Detalhe, esse conduíte amarelo é o cabo de energia que vai para minha casa, pois reformei ela, troquei toda a fiação e o mesmo só coloquei fios novos para entrada do disjuntor quadro de distribuição principal, portanto esses fios são da minha casa.

Como faço para mudar o padrão de luz e água?

Eu gostaria de saber se é possível eu ter um padrão de energia e de Água Novos sem ter que mexer neste velho. Em meu terreno há quatro casas da onde são utilizadas a mesma energia e a mesma água, portanto eu quero individualizar. Ou seja, eu quero um padrão de energia novo e de água só para mim, gostaria de saber se é possível sem ter que mexer em nada no que está nas fotos. Detalhe, esse conduíte amarelo é o cabo de energia que vai para minha casa, pois reformei ela, troquei toda a fiação e o mesmo só coloquei fios novos para entrada do disjuntor quadro de distribuição principal, portanto esses fios são da minha casa.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 4
Alexandre Adriano Teixeira
Mqf - Marido Que Faz! (Sorocaba, São Paulo) Mqf - Marido Que Faz! - há 1 año

Olá!

Infelizmente não!

Cada Estado/Cidade possui seus próprios padrões e cada operadora também, ou seja, para se individualizar os padrões de água (cavalete) e eletricidade, há a necessidade de requerer alteração dos padrões e a substituição dos mesmos de acordo com as regras de sua cidade.

Dependendo da situação e da cidade, para substituição ou alteração de padrão elétrico, ainda há a necessidade de projeto de um engenheiro eletricista ou eletrotécnico, desde que não ultrapasse as limitações da licença.

De qualquer forma, haverá a necessidade de uma intervenção técnica em que não será possível aproveitar a estrutura existente.

De qualquer forma, se precisar de uma consultoria ou tirar dúvidas, por favor, conte conosco.

Responder
William Lopes Araújo
Excelência Construção E Reforma (Itapecerica da Serra, São Paulo) Excelência Construção E Reforma - há 1 año

Bom dia Fábio, não é possível, vc terá q fazer mudanças, trocar essa entrada de 1 medidor, para uma entrada de 4 medidores, de comum acordo, com os demais moradores do quintal, conforme padrão da concessionária, da mesma forma com a entrada da água, espero ter ajudado, a disposição.

Responder
Augusto - 2a Solar e Elétrica

Olá para conseguir individualizar é necessário solicitar a concessionária e obrigatoriamente todos terão que faz a alteração. O relógio é por conta da concessionária mas a mudança de padrão é por conta do cliente... Então é uma obra de padrão de entrada, a mesma coisa com a água, troca o relógio mas precisa fazer obra de reestruturação.

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 1 año

Olá Fábio,

Vou tratar sobre o processo de individualização de medição de energia elétrica.

A concessionária de energia elétrica define as condições para integração com sua rede elétrica.

Vou usar como exemplo a ENEL SP, ela define em guias práticos todas as necessidades de materiais que um centro de medição coletiva para até 4 medidores e com potência instalada total de até 20.000W precisa ter, assim, o próprio dono do imóvel ou eletricista responsável pode seguir isso, sem precisar apresentar e aprovar projeto.

Recomendo que solicite a um eletricista que avalie a sua instalação, ele terá condições de apontar as necessidades de infraestrutura necessárias para isso.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região