Posso por porcelanato sem remover o piso antigo?

Gostaria de saber o que seria melhor, colocar porcelanato por cima dos revestimentos atuais ou retirar todo o revestimento antigo antes de fazer a nova instalação? O banheiro e a cozinha do meu apartamento já vieram com pisos e azulejos fornecidos pela construtora, porém não gostei.

Posso por porcelanato sem remover o piso antigo?

Gostaria de saber o que seria melhor, colocar porcelanato por cima dos revestimentos atuais ou retirar todo o revestimento antigo antes de fazer a nova instalação? O banheiro e a cozinha do meu apartamento já vieram com pisos e azulejos fornecidos pela construtora, porém não gostei.

50968-banheiro-projeto-diversos-paula-ines-sizinando-viva-de
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

32 Respostas

Respostas úteis 10
Agnes Botaccini
Agnes Botaccini - Arquitetura (São Caetano do Sul, São Paulo) Agnes Botaccini - Arquitetura - há 4 anos

Para a instalação de piso sobre piso, deve-se levar em consideração (fazer uma análise buscando as informações técnicas da execução) se você está em uma casa ou apartamento.

Se for casa, se é no andar superior ou no térreo.

Isso porque a laje de piso foi executada para suportar uma carga determinada e não podemos sobrecarregá-la no caso de andar superior de uma residencia ou de uma apartamento.

Se for no térreo da residencia ou apartamento onde a laje suportaria a sobrecarga, então, pode ser feito com argamassa especial de piso sobre piso observando-se atentamente se o piso antigo está nivelado. As portas poderão ter que ser ajustadas, os rodapés devem ser tocados e se houver tomadas de piso, readequadas.

Muitas vezes o custo benefício de não ter que retirar o piso antigo não é tão compensador como se pensa.

Eu recomendo essa prática somente em áreas pequenas e sem grande comprometimento com a estética, caso contrário o barato pode sair caro.

Você deve lembrar que, para a troca de pisos em apartamentos é necessário que um arquiteto emita uma RRT (registro de responsabilidade técnica) e elabore um memorial descritivo dos trabalhos e técnicas utilizadas para que você entregue no se condomínio.

atenciosamente

Agnes Botaccini - arquiteta responsável pela BM consultoria e arquitetura

Silvânia
Particular - há 1 año

Olá bom dia gostaria de saber este porcelanato se eu posso coloca cima do outro porcelanato e com brilho fino biacogres. Eu compre paguei caro e esta riscado embaça não gostei ..

Adilson Costa
Adilson Costa
Particular - há 2 anos

Olá Sabrina, hoje temos o porcelanato líquido que podem ser aplicado sobre o piso existente, sem quebra quebra, entulhos e sujeiras de obra.

Ele fica totalmente nivelado, com brilho, sem rejuntes e higiênico facilitando a sua limpeza.

Gilberto Nogueira
Porcellanato & Cia (Jundiaí, São Paulo) Porcellanato & Cia - há 3 anos

Boa tarde!

Sou especialista em revestimentos.

Sobrepor vale à pena quando o imóvel é alugado, em comércio, ou quando o imóvel é habitado e quando se tem muita pressa.

Caso contrário, pensando em qualidade, durabilidade e custo benefício o ideal é extrair e fazer novo.

Att, Porcelanato&Cia

Luiz Frederico L. R. Normand

Se você pretende instalar outro piso frio, tipo porcelanato ou azulejo, o melhor é retirar o piso anterior. Agora se pretende instalar um piso vinifico (existem muitas opções boas hoje em dia) não precisa retirar o piso anterior. A instalação pode ser por cima do piso antigo. Essa seria uma boa opção de custo-beneficio.

Sugiro que peça uma avaliação de um profissional especializado (arquiteto ou designer de interiores). Erros cometidos nessa etapa podem lhe custar 2 ou 3 vezes mais depois para arrumar.

Atenciosamente, Lnormand.Interiores

Osmir Laranjeiras
Particular - há 1 año

Inseguro, parece que o debate piso sobre piso não tem vencedor, agora fiquei ainda mais inseguro, tirar ou não tirar o piso existente. Tem algum risco deixar piso antigo e colocar um novo(piso sobre piso) para o prédio de apartamentos?

Engenheiro Weslei
Particular - há 3 meses

O risco para apartamentos é somente a sobrecarga que vai ultrapassar a que foi calculada para aquela estrutura, mas se não pensarmos nisso pode ser colocado com uma argamassa colante aclll, ela é mais resistente e ajudará na resistência do piso que colocar e é importante verificar se há a necessidade de se retirar alguma cerâmica que esteja oca.

Geanne
Particular - há 2 anos

Moro no 2º andar de um edifício com mais de 30 anos de construção. Gostaria de trocar o piso cerâmico pois alguns estão soltos. Nesse caso, qual a melhor solução? A retirada de todo o piso ou o piso sobre piso. Vou colocar piso cerâmico 60x60. Me foi exigido o ART pelo condomìnio. É obrigatória a autorização?

Ed Carlos Silva
Effective Pinturas E Porcelanato Líquido (Ribeirão Preto, São Paulo) Effective Pinturas E Porcelanato Líquido - há 2 anos

Vai de porcelanato liquido que não tem erro. Custo benefício não tem melhor. Qualquer dúvida estou a disposição!

Elizabeth Quintella
Elizabeth Quintella Arquitetura & Design (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Elizabeth Quintella Arquitetura & Design - há 2 anos

Olá, sempre indico retirar o piso existente, é melhor. Pouca obra e em dias retira e coloca o novo.Seria maquear não retirar e isto com o tempo, poderá ser problema. O rodapé , soleiras, portas quase sempre terá que ser removido.Assim quebrar é o de menos.Retire é melhor.

Maria Do  Carmo
Particular - há 2 anos

Fiz uma perguntagostaria receber a resposta.

Adilson Costa
Adilson Costa
Particular - há 2 anos

Olá Maria do Carmo,

Sim esta correto desde que na retirada do piso existente o contra piso não esteja muito irregular

Maria Do  Carmo
Particular - há 2 anos

Tinha a cerâmica que foi toda removida ,preciso fazer o contra piso ou colocar so com a argamassa ?

Arnaldo Agis
Agis. Construções Ltda (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Agis. Construções Ltda - há 3 anos

BOA NOITE CAMILA, VC PODE SIM ASSENTAR TEU PORCELANATO REVESTINDO O ANTIGO. C/ ARGAMASSA PISO S/ PISO PORCELANATO VC ECONOMIZA TEMPO QUEBRA, QUEBRA E DINHEIRO. ABÇ.

4 fotos
Tati
Particular - há 3 anos

Boa tarde. não gostei dos revestimentos da cozinha e banheiro do meu apto. Gostaria de saber se: para trocá-los preciso tirar tudo? Isso precisa de ART e contratar uma engenharia? Se colocar por cima ficará Muito alto? Uma opção para os azulejos seriam pastilhas?

4 fotos
Élida Lacerda
Élida Lacerda
Particular - há 4 anos

Ultimamente a opção de piso sobre piso tem sido melhor no que diz respeito a custo e benefício porém, é preciso tomar cuidado com essa prática. Aconselho a verificar se o piso e azulejo colocados pela construtora, foram bem instalados, para isso é importante consultar um profissional da área. Isso vai evitar que você tenha prejuízos futuros, pois se o azulejo existente não foi bem instalado, pode soltar com o tempo e o novo revestimento vai sair junto. Com relação a beleza e alinhamento, vai depender de como o piso existente está instalado também.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.