Paulo Cezar Ribeiro Santos
Colocar um piso sem contra-piso

Uma cliente quer colocar um piso direto na laje, sem contra-piso. Poderá dar problemas?

Colocar um piso sem contra-piso

Uma cliente quer colocar um piso direto na laje, sem contra-piso. Poderá dar problemas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Litre
Particular - há 10 dias

Eu tenho um espaço de 1,2x0.9 que devido ao caimento/nível para o ralo não pode receber contrapiso. Comprei um piso de espessura de 1cm. Tenho apenas 2,4cm. Como é um espaço pequeno, posso fazer um "contrapiso" de cimento cola AC III?

Obrigado

Litre
Particular - há 10 dias

Eu tenho um espaço de 1,2x0.9 que devido ao caimento/nível para o ralo não pode receber contrapiso. Comprei um piso de espessura de 1cm. Tenho apenas 2,4cm. Posso fazer um contrapiso de cimento cola AC III com parte desses 2,4cm e aplicar o piso direto?

Obrigado

Alex Aguiar
Construtec (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construtec - há 5 anos

Não tem como te dar uma resposta com essas especificações, pois não tem a medida da laje, ex. Laje 1 m por 1 m difícil ter desnível, daria para colocar o normalmente. Não sabemos tipo de laje, lajes comuns tem muito desnível, mas pré fabricado não. Como as pessoas podem falar em impermeabilização se não sabem se o piso recebe água de alguma forma ou seja todos os trabalhos só podem ter uma solução se fizermos as perguntas certas para atender as nescecidades do cliente com o menor custo possível.

Alessandro / Dyana
Real Reformas Em Grande Estilo (Itaboraí, Rio de Janeiro) Real Reformas Em Grande Estilo - há 5 anos

Sem dúvidas há necessidade de aplicação de contrapiso! A laje normalmente não tem a superfície totalmente nivelada, por isso, caso você coloque o piso desta forma sem dúvidas terá um gasto excessivo de argamassa e terá grande chance de não obter o acabamento desejado.

Cele
Particular - há 5 anos

Boa tarde! por favor uma orientação, se alguém puder me ajudar.

Meu apartamento é térreo, instalei piso flutuante, vinílico, tipo click, e não fiz contra piso, ficou bom o piso. Ainda não foi instalado o rodapé.

Assim pergunto se há algum produto impermeabilizante de fácil aplicação, pois me ocorreu de retirar o piso e impermeabilizar antes de instalar o rodapé. Um reforço para a umidade, já que o apartamento é térreo.

Alguém teria alguma sugestão?

Marcele

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 5 anos

Eu não arriscaria fazer um piso direto na laje. Os contrapisos foram criados justamente para ajustarem as tensões e movimentos provocados pela dilatação, frio, calor, recalque de obra, (movimento da construção se ajustando ao terreno) . Caso não fossem necessários, ninguém fazia. Se foram criados é porque servem para alguma coisa. Não estão lá de "gaiato". São necessários e úteis.

Jose Aparecido Gonçalves
Construemp – Construções e Empreiteira Gonçalves Arantes Eirelli (Hortolândia, São Paulo) Construemp – Construções e Empreiteira Gonçalves Arantes Eirelli - há 5 anos

As veses o barato pode sair caro e trazer muita dor de cabeça no futuro.Por isso é necessário pensar muito bem antes de tomar essa decisão. MAS, Se for piso laminado não há necessidade de fazer um contrapiso. Basta fazer uma limpeza e regularização de buracos e retirada de grumos (restos de argamassa). Isto porque antes dos profissionais irem instalar o piso eles vão aplicar uma camada de amortecimento (tipo de um tapete de poliestireno).

Agora, se você for instalar qualquer outro tipos de piso, é aconselhável e indispensável fazer um contrapiso. Além de ser mais seguro, o acabamento fica melhor devido ao nivelamento feito no contrapiso. Dê uma olhada nos modelos de laminados:

Odair Lopes
Equipe Construções (Osasco, São Paulo) Equipe Construções - há 6 anos

sim pode gerar problemas ,porque lajes geralmente nao sao 100% niveladas, podendo a argamassa ficar muito grossa em alguns pontos, por isso ha a necessidade de se fazer um contra piso bem nivelado, outro detalhe se a laje nao for coberta tem que usar argamassa externa para assentamento de ceramica.

Valdenir Silverio Oliveira
Uma Benção Construção (Piracicaba, São Paulo) Uma Benção Construção - há 6 anos

sem contrapiso o acabamento fica ruim corre o risco de ficar despontado e de quebrar na hora de acentar se for porcelanato o risco e ainda maior você gasta menos pra fazer o contrapiso do que com o material que corre o risco de perder

Jb Recursos Humanos
Jb Recursos Humanos
Particular - há 6 anos

Vai depender do piso que seu cliente deseja colocar, caso seja um revestimento cerâmico (porcelanato, cerâmicas) o ideal e ter um contra-piso, mas há possibilidade de ser colocado um piso em madeira sobre a manta o conhecido como piso flutuante o que não seria preciso uma regularização do piso.

Nivaldo Lima Pereira
Nivaxsoluçõescivil (Carapicuíba, São Paulo) Nivaxsoluçõescivil - há 6 anos

Primeira coisa a ser vista companheiro da construções Comodo vc. descreve que é em uma laje se for externa,com certeza tem q fazer o contra piso pois antes temos q fazer uma impermeabilização e depois o contra piso livelado para obter a caída do lado certo do piso,orienti seu cliente sobre esse detalhe mesmo sendo interno eu aconselho a fazer uma impermeabilização assim como nos apartamentos,lamento meus companheiros de não ter lhe orientado nesse detalhe principal q poderia trazer problemas futuramente ao cliente.

GRUPO AMPLIAR Soluções Inteligentes para a sua Obra

Prezado Paulo,

Com certeza dará problema a menos que a laje tenha sido executada com polimento para acabar com as irregularidades.

O custo de argamassa de assentamento será muito maior do que o valor de material a ser utilizado para regularizar a camada lembrando que a argamassa serve par assentar a cerâmica e não para corrigir iregularidades dos pisos.

Oriente seu cliente a executar o contrapiso para obter o assentamento correto do material.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de construção cômodos na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.