Como saber se a lage irá aguentar a construção de uma parede no banheiro do segundo andar?

Bom dia! Tenho um banheiro muito grande no segundo andar. Não tenho agora a metragem mas posso enviar depois. Dá mais ou menos quatro passos largos e meio de comprimento e largura. Resolvi dividir o banheiro ao meio para fazer um closet. Tá ficando legal mas estou com medo da laje cair. No meio do banheiro não tem coluna/viga. Mas a divisão foi feita com parede de gesso. A parede de gesso e grossinha e levará cerâmica ao lado que fica para o banheiro e prateleiras de gesso do chão ao teto ao lado que dá para o closet. Minha laje pode cair? Fiz de gesso pois achei mais leve, estou correta?

Como saber se a lage irá aguentar a construção de uma parede no banheiro do segundo andar?

Bom dia! Tenho um banheiro muito grande no segundo andar. Não tenho agora a metragem mas posso enviar depois. Dá mais ou menos quatro passos largos e meio de comprimento e largura. Resolvi dividir o banheiro ao meio para fazer um closet. Tá ficando legal mas estou com medo da laje cair. No meio do banheiro não tem coluna/viga. Mas a divisão foi feita com parede de gesso. A parede de gesso e grossinha e levará cerâmica ao lado que fica para o banheiro e prateleiras de gesso do chão ao teto ao lado que dá para o closet. Minha laje pode cair? Fiz de gesso pois achei mais leve, estou correta?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

D'olieze Engenharia
D'olieze Construções E Serviços (Cariacica, Espírito Santo) D'olieze Construções E Serviços - há 7 anos

Boa noite! Alexandra.

Você está correta, a sua parede de gesso foi construída de forma adequada, sendo que, quando a laje não estiver devidamente preparada para receber uma capacidade peso deve-se colocar ou construir com objetos mais leves, para que não haja danos físicos nem materiais, mas recomendo qualquer que seja a avaliação estrutural procure por um engenheiro, espero ter contribuído de alguma forma.

Responder
Marcelo Gomes Correa
Construtora Móveis e Imóveis (Serra, Espírito Santo) Construtora Móveis e Imóveis - há 7 anos

Boa mesmo sendo de Gesso sua parede precisa ser analisada por um técnico ,pois se o posissionamento das vigotas podem está no msm sentido da parede ocasionando uma sobrecarga no piso e posteriormente uma rachadura, fique atenta a uma trinca na parte superior da parede de Gesso esta seria um sinal de problemas de sobrecarga na laje .

Responder
Particular - há 7 anos

O uso do dry-wall é o mais adequado mesmo, pois é mais leve e não descarrega muita carga sobre a laje; Precisa saber o peso e a distribuição da carga que será feita para poder dar um parecer; Se precisar de uma visita técnica podemos auxiliar, ou mesmo um laudo; A disposição; ScalaTécnica

Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Bom dia Alexandra,

Você fez o correto em adotar a parede de gesso.

Se sua laje for do tipo maciça, dificilmente você terá algum problema.

Caso seja do tipo pré-laje, ou seja, composta por vigotas, pode haver algum problema se a parede estiver na direção da vigota da laje. Mas não acredito em colapso. Porém não dá para garantir. O melhor é você contratar uma visita técnica de um engenheiro para ficar mais tranquila.

Atte,

Ricardo Carvalho

Strucon engenharia