O que fazer quando aparecem trincas nas paredes?

Minha casa foi construída a 50 anos. E os cantos das paredes não foram feitas as colunas. Não tem ferragens. A casa só tem um pavimento e é de laje. Agora está aparecendo trincas nas paredes. O que devo fazer?

Nilza Moreira
Nilza Moreira perguntou sobre
Reformas Imóveis
Há 2 meses

O que fazer quando aparecem trincas nas paredes?

Minha casa foi construída a 50 anos. E os cantos das paredes não foram feitas as colunas. Não tem ferragens. A casa só tem um pavimento e é de laje. Agora está aparecendo trincas nas paredes. O que devo fazer?

15 Respostas

Respostas úteis 5
Beny Pereira
Beny Pereira respondeu... Fiber Conn Soluções Tecnológicas (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Fiber Conn Soluções Tecnológicas - há 2 meses

Nilza. É possível fazer a estrutura de colunas aproveitando as paredes existentes, porém é importante que haja um projeto de engenharia e a supervisão de um engenheiro civil durante a obra, e não apenas um pedreiro. Assim você terá a segurança de que o serviço será feito conforme o projeto, evitando risco de vida durante e depois da obra concluída.

Prejuízo material por uma obra mal dimensionada ou mal feita, você pode recuperar, mas a perda de vidas por desabamento não tem preço.

Edcarlos Santos
Edcarlos Santos replicou... Es Obras E Reformas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Es Obras E Reformas - há 2 meses

Nilza. Sou Eng. Civil. O seu caso fica mais fácil, rápido e seguro construir a fundação segundo o projeto de sondagem, após isso, ao invés de pilares de concreto armado, usar perfil metálico. Ficará um pouco mais caro, mas vc volta pra casa mais rápido e terá sua casa em pé por mais 200 anos.

Ueliton Oliveira Almeida Junior

NÃO É NECESSARIO A AJUDA DE UM ENGENHEIRO, UM BOM PROFISSIONAL COM EXPERIENCIA NA ÁREA SABE EXATAMENTE O QUE FAZER, VOU EXPLICAR PRA SENHORA COMO FOI FEITA A BASE ESTRUTURAL DA SUA CASA. CONFORME A SENHORA EXPLICA QUE SUA CASA NÃO TEM COLUNAS, PRESSUME-SE QUE ELA FOI FEITA EM CIMA DE UMA BASE QUE CHAMAMOS DE PEDRA DE MAO. O QUE SERIA? UM AMONTOADOS DE ROCHAS VARIADOS ENTRE 30 A 50 CM,QUE ERAM ARRUMADOS NO CHÃO,ONDE FARIA UMA BASE DA CASA. EM SUMA, DEIXO EM EVIDENCIAS QUE A SENHORA PRECISA ENTENDER , QUE A MESMA FISSURA QUE A SENHORA VER POR DENTRO, ELA TEM QUE ESTAR DO LADO DE FORA.(INTERNO E EXTERNO).COMPROVANDO ESTE FATO,SUA CASA REALMENTE PRECISA DE UM REPARO ESTRUTURAL. ESPERO TER AJUDADO.

Victor Hugo Soares Fonseca

Dona Nilza como de fato pela idade dessa edificação ela foi feita com a técnica do alicerce de pedra de mão.
Os tijolos asentado na base de pedra e a laje apoiada direto nas paredes devido a ausência de colunas e cintamento o peso da laje está sobre carregando as paredes por isso as rachaduras.
Infelizmente não posso especular mais sobre sua obra sem uma prévia avaliação. Tomara ter sido util obrigado.

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Casas antigas realmente eram feitas apenas com os tijolos sobrepostos, e com vibrações do solo nas redondesas é comum aparecer tais fissuras; O sistema mais pratico e barato seria fazer um reforço estrutural metálico, onde fará fundações independentes e a instalação de perfis metálicos dimensionados para o peso da estrutura; Solicite uma visita, faremos os estudos e calculos estruturais sem custo;

A disposição;
ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Marcelo Souza
Marcelo Souza respondeu... Particular - há 1 mês

Olá sra Nilza. Olha sua pergunta acarreta varias evidências. Condições do solo, condições de fundação, condições estruturais, condições sísmicas, condições vibratórias devido alguma via urbana bem próxima à sua casa, recalques disproporcionais devido não aver colonas e vigas baldrames e superiores e etc. Não se concegue distinguir resultados sem antes um profissional da engenharia fazer uma avaliação do seu imóvel e condições do solo. Seria muito importante a sra pedir a visita de um profissional pra avaliar a situação pois pode ser simples e também pode ser bem perigoso essas trincas. Lembrando que toda obra sofre um recalque. Por isso ao construir um imóvel deve-se consultar e pedir um projeto arquitetônico vistoriado e aprovado por um bom engenheiro para calculos de base, peso estrutural. Como ocorre um recalque? O nosso solo é bem flexível, quando chove o solo incha quando a água ocupa espaço enfiltrando-se para chegar ao lençol friático. Acontece assim: vc controi um imóvel, aí vem as condições climáticas, ao chover o solo incha e sobe um pouco mas a sua casa não sobe devido o peso, então quando para de chover o solo começa a filtrar a água para baixo e ele volta ao seu nivel baixo, então sua casa também desse acentando-se ao seu limite por causa do peso e ela escolhe um lado pra onde vai declinar. Isso é normal ok. Chamamos isso de recalque que também acontece no solos arenoso, solo com aterros, solo com sujeiras e etc. Ja as vibrações sísmicas acontecem sem que percebamos ok. Por exemplo: um caminhão ou mais carros pesados que passam próximos da sua casa, com um tempo os tremores de pequena escala vão provocar rachaduras nas paredes e alguns outros fatores. sua casa pode ter sido feita sobre pedras de mão ou também sobre uma base de concreto em forma de laje. Primeiro e feita uma base de laje inteira e depois constroe-se o imovel por cima com blocos ou tijolinhos macisso. Consulte um proficional de sua região, ele saberá o que se deve fazer. Boa sorte.

Calcular preço grátis ONLINE em um minuto e sem compromisso
Deixe sua resposta

Para escrever uma resposta você deve estar registrado. Não está permitido incluir telefones de contato, e-mails ou links externos nesta seção, dito conteúdo utilizado será moderado e eliminado.

Você é um profissional e quer encontrar novos clientes?

Entre em contato com pessoas no instante em que procuram na sua região por profissionais expertos na construção, reformas, instalações, mudanças, arquitetos, etc.

Cadastre-se grátis