Como avaliar se uma trinca/fissura em parede de um apto é grave?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 6
Kimberly Furtado
Kimberly Furtado- Engenheira (Santo André, São Paulo) Kimberly Furtado- Engenheira - há 3 anos

Flavio, tudo bem?

A existência de fissuras e trincas sempre devem ser tratadas com atenção, pois ainda que as mesmas não pareçam preocupantes, com o tempo, elas vão facilitando a entrada de agentes nocivos ao concreto e principalmente ao aço.

Recomendo a contratação de um engenheiro civil especialista em diagnósticos para correta avaliação dessa anomalia, para que ele possa te informar como fazer o tratamento, que, caso esteja no início, pode ser uma solução simples e rápida. Entretanto, caso ignore essa trinca, no futuro essa solução pode se tornar complicada e onerosa, muitas vezes necessitando inclusive de reforço estrutural.

Trincas são o aviso da estrutura de que algo não vai bem, contrate um engenheiro para avaliar antes que seja tarde!

Espero ter contribuído.

Atenciosamente

Eng. Kimberly Furtado

Responder
Lopes Andrade Engenharia
Lopes Andrade Engenharia (Recife, Pernambuco) Lopes Andrade Engenharia - há 3 anos

Olá Sr. Flávio!

Um boa forma de avaliar se a trinca ou fissura é grave: é observando os demais pavimentos. Essas fissuras são causadas por diversos fatores. A mais recorrente é a ausência de verga e contra vergas (elementos estruturais presentes na alvenaria que funcionam como pequenas vigas, ou seja, para dar sustentação horizontal à construção) em esquadrias (janelas e portas). No entanto, trincas podem estar associadas também a recalques diferenciais (uma parte da obra rebaixa mais que outra gerando esforços estruturais não previstos).

A forma mais adequada de avaliação deverá ser feita por um engenheiro civil, na qual exige uma observação mais precisa e técnica.

Esperamos ter ajudado.

Atenciosamente,

Lopes Andrade Engenharia.

Responder
Palves
Particular - há 3 anos

Sr Flávio

De fato, procure um engenheiro, em especial, aquêle que trata de estruturas, é como diz o ditado popular, "se tens uma dor de dente procure um dentista". Lidar com fissuras, trincas , etc, exige conhecimento e boa experiência na matéria, cuidados, vigilância, análise da estrutura, do cálculo estrutural, etc.

Procure um engenheiro do "ramo" e cuidado mais ainda com os pilares!!!!

P.Alves

Particular - há 3 anos

R: somente com uma visita técnica de um engenheiro especialista que avaliará a patologia da trinca para dar um laudo conclusivo

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.