Como calcular a área de fachada de um edifício?

Um edifício de 5 andares que possui uma lateral de mais ou menos 20m e a outra de 30 m. Ou seja área de 600m2. Como faço para calcular sua área de fachada caso queira por exemplo pintar essa fachada.Gostaria de saber o preço por metro quadrado. Seria os 600m2 vezes 5 pois são 5 andares? Cada andar têm em média 3m de altura ou seja o edifício deve ter mais ou menos 15 metros de altura mas 20 de uma face e 30 de outra face ? Como fazer esse cálculo?

Como calcular a área de fachada de um edifício?

Um edifício de 5 andares que possui uma lateral de mais ou menos 20m e a outra de 30 m. Ou seja área de 600m2. Como faço para calcular sua área de fachada caso queira por exemplo pintar essa fachada.Gostaria de saber o preço por metro quadrado. Seria os 600m2 vezes 5 pois são 5 andares? Cada andar têm em média 3m de altura ou seja o edifício deve ter mais ou menos 15 metros de altura mas 20 de uma face e 30 de outra face ? Como fazer esse cálculo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Construformas
Construformas - Construções E Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Construformas - Construções E Reformas - há 5 anos

Prezado Bruno, pelas informações da sua solicitação o prédio possui 1500m² de fachada, o custo de mão de obra com material de pintura (tinta acrilica) está em torno de R$ 30,00/m² + os custos de plataforma ou andaimes para realização dos serviços.

Estamos a disposição.

Construformas - Construções e Reformas.

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, Boa Noite!

Conforme o mencionado pelos colegas, segundo suas informações, você teria 1.500m² de fachada bruta, ou seja, você não estaria excluindo as áreas dos vãos de portas, janelas, basculantes e etc..

Se você deseja pintar a fachada, e já possui o preço bruto para a realização do serviço via orçamento de algum profissional, para saber o preço do metro quadrado, basta dividir o preço total do serviço pela área da fachada (1.500m²).

Agora se você que ter uma estimativa de quanto seria o serviço para pintar a fachada, aí o mais indicado seria você consultar o índice SINAPI da Caixa Econômica Federal, que é um balizador padrão para estimativa de custos de material e serviço, pois o preço de um profissional para outro pode variar muito e a partir do SINAPI você terá uma base para analisar os orçamentos que receber.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
Luciano Costa de Jesus
Nhl Construção , Pavimentação E Terraplenagem (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Nhl Construção , Pavimentação E Terraplenagem - há 6 anos

Olá,

Através de suas medições, você terá 1.500m2 de fachada para pintura.

Você gastará em média de R$40,00 a R$50,00/m2 incluindo mão de obra, materiais, equipamentos , tratamento e correções.

Responder
Marino Mastrodonato
Exacto - Assessoria, Consultoria E Comércio Ltda. (São Bernardo do Campo, São Paulo) Exacto - Assessoria, Consultoria E Comércio Ltda. - há 6 anos

Se o edifício de 15 m de altura tem 2 faces de 20 m de largura e outras 2 faces de 30 m de largura, tudo isso é igual a uma superfície de 20+20+30+30 = 100 m com uma altura de 15 m. Para obter o valor da área lateral do edifício, deve-se multiplicar: 100 m (lateral total) x 15 m (altura) = 1500 metros quadrados de superfície em toda a volta do edifício. O preço de MÃO DE OBRA para preparação da superfície e pintura por metro quadrado varia entre 20 e 30 R$/m2, não está sendo considerado o valor da tinta e outros produtos, e também não está sendo considerado o aluguel de equipamentos tais como andaimes, e plataformas para pinturas em alturas (laterais de edifícios).

Responder
Particular - há 6 anos

R:Pelo que descreveu seriam 1500 m2 de pintura, em média se cobra 20 reais / m2, com a tinta...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região