Como calcular bitola do cabo elétrico?

Como calculo o aumento da bitola do cabo de acordo com a distancia?

Como calcular bitola do cabo elétrico?

Como calculo o aumento da bitola do cabo de acordo com a distancia?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Danili
Lm De Ferramentas Elétricas E Equipamentos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Lm De Ferramentas Elétricas E Equipamentos - há 2 anos

Bom dia.

Para saber a seção do cabo basta dividir a potencia instalada pela tensão de alimentação, encontrando assim a corrente. Se o circuito for trifásico dividir por raiz quadrada de três.

De posse dessa corrente basta verificar em uma tabela de fabricantes a bitola correspondente.

Quanto à distância para cada 50 metros acrescentados aumentar o cabo para 1 bitola acima.

Josué Domingues

Para residência comum, descubra a potência dos aparelhos que você quer ligar nesta tomada. Se eles tiverem uma potência menor que 1000 Watts cada um você não precisa se preocupar em fazer um circuito separado só para estes aparelhos. Neste caso, pegue a potência do aparelho mais potente e divida pelo valor da sua voltagem (110v ou 220v). O resultado obtido indica a amperagem que vai passar pelo fio e com esse dado em mãos você poderá seguir as tabelas que relacionam a amperagem e a bitolagem correta do fio. Exemplo de tabela pode ser achada na internet, vá nos sites dos fabricantes.

Exemplo: Aparelho X possui 500W de potência e a tua voltagem é 127v. A conta fica:

500/127= 3,93A

Neste caso, posso utilizar um cabo de 2,5 tranquilamente, pois este cabo aguenta até 24A de corrente, ou seja, estes quase 4 ampéres que passarão por ele tem bastante espaço para circular.

Detalhe importante: segundo a norma, existem bitolagens mínimas para cada função. Assim, para iluminação, o mínimo é um cabo de 1,5mm² e para tomadas o mínimo é de 2,5mm².

Anexa está uma tabela da Sil para ser usada. A referência é para os casos mais comuns: cabos de cobre embalados em PVC em redes monofásicas (127/220v) sob temperatura de até 70°C.

Até mais

André Dias
Engenheiro Civil - Projetos, Planejamento, Gestão E Controle De Obras Civis (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Engenheiro Civil - Projetos, Planejamento, Gestão E Controle De Obras Civis - há 2 anos

Olá, bom dia!

O mais simples é verificar a potência ou corrente demandada e verificar em tabela de fabricante ou bibliografia renomada a seção correspondente.

Entretanto, realizar o dimensionamento é mais acertado.

Um abraço!

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Deve-se listar as cargas maximas de cada circuito e depois ver numa tabela qual bitola atenderia a demanda;

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

José Maria Ferreira Ferreira
Jm Construtora (Campinas, São Paulo) Jm Construtora - há 2 anos

Cabos elétricos de longa distância – a bitola certa!

– Exemplo: Ao utilizar um bomba d’água, tipo ANAUGER 900 – 220V, a uma distância de 180 metros qual a bitola do fio ou cabo necessário para que este não tenha fuga de energia.

Na verdade a FUGA DE CORRENTE em cabos elétricos de longa distância se traduz em queda de tensão e aumento da corrente em ampères devido a RESISTÊNCIA à passagem dos elétrons pelo condutor (fio) de acordo com a distância a ser percorrida.

Neste caso descrito por você, a distância de 180 metros em rede de 220 volts, não vai haver uma queda acentuada da tensão em volts, bastando para isso utilizar a bitola correta dos cabos condutores (fios).

A bomba Anauger 900 tem uma potência de 450 watts e funcionando em 220 volts, tem como corrente o valor de 2,04 ampères.

De acordo com as normas técnicas, quanto menor for a seção (bitola) do condutor (fio), maior será a sua resistência elétrica, e consequentemente maior a perda de energia ao longo do percurso.

A Fábrica PIRELLI diz que a queda de tensão em seus cabos condutores é o seguinte na tabela calculada por seus técnicos e utilizada como parâmetro por muitos eletricistas:

Bitola Resistência por Quilometro (Km) Queda de tensão p/quilometro(km)

1,5 mm² 12,1 Ohm 23,9 volts

2,5 mm² 7,41 Ohm 14,7 volts

4,0 mm² 4,61 Ohm 9,2 volts

Portanto no seu caso, como a distância não é muito longa (180 metros) e a corrente de trabalho da Bomba Anauger é de 2,04 ampères, a queda de tensão será mínima, desde que se houverem emendas, elas devem estar bem feitas e justas, sem mau contato, e devidamente isoladas com fita isolante de boa qualidade.

Se a emenda for ao ar livre, sugiro a utilização de fita isolante de AUTO FUSÃO, que é de uso especial e um pouco mais cara, pois evita a penetração de umidade nas emendas.

Sua utilização é a seguinte: quanto mais você a esticar, mais ela adere no fio condutor, pois quando ela estica, acontece uma reação química em que ela se aquece um pouco, tornando a emenda firme e uniforme à medida que você enrola em volta da emenda.

Quanto ao calibre ou bitola do cabo condutor (fio), utilize a maior bitola possível, para prevenir possível queda de tensão e aumento da corrente ao aciona-la, devido ao pico de tensão na partida.

Eu aconselho a utilizar o condutor de 4 mm² de seção ou no mínimo o de 2,5 mm².

Assim você estará despreocupado e não terá problemas futuros na rede elétrica da bomba.

Cleber mercandelli
Reformas E Intalaçoes Eletricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Reformas E Intalaçoes Eletricas - há 2 anos

Com isso separamos abaixo uma tabela que indica o tamanho da bitola de cabo, em relação à amperagem que cada uma delas suporta:

1. Bitola de 1,5 mm² = 15,5 ampères (usada como retorno de lâmpadas);

2. Bitola de 2,5 mm² = 21 ampères (usada em tomadas comuns para televisor, aparelho de DVD, dentre outros);

3. Bitola de 4,0 mm² = 28 ampères (usada em geladeiras);

4. Bitola de 6,0 mm² = 36 ampères (usada para chuveiro elétrico);

5. Bitola de 10 mm² = 50 ampères (usada para equipamentos pesados).

Everton Rodrigo Guimaraes / Bruno
Guimaraes Soluçoes Residenciais (Campinas, São Paulo) Guimaraes Soluçoes Residenciais - há 2 anos

para circuito monofasico inferior a 30m,em condiçoes normais de operaçao,nao consideramos cauculos por demanda,fatores de potencia queda de tensao etc...para saber a corrente maxima que devera percorrer o circuito voce devera dividir o valor da potencia(wats) pela tensao de alimentaçao(volts)

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de construção civil na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.