Como colocar uma verga em uma parede pronta?

Boa noite, gostaria de substituir uma janela por outra, sendo esta um pouco maior. Minha duvida é de como proceder para colocar uma verga e contra verga nesta parede.

Como colocar uma verga em uma parede pronta?

Boa noite, gostaria de substituir uma janela por outra, sendo esta um pouco maior. Minha duvida é de como proceder para colocar uma verga e contra verga nesta parede.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Afonso Tang Mamolli
Construção E Reforma (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construção E Reforma - há 2 anos

No seu caso como é apenas pra aumentar as vergas e contra vergas, poderá ainda com a janela menor instalada, quebrar 20cm de cada lado da verga/contra verga existente, mais 20cm de cada lado da alvenaria além do vão da janela nova, e fazer a complementação da ferragem de cada lado, e concretar.

Responder
Fábio Manoel Ferraz da Silva

Deverá retirar todas as janelas e obedecer a recomendação do item 4.3 da ABNT NBR 8545/1984.

4.3 Ve rgas e contra-vergas

4.3.·1 Sobre o vão de portas e janelas devem ser moldadas ou colocadas vergas.

- :gualrnente sob o vao da janela ou calxi lhos diversos àevem ser moldadas ou colo

cadas contra-vergas.

4.3.1.1 - As vergas e contra-vergas devem exceder a largura do vao de pelo menos

20 cm de cada lado e devem ter altura mínima de 10 cm.

4.3. 1.2 Quando os vãos forem relativamente próximos e na mesma altura, recomen

da-se uma Única verga sobre todos eles.

Responder
Eduardo Landim
Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras - há 6 anos

Cortar no tamanho que vc precisa, escorando sempre a laje ou telhado. Essas escoras são colocadas cm antes ou depois do vão que se quer colocar a verga.

A verga pode ser metálica (Um "i" por exemplo) ou concreto, com medidas dependendo do vão.

Se fôr fundida no local, tem que estar com fôrma , ferros, etc. e demora muito mais do que fôrma pronta ou metálica. Eu faria metálica.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Deverá retirar a janela existente, alargar o vão considerando deixar o vão com 45 cm a mais nas laterais e na altura, depois fazer a instalação de canaletas em baixo, colunas de meio bloco nas laterais, e fazer ma viga com canaleta no piso e depois de seca, assentar sobre os novos pilaretes... dar o acabamento e assentar a nova esquadria; Ou fazer este quadro em estruturas metálicas, sai mais barato é muito mais pratico...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reforma de fachadas na sua região