Como contratar um arquiteto ?

Gostaria de saber o que devo estar atento , ao contratar um bom arquiteto ? Na hora de encomendar um projeto , o que devo solicitar do arquiteto ?

Como contratar um arquiteto ?

Gostaria de saber o que devo estar atento , ao contratar um bom arquiteto ? Na hora de encomendar um projeto , o que devo solicitar do arquiteto ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
MORERO ARQUITETURA Arquitetura e Alvará de Construção

Olá, Laudemiro

As principais recomendações são:

Procure ver se o arquiteto possui registro profissional perante o conselho de arquitetos (CAU)

Faça uma visita no escritório do arquiteto, e peça para ver alguns projetos aprovados na prefeitura

Faça um cronograma de pagamento que esteja de acordo com o andamento das entregas das etapas de projeto

Caso precise de mais alguma informação, estamos à disposição:

Arquiteto Alessandro Morero

Responder
Elaine  Nascimento
Elaine Mororo Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Elaine Mororo Arquitetura - há 7 anos

Olá Laudemiro Miguel tudo bem?

Em primeiro lugar você precisa se certificar que o profissional é habilitado, ou seja que possui registro no Cau, e é muito importante que ele tenha habilitação para aprovar seu projeto na sua prefeitura local, caso contrario isso será um custo a mais para você.

Outro passo é conhecer os trabalhos desse profissional, saber se ele tem uma forma de fazer os projetos padrão ou desenvolve de acordo com a solicitação do cliente ex: tem arquitetos que fazem projetos para sim mesmos e não para seus clientes, infelizmente é uma realidade.

O projeto tem fases e cada etapa é paga conforme execução ou conforme o combinado com seu cliente, por fim, antes de escolher seu profissional, tenha uma boa comunicação e confiança é primordial, já que irá abrir um pouco da sua vida com ele.

Responder
Paulo Sampaio
T2 Arquitetos (Guarujá, São Paulo) T2 Arquitetos - há 7 anos

Olá Laudemiro!

Ao se contratar um arquiteto, deve estar atento se o mesmo está devidamente registrado no CAU (conselho de arquitetura e urbanismo). Além disso, veja para quem o mesmo já prestou serviços anteriormente (referencias de empresas de porte são sempre bons sinais), além de olhar o portifólio do arquiteto ou escritório da equipe, assim você conseguem entender como o profissional trabalha e a quantos anos está no mercado.

Além disso, lembre-se que ao contratar um arquiteto você não está comprando somente a "ideia" do projeto, e sim todo um conjunto de projetos que, ao fim do processo, irão compor um conjunto que dará à mão de obra todas as informações necessárias para executar a obra com qualidade. Além de tudo isso, o arquiteto também é responsável por compatibilizar e coordenar os projetos complementares (projeto de estrutura, hidráulica, elétrica, etc) vindo de outros profissionais e necessários para o projeto final de execução.

Sempre falo aos nossos clientes que é extremamente recomendado (se não indispensável) que eles procurem arquitetos que vão ser pé na obra, coordenando a mão de obra e garantindo assim o bom andamento da sua execução, evitando extras de custos e mantendo a obra fiel ao projeto.

Abraços!

Responder
Joice Neiva Damasceno
Joice Enidê Arquitetura (Salvador, Bahia) Joice Enidê Arquitetura - há 7 anos

Bom dia Sr. Laudemiro,

Recomendo conferir se o profissional está registrado no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), assim você terá a garantia de ter seus projetos como documentação de sua obra (para emissão de alvará por exemplo) e conhecer pessoalmente o profissional.

Quanto ao que solicitar do arquiteto:

De inicio é preciso informar o tipo de construção (se residencial, comercial...), a área disponível para o projeto, a localização.

Você pode solicitar ao profissional a proposta com descrição dos produtos que serão entregues ao final do projeto, e dos serviços que serão oferecidos por ele, como visitas a obra, assistência pós entrega, acompanhamento para escolha de materiais, acompanhamento da obra...

Acredito que o arquiteto deve estar disposto a atender ao gosto e necessidades do cliente, adequando e personalizando cada projeto.

Arqta. Joice Enidê

Responder
Gustavo Henrique
Bloco Dois Engenharia (Goiânia, Goiás) Bloco Dois Engenharia - há 7 anos

Bom dia Sr. Laudemiro, além das recomendações que nosso amigo acima já lhe passou, eu como construtor e engenheiro ficaria atento aos detalhamentos de projeto que devem ser bem claros e específicos para cada tipo de serviço, isso faz uma grande diferença para quem está executando. Fique atento também a quantidade de visitas a obra que o(a) arquiteto(a) lhe propor e veja se será suficiente para evitar gastos extras ao contrato.

Não se prenda a lojas e indicações que o(a) arquiteto(a) faça. O mercado de materiais é muito amplo e você encontrará diversas opções, portanto pesquise.

Nós trabalhamos com a arquiteta Lara Alecrim

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região