como deixar parede com azulejo lisa para pintar

metade da parede tem azulejo no quarto, tem como alisar e pintar, mas sem parecer que tem azulejo?

como deixar parede com azulejo lisa para pintar

metade da parede tem azulejo no quarto, tem como alisar e pintar, mas sem parecer que tem azulejo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 11
Marcelo Santos faria
Roltran Servicos E Manutencoes (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Roltran Servicos E Manutencoes - há 8 anos

Bom dia Gisleyne nesse caso recomendo passar bianco no azulejo e depois de seco aplicar massa acrilica nos rejuntes para eliminar as divisões do azulejo e em seguida aplicar massa acrilica em toda a superficie essa é a melhor forma que tem para alisar sua parede sem tirar os azulejos e não cai com o tempo, ja apliquei na casa de um cliente a mais de dois anos e ta la ate hoje inclusive foi ate repintado

Responder
Decorative Pintura Imobiliária
Decorative Pintura Imobiliaria (Fortaleza, Ceará) Decorative Pintura Imobiliaria - há 8 anos

Massa acrílica duas demão e uma demão de massa corrida pra lixar já que lixar massa acrílica e complicado selador e sua parede já está pronta pra receber o acabamento

Responder
Gat
Particular - há 6 anos

Vamos ver se entendi: Duas demão de massa acrílica e uma terceira de massa PVA que é mais fácil para lixar e depois aplicar o selador e pintar. Precisa aplicar o selador entre a duas massas ?

Rafael Dias Fontoura

Olá,

Algumas coisa devem ser observadas:

A - Compatibilidade do material (azulejo) com a tinta ou massa.

B - Firmeza dos azulejos na parede.

C - O azulejo está até o teto ou só metade da altura da parede?

D - Se tu queres ou não encarar uma obra (quebra de reboco) de retirar o azulejo.

A = Os desníveis da tinta têm que ser nivelados com massa epoxi, pois é a mais indicada/compatível com pisos e azulejos. Depois disso, aplicar tinta epoxi e, depois de bem seca, lixar a tinta e a massa para que a massa acrílica fixe bem no epoxi. (cuidado para não descascar a tinta durante o lixamento Isso feito, limpar a superfície até que não haja mais pó e então aplicar a massa acrílica com desempenadeira, depois lixar até que fique perfeita. Esta opção gera um pouco menos de sujeira, porém o epoxi gera muito cheiro durante a aplicação, exigindo ventilação no local.

B = Se existem rachaduras, mesmo aquelas muito fininhas entre os azulejos e os rejuntes, ou em um canto ou no meio da parede, nem vale à pena a solução A. As rachaduras provavelmente estão avisando que os azulejos vão cair, se soltar, rachar, etc. Arranque os azulejos e faça um reboco novinho, firme e sem dores de cabeça.

C = Se o local é mais antigo, é comum ter somente a metade com azulejos. Nesse caso, com a massa epoxi + tinta epoxi + o fundo acrílico + a massa acrílica, onde há azulejo, haverá um "degrau" de pelo menos uns 10mm (1cm). Inclua isso nas suas expectativas de visual da parede.

D = Para arrancar os azulejos, mesmo que estejam meio descolando, requer uso de talhadeira e marreta. A poeira de quebra de cimento, rejunte, gesso e demais massas de alvenaria, geram um pó fino, a proteção para o piso deve ser grossa o suficiente para protege-lo contra pontas afiadas de material pesado, ou seja, prepare-se para plastificar e proteger o cômodo todo.

Conclusão: Transformar uma parede azulejada em uma parede lisa, é sim uma grande mudança, não só visual, mas "estrutural" da parede (antes fosse apenas uma pintura). Pessoalmente eu poderia recomendar a opção de massa e pintura, pois trabalho com isso. Porém, vendo como uma solução definitiva que não depreciará o valor do teu imóvel, a mais consistente, firme e garantida solução, é sim a obra de arrancar os azulejos e aproveitar para colocar tomadas de luz, caso precise e "matar" as saídas de água, se existentes. Depois um reboco e uma pintura, vão te dar uma parede novinha.

Vale lembrar que é estou "jogando contra mim mesmo", pois sou pintor, não sou pedreiro! Mas vale a dica, desde que fique bom! Boa sorte!

Responder
Ricardo Amaral
RA Pinturas e Reformas em Geral (São Paulo Zona Norte, São Paulo) RA Pinturas e Reformas em Geral - há 8 anos

da para fazer de 2 formas caso queira fazer de forma mas rápida e que não suje tanto o ambiente passe bianco e argamassa piso sobre piso após secagem passar massa corrida até nivelamento da parede .

ou remova os azulejos faça um nivelamento com massa fina e após secagem aplicar massa corrida para o acabamento de pintura.

Responder
Marcio Fabiano Jesus

Ola gisleyne, tudo bem. Bom, primero para poder deixar suas paredes com azulejos com aparencia de paredes amaciadas, sera nescssario aplicar a massa piso sobre piso nas divisorias. Dpois aplicar um fundo para azulejos e so depois aplicar a massa corrida acrilica se for o caso de cozinhas e lavanderias e banheros, do contrario masa corrida comum. Uma observasao. O fundo tem q ser aplicado em forma de pulverizaçao. Ok espero ter ajudado.

Responder
Francisco
Pinturas Zupiroli (Santa Bárbara D'Oeste, São Paulo) Pinturas Zupiroli - há 8 anos

Olá Gisleyne, tudo bem, chame um profissional de sua confiança, poe ser eu ha ha, é preciso lavar o azulejo, passar um fundo apropriado para preparar a parede, passar 2 a três demãos de massa acrílica e pintar com látex ou tinta de sua preferência,( o azulejo precisa estar bem firmes na parede, beleza).

Responder
André
Particular - há 6 anos

Como faço pra fazer o processo reverso?

Aqui alizaram a parade, já está pintada. Queria retirar toda a massa e produtos e deixar com os pisos da parede novamente.

Tem como?

Rogerio de Mattos
Gero Serviços - Manutenção e Reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gero Serviços - Manutenção e Reformas - há 8 anos

Bom dia Sra. Gisleyine

Para ter uma solução definitiva e sem preocupação futura, remova os azulejos, utilize argamassa para nivelar a parede, utilize de 2 a 3 demãos de massa corrida para nivelamento e faça a pintura.

Responder
Carlos Eduardo
Construtora MLV (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construtora MLV - há 8 anos

Gisleyne bom dia.

Pode ser feito, voce deixando ele limpo (com desengordurante) aplicar Bianco, esperar secar, aplicar argamassa piso sobre piso, esperar secar, aplicar 2 demão de massa corrida acrílica, lixar e pintar.

Porem temos alguns problemas, caso o revestimento não esteja bem colado, sua parede pode adquirir rachaduras que não sera possível retirar-las depois sem ter que fazer toda a quebra, acredito que seja a resposta de todos, mas retirar o revestimento existente é a melhor solução alem de você ganhar alguns cm amais em seu banheiro.

Estamos em SP podemos orçar isso para voce.

Aguardo contato.

Att.

Responder
Raphael  Vidal
Reforma Express Comércio E Construção Civil Ltda (Taboão da Serra, São Paulo) Reforma Express Comércio E Construção Civil Ltda - há 8 anos

Boa noite,

Existem algumas variaveis quando o assunto é pintura sobre azulejos:

Verificar a condição de limpeza do mesmo; Limpar com desengordurante!

Se há peças soltas ou ocas por trás; Arrancar e nivelar!

Rejunte muito fundo ou desnível entre as peças, Nivelar estes pontos antes de toda a parede!

Uma demão de massa acrílica em toda a superfície. Lixar depois de aproximadamente 2 a 3 horas, antes de secar de vez. Para não ficar difícil de lixar

Após isso aplicar pelo menos mais 1 demão.

Aconselho chamar um profissional para este serviço, pois mexer com massa acrilica não é qualquer profissional que o sabe aplicar tão bem.