Como saber se um projeto tem RRT?

Um arquiteto tem afirmado que emitiu RRT DE UM PROJETO, porém nunca apresentou o registro e nenhum documento, ele foi embora para outra localidade e obra está embargada pela falta desse documento. Como faço para ter acesso a essa afirmação? Desconfiamos que ele está mentindo! Se for confirmada a mentira, podemos ver essa RRt com outro profissional??

Como saber se um projeto tem RRT?

Um arquiteto tem afirmado que emitiu RRT DE UM PROJETO, porém nunca apresentou o registro e nenhum documento, ele foi embora para outra localidade e obra está embargada pela falta desse documento. Como faço para ter acesso a essa afirmação? Desconfiamos que ele está mentindo! Se for confirmada a mentira, podemos ver essa RRt com outro profissional??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Claudino Almeida
Particular - há 1 año

Olá Clarissa, para você ter acesso a informação será necessário alguns documentos como a própria RRT, código de acesso, já que você nunca teve posse desses documentos sugiro você entrar em contato com o conselho de arquitetura CAU para ver se eles consigam verificar para você.

E no caso não haver uma RRT, sim outro arquiteto poderá emitir uma nova de acordo com as exigências da autoridades envolvidas.

Bartira Calado
Estrela Interiores Feng Shui Design (Natal, Rio Grande do Norte) Estrela Interiores Feng Shui Design - há 1 año

Olá Clarissa,

A emissão de RRT – Registro de Responsabilidade Técnica é um documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades.

Por isso ele só pode ser emitido por arquiteto (a) e a cada RRT é necessário pagar uma taxa fixa para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de R$115,18 (valor vigente ano de 2023) para emissão do documento no sistema do SICCAU.

No seu caso, primeiramente você deve consultar o seu contrato com o arquiteto para verificar se ele ficou responsável pelo pagamento da taxa para emissão do RRT. Se sim, você pode fazer uma denúncia ao Conselho de Arquitetura da sua cidade informando o nome do arquiteto e o número do registro profissional dele (dados que deve constar no seu contrato). Dessa forma, o próprio CAU irá cobra do arquiteto a RRT, o que forçara o profissional a realizar a emissão do documento ou ele poderá receber alguma sanção, como por exemplo uma Multa Ética.

Caso simplesmente não queria nenhuma relação com o arquiteto e pretenda apenas resolver a questão do documento o quanto antes, você poderá contratar qualquer profissional de arquitetura habilitado pelo CAU, ele deverá fazer uma vistoria no seu imóvel e poderá emitir uma RRT de projeto de arquitetura de Levantamento Arquitetônico ou de As Built, o que resolverá seu problema com a prefeitura.

Responder
Lake Engenharia e Construtora

Laudo para Reforma e ART em Imóveis

Em reformas nos apartamentos, o síndico deve valer-se de um perito para avaliar se elas não trarão danos à estrutura do prédio. Vale ressaltar que, caso não exista um laudo e ocorra algum problema, o síndico poderá ser responsabilizado.

Responder
Thalyta Barbosa dos Santos Barbosa

Oi Clarissa, tudo bem ?

Sim, outro profissional consegue emitir esse documento, porém o mínimo que esse arquiteto deveria ter feito para garantir a eficácia do documento, é ter passado o número da RRT para o cliente, onde com esse número conseguiria pesquisar, após entrar em contato com o CAU.

Espero ter te ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região