Como dimensionar um motor elétrico passo a passo?

Preciso dimensionar dois motores para um projeto da faculdade, e não sei por onde começar. Alguém poderia me ajudar ?

Como dimensionar um motor elétrico passo a passo?

Preciso dimensionar dois motores para um projeto da faculdade, e não sei por onde começar. Alguém poderia me ajudar ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Breno
Bait Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Bait Engenharia - há 5 anos

Oi Julia! O primeiro passo para quaquer projeto é saber a demanda que o produto final visa atender. O motor elétrico será utilizado para virar uma bomba ou carrinho de briquedo? Sabendo isso, você já vai ter uma idéia da potência necessária para seu motor. Em seguida, você pode começar a realizar o dimensionamento de seus componentes a partir da demanda de potencia. Esse site é mais voltado para trabalhos de construção civil e suas áreas irmãs, o assunto que você deseja é muito técnico de engenharia elétrica. Talvez algum outro membro da área elétrica membro saiba te dizer melhor os passos seguintes .

Boa sorte!

Responder
João Antônio Martins de Oliveira
Spark Eletroeletronica Serviços De Eletrica E Eletrônica E Arquitetura (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Spark Eletroeletronica Serviços De Eletrica E Eletrônica E Arquitetura - há 5 anos

Para se fazer direcionamento na área de Eletrica seja qual for o serviço tem em primeiro lugar saber o consumo que se vai consumir, no caso do motor elétrico, primeiro passo é saber onde vai ser usado este motor, e a rede elétrica do local onde vai ser instalado o motor, saber sua utilização se é para uma plicorte, esmerilho, bomba dgua para poço, caixa dgua, estera rolante,em fim definindo o uso do motor se cauculo, sua velocidade, troque em kva, é só ir em lugares que vende compressor, bomba dágua e lugares que vendem motores que eles tem uma tabela de motores é só dar no que vai usar e a voltagem do local que irão te indicar o motor correto. Para comprar o motor (voltagem de trabalho do local que vai intalar o motor , rotação em rpm e seu CV. O cv determina o toque do motor, o quanto de força tem o motor. Espero ter ajudado.

Engº Mecanico Inspeções e Laudos
Particular - há 5 anos

Ola, primeiro faça a equação do balanço energético para saber o trabalho que ira exercer, logo depois se aplicável também busque sobre equação de torque onde conseguirá também um valor de potencia ..... depois faça a aplicação das resposta em seu projeto. Por ultimo a Lei de Ohms para dimensionar cabeamento e instalações..

Espero ter contribuído para seu projeto e boa sorte.