Como faço para amenizar o efeito estufa e calor do pergolado de vidro?

bom dia vcs podem me ajudar? eu fiz um espaço de um pergolado com estrutura metálica e vidro (teto e portas), ficou muito quente então coloquei película com proteção UV e persianas no teto e nas portas de vidro, continua um forno mesmo com 2 ventiladores de parede bem potentes, tem algo que eu possa fazer para minimizar esse efeito estufa? Um ar condicionado potente resolveria ou pode trincar o vidro?

Como faço para amenizar o efeito estufa e calor do pergolado de vidro?

bom dia vcs podem me ajudar? eu fiz um espaço de um pergolado com estrutura metálica e vidro (teto e portas), ficou muito quente então coloquei película com proteção UV e persianas no teto e nas portas de vidro, continua um forno mesmo com 2 ventiladores de parede bem potentes, tem algo que eu possa fazer para minimizar esse efeito estufa? Um ar condicionado potente resolveria ou pode trincar o vidro?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 2
Ana Lucia Madruga Arq + Int + Consultorias

Boa tarde, este espaço realmente tem potencial e gostaria de saber se já pensaste em colocar cobogós em alguma parte para criar foco de ventilação constante entretanto permanece com a privacidade que acredito que desejas, somente tome cuidado de não abrir aberturas para o vizinho. Também podes pensar na possibilidade de criar um pergolado sobre este espaço e utilizar vegetação junto a ele.

Responder
Matheus Cardoso de Paula

Bom dia, Mayra!

O maior foco de calor vem do telhado, e não das paredes. Assim, para impedir a entrada de calor de forma eficiente. Você pode ou remover o vidro e colocar uma telha do metálica sanduíche ou você pode manter o vidro, colocar um forro de gesso ou madeira e, entre o forro e o telhado, colocar lã de vidro ou outro material inerte.

Outra forma de impedir a entrada de calor é protegendo as paredes. Você pode estender seu telhado, de forma que ele proteja suas paredes e você pode colocar brises que vão funcionar como barreira para o sol

Para garantir a ventilação, você deve se preocupar com as paredes. Nesse caso indico garantir grandes aberturas para facilitar a troca de ventilação.

Recomendo que procure sempre um arquiteto na hora de criar novos ambientes, pois somos os profissionais indicados para garantir o conforto térmico dos usuários.

À disposição,

Matheus - 5por3 Arquitetura

Responder
Particular - há 6 anos

R: Crie espaços para a ventilação e coloque um black out removivel...

A disposição;

Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 6 anos

o que poderia ser feito é colocar um telhado sobre esse tecido. Dessa forma será criado um espaço entre o telhado e o forro. Quanto as vidraças pouco pode ser feito a menos que se coloque vidro duplo com proteção térmica. Também o uso de ar condicionado amenizará o calor.

Responder
Edmundo / Guilherme Bizarro Fraga

Oi Mayara, gostei do espaço. Indico criar algum jeito de formar corrente de ar. Acima do ventilador tem aberturas ou é fechado com vidro? Se for fechado, recomendo abrir ali em toda a extensão da parede que assim o ar quente vai sair porque é mais leve que o ar frio e o ambiente vai ficar confortável. Em último caso recomendo instalação de ar condicionado, porque sua conta de luz vai subir bastante devido ao esforço que será para o aparelho de ar condicionado manter o ambiente confortável.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região