Como faço para cavar numa terra alagada?

Nos fundos do meu terreno tem uma área alagada de uns 500 m², com uma mina de água. O local é plano, e vizinho a uma reserva ambiental, com um córrego, a uns 150 m do meu terreno. O terreno está cheio de mato e de taboas, ou tabocas, e de água parada, brejo mesmo, na área toda, e piorou com as chuvas. Minha intenção é fazer uma lagoa para criação de peixes, e para escoar a água do restante do terreno, onde pretendo fazer hortas. Mas não sei por onde começar, como faço para limpar o terreno e como faço para cavar a lagoa, já que a terra é encharcada o ano inteiro. Preferia não precisar gastar com trator, até porque corre o risco de ele encalhar no local também, nem com bomba, já que teria que alugar ela por muitos dias e ocupar parte da reserva para escoar a água. Vou ficar uns dias em casa no final do ano, e quero aproveitar o tempo para trabalhar no quintal. Preciso de dicas sobre métodos e ferramentas manuais para tirar as taboas e para cavar o terreno sem precisar drenar!

Como faço para cavar numa terra alagada?

Nos fundos do meu terreno tem uma área alagada de uns 500 m², com uma mina de água. O local é plano, e vizinho a uma reserva ambiental, com um córrego, a uns 150 m do meu terreno. O terreno está cheio de mato e de taboas, ou tabocas, e de água parada, brejo mesmo, na área toda, e piorou com as chuvas. Minha intenção é fazer uma lagoa para criação de peixes, e para escoar a água do restante do terreno, onde pretendo fazer hortas. Mas não sei por onde começar, como faço para limpar o terreno e como faço para cavar a lagoa, já que a terra é encharcada o ano inteiro. Preferia não precisar gastar com trator, até porque corre o risco de ele encalhar no local também, nem com bomba, já que teria que alugar ela por muitos dias e ocupar parte da reserva para escoar a água. Vou ficar uns dias em casa no final do ano, e quero aproveitar o tempo para trabalhar no quintal. Preciso de dicas sobre métodos e ferramentas manuais para tirar as taboas e para cavar o terreno sem precisar drenar!

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 2
Particular - há 4 anos

R: Faça um canal de dreno onde direcionará as aguas depois de roçar o terreno, irá demorar pelo menos uns 60 dias para secar a area

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Luiz Rogério Cordeiro

Olá Leandro! Primeiro você precisa limpar todo mato do terreno com enxadas, facões e foice , talvez contratando mão de obra local para ajudar no prosseso. Assim você terá uma melhor visão da área.

Acredito que seria possível você cavar uma vala até o córrego para drenar um pouco a área. Então você poderá fazer o projeto do lago e a horta. Espero poder ter ajudado com essas informações, tendo em vista não está no local para uma melhor análise.

Responder
Joeber Marido de Aluguel Sos do Lar
Particular - há 4 anos

Caro Leandro Alves já passei por uma situação assim, instalar uma piscina de fiberclass a peira de um Ribeirão e com Lençol Freático no Terreno, a solução foi localizar o Olho D'água fazer um Buraco/Poço proporcional a sua vazão, instalar a bomba de recalque(automatica com bóia) e esgotar para a parte central do perímetro ficar seca para construir!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção piscinas na sua região