Como fazer a amarração de uma parede de tijolinhos no pilar de bloco de concreto?

Bom dia!

Duas paredes estão sendo construídas uma de tijolinhos e outra de alvenaria estrutural, eu gostaria de saber como faço a amarração dessa parede de tijolinho no pilar de bloco de concreto q faz parte da alvenaria estrutural? Já pesquisei aqui, mas não encontro informações.

Como fazer a amarração de uma parede de tijolinhos no pilar de bloco de concreto?

Bom dia!

Duas paredes estão sendo construídas uma de tijolinhos e outra de alvenaria estrutural, eu gostaria de saber como faço a amarração dessa parede de tijolinho no pilar de bloco de concreto q faz parte da alvenaria estrutural? Já pesquisei aqui, mas não encontro informações.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Claudemir
Ca Construções Atibaia (Atibaia, São Paulo) Ca Construções Atibaia - há 1 año

Boa tarde.

Faça um chapisco nós pilares onde vão os tijolinhos.

A cada 1mt faça uma perfuração dos 2 lados do pilar e coloque um ferro de cada lado tipo uns 0,20cm depois se possível com um produto chamado compondem conforme vc for levantando vc colocar um ferro amarrado nas 2 ponta de fora a fora.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

O correto é chamar o Engenheiro que projetou a obra e ele lhe fornecer as informações necessárias, pois sem projeto não dá pra comentar muita coisa. Nem sabemos se realmente é pra juntar esta parede ou se é pra deixar ela com dilatação. Precisa consultar o pai do projeto. Não adianta consulta online, precisa chamar um engenheiro na obra...

Responder
Acrom Engenharia e Projetos

Olá, o ideal seria pedir a análise de um engenheiro estrutural para que ele calcule corretamente as cargas sobre a estrutura. De modo geral, uma das formas de fazer isso é através da utilização de tela estrutural para amarração de alvenaria. Ela deve ser fixada no pilar com o uso de argamassa e parafusos. Seguindo a normal, deve utilizar uma tela a cada 40 cm (2 fiadas). Cuidado para não deixar a tela encostada no tijolo. Deve-se deixar entre 1,0 a 1,5 cm para que tenha massa em baixo dela. Se possível, utilize uma pistola fincapino para não afetar a resistência do pilar e nunca faça a fixação muito perto das bordas.

Responder
Portela
Particular - há 1 año

Muito obrigado. Q Deus lhe abençoe grandemente. No caso...se não tiver a pistola fincapino, como pode fazer, utiliza pregos? Tem outra alternativa?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região