Como fazer alinhamento e balanceamento de um ventilador de teto?

Como fazer alinhamento e balanceamento de um ventilador de teto com 4 pás. O mesmo ligado na exaustão e ventilação é igual.

Como fazer alinhamento e balanceamento de um ventilador de teto?

Como fazer alinhamento e balanceamento de um ventilador de teto com 4 pás. O mesmo ligado na exaustão e ventilação é igual.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Reginaldo Alves de Lima
Tesla Elétrica (Cajamar, São Paulo) Tesla Elétrica - há 7 anos

Olha meu amigo, esse tipo de equipamento normalmente é fabricado tendo suas medidas padrão, portanto, não há necessidade de balanceamento. Na questão do alinhamento, deve-se ao instalar, zelar na fixação ao suporte. Com relação ao sentido de rotação, provavelmente deve-se na ligação capacitar e botão de comutação, em resumo: é melhor chamar um profissional. Boa sorte.

Responder
Wagner  moura
Eletricista Residencial (Araruama, Rio de Janeiro) Eletricista Residencial - há 7 anos

A distância entre as pás deve ser a mesma. Pegue a medida a partir da ponta de cada pá. A distância de cada pá em relação a um ponto fixo do teto deve ser igual. Marque um ponto no teto e vá girando e medindo a distancia de cada pá até esse ponto. Devem ser iguais.

Responder
Carlos Eduardo Neves Da Silva
Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações - há 7 anos

o primeiro passo: e alinhar as pas em relaçao ao teto todas devem ter a mesma distancia tambem aqueles ventiladores em que as pas sao presas somente por um parafuso deve medir a distancias entre elas deve ser igual entre si fazendo isso ligue o ventilador.

continuou balançando segundo passo balancear as pas do ventilador usando arruelas que deveram ser colocadas nos parafusos da garra das pas (escolha uma pa para fazer isso) ligue novamente ventilador se diminur coloque mais arruelas nesta pa( ou outra alternativa passar as arruelas na pa seguinte ligue para ver como fica) se piorou tire as excedentes e coloque na segunda e se nao resolver na terceira

geralmente com se faz isso diminui bastante a trepidaçao mas se vc quer mais faça o seguinte:

se nao resolver retire as pas e ligue para ver o motor girar se este trepidar leve na loja para trocar.

Responder
Evandro Ribeiro da Costa
E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas - há 7 anos

O alinhamento e balanceamento do ventilador de teto, se dá a partir da fixação do mesmo no teto. Pôs ele está pendurado em um tubo preso em um suporte com amortecedores de borracha na parte superior e inferior que evita esceessode trepidação

Responder
Flavio Inacio Martins
Martins (Mesquita, Rio de Janeiro) Martins - há 7 anos

Como Alinhar e Balancear Ventilador de Teto

Ventiladores de teto depois de instalados (veja como instalar ventilador de teto) costumam apresentar instabilidades que podem provocar aquecimento, maior consumo de energia e principalmente risco de se soltarem do teto. Para resolver este problema é necessário fazer o alinhamento e o balanceamento das pás (hélices) logo em seguida à sua instalação, os procedimentos abaixo devem ser realizados com o ventilador desligado, utilize ferramentas adequadas e cuide principalmente da sua segurança.

Tanto no alinhamento como no balanceamento deve se buscar a maior precisão possível, mesmo assim existe a possibilidade de não se conseguir o equilíbrio perfeito, porém pequenas variações não comprometerão o funcionamento normal do ventilador.

Alinhamento das pás:

Tratamos como alinhamento o ajuste da distância entre as pás e o teto onde todas devem ter as mesmas medidas. Obs.: O ventilador deve estar aprumado, certifique-se também que o teto esteja nivelado, só então faça os ajustes necessários.

Como proceder:

Depois de verificada a altura H das pás e constatada diferenças entre as mesmas, regule uma delas fazendo um leve esforço na garra nº 1 no sentido vertical (para cima ou para baixo) conforme necessidade até que todas estejam na mesma distância do teto.

Importante: Nunca exerça força diretamente sobre as pás, pois se corre o risco de quebra-las, o esforço deve ser aplicado sobre a garra 1 que é de metal e tolera pequenos ajustes.

Detalhe: este procedimento se aplica à maioria dos ventiladores existentes no mercado, porém existem alguns modelos onde esta garra é feita de material não flexível (antimônio) que se forçado podem quebrar-se, neste caso o único ajuste a ser feito é o balanceamento das pás.

Dica: nunca coloque as pás do ventilador antes de ter fixado o motor(ventilador) no teto, assim você evitara a possibilidade das garras serem entortadas acidentalmente.

Balanceamento das pás:

Feito o alinhamento torne a ligar o ventilador e verifique se está estável, caso continue vibrando, parta para a segunda etapa da regulagem, ou seja, o balanceamento, que consiste em fazer com que as distâncias L entre as pás sejam as mesmas, para isso, solte um pouco os parafusos de fixação e com um toque ajuste as medidas entre as pontas das pás depois aperte os parafusos novamente.

Detalhe importante: Caso adquira mais de um ventilador ao mesmo tempo, tome o cuidado de não misturar as pás de um com as dos outros ventiladores, pois elas saem de fabrica com pesos semelhantes e são ajustadas individualmente para cada aparelho, se forem misturadas dificilmente você conseguirá fazer a estabilização do mesmo.

Responder
Leandro Rogério Fim
LRF Instalações Elétricas (Curitiba, Paraná) LRF Instalações Elétricas - há 7 anos

A distância entre as pás deve ser a mesma. Pegue a medida a partir da ponta de cada pá. A distância de cada pá em relação a um ponto fixo do teto deve ser igual. Marque um ponto no teto e vá girando e medindo a distancia de cada pá até esse ponto. Devem ser iguais. Em relação à exaustão e ventilação, se o ventilador muda o sentido de rotação mas o ar não muda de direção, verificar se não tem pá colocada invertida. Se não muda o sentido de rotação verificar se o capacitor está com defeito ou a ligação dele.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região