Como fazer coluna em casa com laje?

A casa já tem 7 anos, foi feita uma boa fundação, porém foi erguida sem nenhuma coluna se quer... Apenas foi feita a amarração dos blocos e também a cada 1,50 M mais ou menos foi assentado uma fiada de tijolinho maciço com uma barra de ferro passando por todos os cantos da amarração assim sucessivamente até chegar na laje pré moldada de forração... Minha dúvida é: Vou fazer colunas na casa toda e não sei se apenas encosto a coluna acabada na laje ou vou ter que fazer viga de amarração? Ou levantar as colunas e cruzar vigas aéreas por dentro da casa apoiando-as diretamente nas colunas sem a necessidade de fazer vigas de amarração em volta da casa toda?

Como fazer coluna em casa com laje?

A casa já tem 7 anos, foi feita uma boa fundação, porém foi erguida sem nenhuma coluna se quer... Apenas foi feita a amarração dos blocos e também a cada 1,50 M mais ou menos foi assentado uma fiada de tijolinho maciço com uma barra de ferro passando por todos os cantos da amarração assim sucessivamente até chegar na laje pré moldada de forração... Minha dúvida é: Vou fazer colunas na casa toda e não sei se apenas encosto a coluna acabada na laje ou vou ter que fazer viga de amarração? Ou levantar as colunas e cruzar vigas aéreas por dentro da casa apoiando-as diretamente nas colunas sem a necessidade de fazer vigas de amarração em volta da casa toda?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 3 anos

R: o adequado seria fazer um reforço estrutural com pilares e vigas para suportação da laje como um todo e depois fazer a união para a construção no nivel superior

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Rafael Costa
Bim Construtora (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Bim Construtora - há 3 anos

Olá Guilherme,

Em uma estrutura a distribuição de cargas tem uma sequencia lógica;

- Laje que distribui suas cargas nas vigas;

- Vigas apoiadas em pilares;

- Pilares que descarregam os esforços na fundação;

Se você encostar os pilares diretamente nas lajes, pode ter problemas de puncionamento, o mais indicado a se fazer é as vigas entre o pilar e a laje.

Um projeto de recuperação estrutural pode te ajudar muito.

Responder
C.ENG
C.eng (Itapecerica da Serra, São Paulo) C.eng - há 3 anos

Guilherme boa tarde !!

É necessário além das colunas fazer o vigamento para transmitir corretamente as cargas.

Consulte um engenheiro!

Att.

C.ENG empresa de engenharia especializada em reformas