Como instalar chuveiro 220v onde tinha um 110v?

Eu tinha chuveiro 110v e comprei um 220v, meu marido mexeu nos fios em cima do forro para transformar em 220v, porém o chuveiro não liga. Como deve ser arrumado os fios no forro? OBS: Já tenho eletrodoméstico 220v, e a ligação na minha casa é bifásica.

Como instalar chuveiro 220v onde tinha um 110v?

Eu tinha chuveiro 110v e comprei um 220v, meu marido mexeu nos fios em cima do forro para transformar em 220v, porém o chuveiro não liga. Como deve ser arrumado os fios no forro? OBS: Já tenho eletrodoméstico 220v, e a ligação na minha casa é bifásica.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Jânio Santos
Fahr Empreiteira Ldta (Betim, Minas Gerais) Fahr Empreiteira Ldta - há 2 anos

Olá Amiga, Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.

Isso não é recomendável, o Correto é, usar um Transformador, ou Usar 2 fases independentes, para Fazer Essa Instalação.

Sugiro como os Demais Colegas, Chamar um Profissional Para Avaliar a Sua situação,afim de Fazer da Melhor Forma possível. Boa Sorte.

FHAR CONSTRUTORA à Disposição. honrado em Participar desta Sugestão!!!

Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 2 anos

Bom dia,como vc tem a rede bifasica(220v)o correto e fazer a instalaçao do chuveiro independente,usando um disjuntor bifasico e cabos bem dimensionado,aconselho vc contratar um profissional do ramo,estamos a sua disposiçao

Responder
Billy Anderson
Bsp Soluções (São Bernardo do Campo, São Paulo) Bsp Soluções - há 2 anos

Lucimara tudo bem?

Olha eu sugiro a contratação de um profissional para realizar o serviço, eletricidade pode causar danos irreversíveis, sugiro sempre a segurança da família em primeiro lugar, chuveiro é um dos maiores causadores de acidentes e fatais, muitas vezes a economia sai mais caro e com sequelas.

Responder
André Queiroz Fonseca

A rede bifásica da CEMIG (220V) é instalada por duas fases e o neutro (sendo cada fase 110V e somada as duas se torna 220V), então para transforma o seu chuveiro para 220V é necessário levar as duas fases até o ponto de instalação do chuveiro e isolar o neutro, lembrando que o circuito do chuveiro dever ser independente do restante da casa conforme norma ABNT 5410, com o correto dimensionamento do dijuntor para este curcuito.

Aconselho contratar um profissional para este trabalho.

Responder
Elison dos Santos Nogueira
Esn Instalações Elétricas (Serra, Espírito Santo) Esn Instalações Elétricas - há 2 anos

Se a instalação do chuveiro estiver independente como deve ser.. vc pode colocar um disjuntor bipolar com a corrente dimensionada de acordo e retirar o cabo do neutro e passar para fase..ideal chamar um técnico para fazer o serviço de forma correta e segura

Responder
Particular - há 2 anos

R: Chame um eletricista e peça para criar um circuito independente para o chuveiro

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Walter Carvalho
Walter C Elétrica (Carapicuíba, São Paulo) Walter C Elétrica - há 2 anos

O correto é analisar como vc recebe a tensão 220v pois tem locais do Brasil que 220v é o fase+neutro. Pelo menos em SP 220v é fase + fase. Recomendo que contrate um profissional para avaliar o seu caso, para fazer o dimensionamento correto dos cabos a serem instalado e do disjuntor.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região