Como isolar a casa de ruídos externos?

Minha casa tem 2 corredores laterais, e quando os cachorros dos vizinhos latem parecem que estão aqui dentro de casa. Os corredores e o fundo são descobertos e já tenho um muro de 2 metros de altura. Resolveria aumentando o muro em mais 1 metro ou só fechando os corredores com laje? Preciso de uma solução boa e com bom preço.

Como isolar a casa de ruídos externos?

Minha casa tem 2 corredores laterais, e quando os cachorros dos vizinhos latem parecem que estão aqui dentro de casa. Os corredores e o fundo são descobertos e já tenho um muro de 2 metros de altura. Resolveria aumentando o muro em mais 1 metro ou só fechando os corredores com laje? Preciso de uma solução boa e com bom preço.

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Wilson Tadao Kinoshita
Comstrukin - Gesso (Sorocaba, São Paulo) Comstrukin - Gesso - há 1 año

Boa tarde, Tudo que voce acrescentar vai melhorar um pouco.

Porém o latido do cachorro é bem dificil, voce pode minimizar mesmo mais em conta, o tratando o ambiente interno do comodo, para isso é necessário isolar a janela acustica, as paredes e o teto com paineis de lã de rocha e gesso acartonado.

Responder
Rafael Ramires
Arquiteto Rafael Ramires (Florianópolis, Santa Catarina) Arquiteto Rafael Ramires - há 1 año

Olá William, além das soluções apontadas, uma outra possibilidade é o uso de vegetação. Plantas com folhagem densa ajudam a reduzir os ruídos e diminuir a reverberação que acontece no ambiente.

Você pode consultar um paisagista pra lhe ajudar, pensar em uma cerca viva, lembrando que ela pode danificar suas paredes se não for bem colocada.

Outra opção é a criação de caixas de suporte no entorno para plantar arbustos.

Lembre-se no entanto que a vegetação precisa de manutenção.

2 fotos
Responder
Guilherme de Sá Valadão Lopes

O latido de cachorros acaba sendo um problema de difícil solução, mas o ideal seria identificar os pontos "fracos" no isolamento acústico da sua residência e reforça-los. Qualquer lugar em que a luz e o ar passam irá deixar o som passar também.

O tratamento ideal pode ser a simples utilização de janelas acústicas, mas pode ser preciso também aumentar o isolamento de portas, paredes e até do teto em alguns casos.

A melhor coisa a se fazer sempre é contratar algum consultor especializado em acústica. Ele irá ao seu local, fará uma inspeção nos materiais construtivos, medições de qual o nível de ruído está presente no seu local e te indicará quais soluções serão adequadas para isolar o ruído que está te incomodando.

Em muitos casos as soluções "caseiras" não ajudam o suficiente e acabam sendo dinheiro desperdiçado.

Responder
Danilo Sousa | Arquitetura & Interiores
Danilo Sousa |Arquitetura e Interiores (Salvador, Bahia) Danilo Sousa |Arquitetura e Interiores - há 1 año

Olá William, neste caso a altura do muro externo não irá impedir o ruído. Para impedir e/ou minimizar os ruídos, creio que se vc utilizar materiais com isolamento acústico nas paredes da casa irá lhe ajudar a resolver esse problema!