Como ligar 3 fritadeiras Eletricas?

Olá, Meu nome é Max preciso ligar 3 fritadeiras 220v com potencia de 3.500w? atualmente utilizo apenas uma, mas ao ligar as outras duas os desjuntores acabam desarmando! como devo proceder?

Como ligar 3 fritadeiras Eletricas?

Olá, Meu nome é Max preciso ligar 3 fritadeiras 220v com potencia de 3.500w? atualmente utilizo apenas uma, mas ao ligar as outras duas os desjuntores acabam desarmando! como devo proceder?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

48 Respostas

Respostas úteis 1
Refordec Reformas em Geral

Bom dia Max,

Vejo que não ha necessidade de muitas informações técnicas descritas para sobrepor um profissional do outro.

Analisamos que o cliente quer 'Solução'', primeiro passo aconselhável: Contratar uma empresa ou profissional da área, que trabalha dentro dos padrões e normas, que garanta um excelente trabalho.

Aconselhamos contratar uma empresa caso seja necessário executar infra estrutura para passagem dos cabeamentos e os acabamentos finais como pinturas ou revestimentos.

Muito cuidado com aventureiros.

São os nossos votos que o seu serviço seja atendido e resolvido com segurança, profissionalismo e garantia.

Abraço

Responder
Lucas Antonio dos Santos

Boa noite Maxxwell.

Primeiramente precisa saber a distância entre o quadro até as tomadas a serem ligadas.

Para cálculo rápido você poderá usar cabos de 2,5 mm para cada fritadeira, sendo estas separadas por circuito com disjuntores bipolar acima de 16A e até no máximo de 20A.

Portanto seu quadro de distribuição terá que ter capacidade para acrescentar 6 disjuntores.

A capacidade de sua rede elétrica deverá estar preparada para suportar 48A a mais que ela suporta.

Portanto aconselho que se você não for do ramo, chame um profissional para fazer os cálculos exatos, assim não terá dor de cabeça futura.

Abraço. Espero ter ajudado.

Margoniobessa
Margoniobessa (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Margoniobessa - há 4 anos

Maxwel pela norma cada fritadeira com pontencia elevada puxa muito energia,o correto é para cada fritadeira o profissional tem q ser ligaçao direta ou seja para cada fritadeira puxa fio de 6m e 1 dijuntor do relogio de distribuiçao,o prossional vai fazer o calculo da pontencia da fritadeira e a voltagem a ser ultilizada q vai chegar qual dijuntor vc pode ta ultilizando ok

Jenário Silva
Jenário (Jundiaí, São Paulo) Jenário - há 4 anos

Boa tarde, Max!!!

Baseado nas discrição,

Você terá 15,90 Amp. então terá que fazer três circuito independente com fiação de 4 mm, em cada circuito com um Disjuntor independente para cada fritadeira, até para que em caso de alguma intervenção você desliga separadamente, sem interferir na produção das demais.

Neste tipo de ligação você tem que considerar a distância, tipo de tomadas elétricas para equipamentos com aquecimento superior 60°,

"É indispensável um profissional qualificado, ele é a garantia dos serviços"

Responder
Claudio
Castro Instalação (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Castro Instalação - há 4 anos

Cada Fritadeira consome 3500 watts de potencia dividido por 220 V você terá 15,90 Amp. então faça três circuito com fiação de 4 mm cada um com disjuntor de 20 A com folga para alimentação de cada fritadeira e não esqueça de aterra cada uma dela

Responder
Valmar Soares da Silva

Boa tarde, o ideal é comparecer ao local e ver as reais condições em que se encontram a fiação, tomadas e disjuntores ,e fazer o dimensionamento necessário,pois acredito que fazendo uma inspeção in loco terá uma maior eficácia no projeto e conclusão..

Responder
Carlos Pessoa Ferreira

boa tarde max de acordo com a potencia dos equipamentos que voce vai usa na ponta do circuito e nescesario se a metragem for ate uns 50 mts que esse circuito seja feito com fios de 10 mm e no quadro seja instalado um disjuntor bi polar de 50 amp e na ponta do circuito voce faça as treis tomadas com fio 4mm ou 6mm para cada fritadeira ai voce pode usa as treis ao mesmo tempo sem que aja aquecimento na fiaçao e disjuntor ok abs

Responder
David Leon Ribeiro Battarra
Hidroelétro (Jurucê, São Paulo) Hidroelétro - há 4 anos

O correto conforme estabelece a NR 10, é que quando for utilizar equipamentos com resistência, será obrigatório o uso de circuitos independentes, conhecidos com TUE. Assim cada uma de suas fritadeiras terá um circuito separado, sendo composto por fios de 4 mm e disjuntor de 20A.

Responder
Edvaldo
Marido De Aluguel (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Marido De Aluguel - há 4 anos

Olá Max,

Conforme a norma só deve ser usado tomada elétrica para até 20 amperes de consumo.

A potência dividida pela tensão é igual a corrente.

Até 15 metros de distância do quadro elétrico não há necessidade de sobre dimensionamento de fio.

Tomadas elétricas para equipamentos com aquecimento superior 60° deve obrigatoriamente estar distante 50cm no mínimo entre o equipamento e a tomada.

P/V=I

Tabela de fios e potencia

Fio 2,5mm =24A

Fio 4,0mm =32A

Fio 6,0mm =41A

Logo;

3500w/220v= 16A

Aconselho instalar 2 pares de fio (preto), 1 fio verde,

4 disjuntores de 32A

4tomadas 20A vermelha

Para cada par de fio pode usar 2tomadas, mas caso queira individualizar as tomadas o ideal é 1par de fio (preto) para cada tomada com disjuntores de 20A (pode ser mono ou bipolar).

"Confie sempre em profissional qualificado, ele é a garantia de bons serviços".

Responder
Aguinaldo
Fix Fast (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Fix Fast - há 4 anos

Procure um eletricista profissional, o mesmo saberá verificar e dimensionar a sua rede, para você poder usar os equipamentos de forma segura.

Responder
Willian Carlos  da Silva
Particular - há 4 anos

Precisa passar fiacao individual para as fritadeiras e acrescentar dijuntores individual 1 circuito para cada deixando as uma independente da outra

Luciano Lopes Ferreira

Bom dia Maxwell, existindo a possibilidade de acrescentar mais dois circuitos para as duas novas fritadeiras esse seria o procedimento ideal.

Uma outra solução seria acrescentar um circuito mais robusto para sua carga porém isso implicaria em tomadas especiais e também instalação de eletroduto para esse circuito.

Responder
Eduardo José
Serviços (Diadema, São Paulo) Serviços - há 4 anos

Caro Maxwell,

Considerando potência e voltagem informada, necessitará de um circuito dedicado com cabos de bitola 6 mm. e um par de disjuntores bipolares de 45 amperes cada.

Responder
Fonseca Soluções e Serviços
Particular - há 4 anos

Vc precisa instalar 3 tomada de 20 amperes e verificar p cabeamento de alimentação das tomadas esse deve ser no mínimo de 10mm,instalar disjuntor de 50amperes para alimentação dos circuitos.

Fonseca Soluções e Serviços

Miguel Allende
Miguel Eletricista Zona Oeste (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Miguel Eletricista Zona Oeste - há 4 anos

Bom dia .

Primeiro deve verificar a bitola dos cabos de energia principal [minimo 10 mm]. Segundo isso você vai saber se necessitar trocar os fios , depois faça circuitos independente {4 a 6 mm] para cada fritadeira segundo os dados e especificações técnicas de elas.Tenha um bom dia.

Responder
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ola Como Dice. 3500 x 3= 7500Watts. Qual A potencia Instalada.

Para responder A sua Duvida. Verificar as Condições de Suas Instalações.

Para Tanto Visita Ao Local Sem Compromisso.

Responder
Luis Fabiano Roque
Projetos Elétricos (Campinas, São Paulo) Projetos Elétricos - há 4 anos

Contrate um eletricista profissional para que ele faça 3 circuitos independentes para cada fritadeira ou seja 3 disjuntores para cada fritadeira. A infraestrutura para fazer isso o profissional vai verificar o local e fala para vc qual opção adotar.

Responder
Anderson Hoebe
Hoebetec (Sorocaba, São Paulo) Hoebetec - há 4 anos

Bom dia Max, vc precisa de um profissional eletricista habilitado para verificar a instalação do seu quadro de distribuição e a possibilidade de alteração do mesmo, o profissional irá fazer um cálculo de potência dos seus equipamentos bem como verificará também a distância dos equipamentos em relação ao quadro calculando as possíveis perdas. Mas no geral se as condições estiver bem será adotado o circuito com seção de 10mm2 juntamente com o aterramento e disjuntor de aterramento, como se trata de carga resistiva deve verificar a necessidade de um DR no circuito caso não possua.

Responder
José Miguel Peregrino
José Miguel Peregrino (Osasco, São Paulo) José Miguel Peregrino - há 4 anos

Primeiramente veja a potência das fritadeiras em questão e sempre contrate um eletricista profissional capacitado nunca confie seu patrimônio a curiosos um profissional irá dimensionar o circuito correto para a ligação das fritadeiras elétricas.

Responder
Fábio Marques
Lf Manutenção (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Lf Manutenção - há 4 anos

Troca a fiação elétrica colocar fio de 8mm e um disjuntor só para elas de 40 resolver o problema

Responder
Rodrigo Garcia
Rg Eletrica (Santos, São Paulo) Rg Eletrica - há 4 anos

Bom dia

O correto seria fazer circuitos separados para cada fritadeira isso irá fazer com que fique bem dimensionado e não force o disjuntor .

Responder
Valdir Eduardo Pires da Hora
Acerte Serviços Elétricos - Valdir Da Hora (Santo André, São Paulo) Acerte Serviços Elétricos - Valdir Da Hora - há 4 anos

Olá Max, será necessário utilizar cabeamento de seção 6,0mm com disjuntor bipolar de 45amperes, não se esqueça de ligar o aterramento.

Espero ter colaborado com essa"chuva de ideias".

Boa sorte!

Responder
Carlos
Carlos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Carlos - há 4 anos

Bom dia .

Primeiro deve verificar a bitola dos cabos de energia principal. Segundo isso você vai saber se necessitar trocar os fios , depois faça circuitos independiente para cada fritadeira segundo os dados e especificações técnicas de elas.

Espero ter ajudado. Obrigado!!!

Responder
Particular - há 4 anos

R: Troque a fiação do circuito para no minimo 10 mm e o dijuntor para 45A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região