Como ligar padrão mono com fiação bifásica?

Acontece que a arquiteta pediu pro eletricista mudar o padrão de energia elétrica da minha casa para o bivolt, e ele passou toda a fiação para bivolt. Mas ela ficou com o papel da Cemig e não entregou. Daí ontem fomos na Cemig e eles pediram 30 dias. Agora o eletricista disse que não tem como fazer nada (lógico que trocar a fiação dava). Mas eu fico pensando, pq não entendo mesmo. Mas não deveria ter um jeito de transformar o bifasico em mono? Ou um aparelho que converte? Ou algo que de pra fazer algum gato? Não é possível, que com tanta tecnologia ninguém pensou nisso....rsrs... O eletricista disse que vamos ficar sem luz até irem lá.

Alguém consegue me ajudar? Estou com a mudança pronta pra amanhã.

Obrigada!

Como ligar padrão mono com fiação bifásica?

Acontece que a arquiteta pediu pro eletricista mudar o padrão de energia elétrica da minha casa para o bivolt, e ele passou toda a fiação para bivolt. Mas ela ficou com o papel da Cemig e não entregou. Daí ontem fomos na Cemig e eles pediram 30 dias. Agora o eletricista disse que não tem como fazer nada (lógico que trocar a fiação dava). Mas eu fico pensando, pq não entendo mesmo. Mas não deveria ter um jeito de transformar o bifasico em mono? Ou um aparelho que converte? Ou algo que de pra fazer algum gato? Não é possível, que com tanta tecnologia ninguém pensou nisso....rsrs... O eletricista disse que vamos ficar sem luz até irem lá.

Alguém consegue me ajudar? Estou com a mudança pronta pra amanhã.

Obrigada!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Israel
Particular - há 4 anos

Boa noite a todos

Examinando de longe parece que ela tem um bifásico e quer transformar em monofase, isso é facil é só recolher (isolar) uma das fases.

Mas se ela estar sem energia, é porque ela foi atuada, e a concessionaria realizou o bloqueio do fornecimento, se qualquer profissional que nao seja da concessionária mexer (religando) será uma contravenção.

Passo é normalizar o fornecimento junto com a concessionária.

SEMPRE QUE MUDAMOS DE BIFÁSICO PARA MONOFÁSICO UM FASE SERA DESATIVADA, E NAO É OBRIGATÓRIA A REMOÇÃO DELA DOS ELETRODUTOS.

Reinaldo
Particular - há 6 anos

Bom dia, em resposta a sua dúvida, gostaria de saber se está mudando o medidor de bifásico para monofásico? Se for o caso de mudança de bi para monofásico, não faz sentido fazer a troca do medidor, tendo em vista, que a mudança pode ser efetuada no QDLF (quadro de luz e força) que normalmente fica em área de fácil acesso, como cozinha ou corredor, neste quadro, pode-se fazer essa mudança, tendo em vista que terá que contratar um profissional habilitado para tal. Espero poder ter ajudado.

Particular - há 6 anos

R: Faça um pedido da concessionaria, eles possuem um serviço de urgencia que tem um custo adicional, mas é possivel..

A disposição;

Josué Domingues

Mariana, tudo bem?

Acredito que você não tenha conseguido respostas pq sua pergunta está meio confusa de entender. Quando vc fala em fiação bivolt, vc quer dizer o que exatamente? Pergunto isso pq simplesmente não existe uma fiação bivolt, pois bivolt é um aparelho que pode ser ligado tanto em 127v quanto em 220v (como os carregadores de celular, por exemplo). Contudo, a fiação de uma casa ou é 127v ou 220v. Assim, fazendo um esforço aqui, acho que o que aconteceu foi que a arquiteta mandou o eletricista mudar de 127v pra 220v e ela acabou esquecendo de passar a comunicação à CEMIG. Pelo que vc falou, se a tensão anterior era 127v é pq deve haver 2 fios fase e 1 neutro aí no seu relógio. Se for assim, peça para um eletricista retirar e isolar uma fase para que só entre 1 fase e um neutro no quadro de distribuição. Mas como tudo foi trocado, os disjuntores devem ser hoje bipolares. Vai dar um certo trabalho mexer em tudo de novo, não aconselho. Talvez você consiga encontrar auto transformadores que baixem sua tensão. Dá uma pesquisada por "auto transformadores" na internet, mas já aviso que se for comprar um por tomada vai sair bem caro.

Uma última reflexão. Se você vai ficar sem luz, é pq a cia. elétrica não vai religar a luz. Nesse caso, isso independe de qualquer eletricista. É preciso que a cia. dê aval. Não faça gatos, são extremamente arriscados.

Responder
Robert
Elétrica Fontes (Sertãozinho, São Paulo) Elétrica Fontes - há 6 anos

Existem 3 tipos de fornecimentos e carregamento elétrico monofásico, bifásico e trifásico.

Se o seu padrão for monofásico ou seja 1 fase e o neutro (127 ou 110)dependera da CEMIG para fornecer uma outra fase para instalar o sistema bifásico que seria 220v com o sistema bifásico,VC terá duas fases e poderá distribuir em sua residencia tanto monofásico (127v ou 110v) quanto bifásico (220v) de acordo com sua necessidade recomendado 127v ou 110v para iluminação e tomadas de uso geral (tug) ou seja aparelhos radio TV aparelhos comuns que usam uma corrente abaixo de 10 amperes.

E 220v para ar condicionado forno elétricos essas seriam tomadas de uso específicos(tue).

Também é aconselhável um disjuntor e um circuito apenas para esse tipos de tomada(tue) ou circuitos com carregamento acima de 10 amperes.

Cabe ao profissional fazer todos os balanceamento de cargas e divisões de circuitos de acordo com a norma técnica fixada no pais.(NBR 5410).

Então se a CEMIG ligou em seu padrão só uma fase e um neutro estará despendendo da própria para resolver o seu problema.

Nao aconselho ligação anônima pois pode se prejudicar!

Sidival
Jn Eletrica -Mei (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Jn Eletrica -Mei - há 6 anos

Boa tarde.

Talvez a sra quis dizer que o "eletricista" passou três cabos pelo eletroduto, (2 para fases, e1 para neutro). Quero informar que a ligação monofásica poder ser Fase+Neutro, ou ainda Fase+Fase+Neutro

Certifique-se disso, digo isso porque se houver aparelhos 220V, haverá problema s se o monofásico foi 127V + Neutro.

Paulo Leal
Leal Serviços De Instalação E Manutenção Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Leal Serviços De Instalação E Manutenção Ltda - há 6 anos

Acredito que o que está sendo questionado é sobre padrão bifasico e monofasico que em alguns lugares só existe monofasico 220v na verdade se for isso, você precisará esperar o prazo da concessionária pois é necessário uma mudança no fechamento do transformador que pode ser delta ou estrela isso só a concessionária vai poder resolver se for o caso ou teria que instalar um transformador interno o que fica muito caro...

Espero ter ajudado.

Boa sorte

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região