Como pintar batente de ferro?

Tenho portas de madeira com batente de ferro que foram pintadas ha uns 10 anos. Para pintar novamente os batentes é necessário lixar até o metal, passar fundo preparador e tinta ou uma lixação superficial e pintura é suficiente?

Como pintar batente de ferro?

Tenho portas de madeira com batente de ferro que foram pintadas ha uns 10 anos. Para pintar novamente os batentes é necessário lixar até o metal, passar fundo preparador e tinta ou uma lixação superficial e pintura é suficiente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Mario Sergio dos Santos

Existem algumas observações antes de pintar.

1. Retire partes soltas, ferrugem, ou poeira

2. Faça as correções dos pequenos furos ou na superfície onde a tinta estava solta com massa acrílica ou tapa tudo

3. Lixe toda a superfície, somente para haver aderência da nova tinta que sera aplicada. obs. Pra repintura Não precisa retirar toda tinta velha, apenas lixar a superfície.

4. Aplicar a tinta com rolo, pincel, ou revolver de pintura.

Responder
Ari Firmino de Souza
Ari Firmino Autonomo (Santo André, São Paulo) Ari Firmino Autonomo - há 7 anos

Segue abaixo minha recomendação:

Caso tenha pontos com graves oxidações (ferrugens) aconselho primeiramente tratar toda a superfície da seguinte forma: Para remover toda tinta antiga use primeiramente o famoso Pintoff e na sequência para ter a devida certeza de reter de uma vez por toda a oxidação antiga e futura use o famoso Primer Convertedor de Ferrugem da Tapmatic (PCF – Tapmatic), após utilizar o “PCF” o próprio batente já estará protegido com a devida proteção de oxidação e já na sequencia basta corrigir algumas irregularidades se caso tiver, com a famosa massa plástica que é utilizada pelos antigos funileiros, na sequencia aplicar cerca de duas ou três demãos de tinta do seu gosto e cor e assim sua porta irá durar mais uns trinta anos, ou também aqui vai mais uma solução para Você:

A pintura se estiver ainda sólida, aconselho apenas um lixamento de superfície, após isto uma boa limpeza de superfície para remover toda a poeira do lixamento com nosso tradicional Thinner para limpeza e repintura que julgo que irá atender sua necessidade. E caso haja algum local que esteja com rupturas (descascadas) poderemos preencher com a tradicional massa plástica para restauramos primeiramente e depois voltarmos aos passos acima da minha segunda sugestão.

Boa trabalho e boa sorte!!!

Responder
Marcos
Marcão Manutenção (Carapicuíba, São Paulo) Marcão Manutenção - há 7 anos

Deve-Se lixar todo o batente corrigir possíveis imperfeições com massa acrilica antes da massa, observe se ha presença

de ferrugem passar ferrox

Após secagem lixar novamente tirar o pó e dar a 1 de-mão. Após secagem lixar bem de leviano verificar se as imperfeições foram corrigidas e dar 2 de-mão.

Responder
Joaber  Manoel da Silva
Pintura Casa Nova (Cubatão, São Paulo) Pintura Casa Nova - há 7 anos

Seu batente esta com otima aparencia,porque o trabalho foi bem executado,para continuar assim,lixar com uma lixa fina retirar o po,se possivel usar tinta epoxi,por ser mais resistente,tambem usar rolo para pintura em epoxi fica com acabamento mais fino,espero ter ajudado,abs.

Responder
Marcelo Felix Pereira
MDJ Pinturas e Serviços Residencial (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) MDJ Pinturas e Serviços Residencial - há 7 anos

Pela foto deu p/notar que apenas uma boa lixada depois umedaca um pano c/agua raz passe no batente e na porta se aparecer algum buraco pode tampar com massa acrilica da uma lixada um pouco antas de lixar ou massa rapida se a porta caso tiver outra duvida e so entrar em contato

Responder
Vanderlei
Vandconstru Construção e Reformas (Santo André, São Paulo) Vandconstru Construção e Reformas - há 7 anos

Primeiro você deve se levar em conta o estado do batente.

Se ele estiver bom sem pontos de ferrugem ou buracos , só lixar , limpar e pintar com esmalte sintético ou a base de água.

Se estiver com ferrugem melhor tratar com ferrox, passar massa plástica ou rápida, lixar , limpar e pintar

Responder
Valdir Marinho de Oliveira

Então. Pra respeitar os batentes de ferro... caso a pintura estiver firme o necessário somente lixar fazer a limpeza dos mesmos e repintar com esmalte sintético na cor preferida alto brilho ou fosco.

Caso a pintura estiver danificada formando buracos no lugar deve se lixar até o ferro limpar aplicar Nassar plástica ou similar. Lixar bem fazer a limpeza e pintar.

Responder
Danilo
DTV Pinturas e Acabamentos Especiais (Diadema, São Paulo) DTV Pinturas e Acabamentos Especiais - há 7 anos

Se a pintura estiver firme só um lixamento superfície, limpeza da superfície para remover o pó do lixamento com thinner de limpeza e repintar atenderam suas necessidades caso haja alguns pontos descascado vc pode recorrer a massa rápida automotiva ou massa plástica se for buracos con mais de 3 mm