Qual material usar para diminuir a temperatura do ambiente?

Qual material mais adequado para rebaixar o teto e diminuir a temperatura do ambiente?

Qual material usar para diminuir a temperatura do ambiente?

Qual material mais adequado para rebaixar o teto e diminuir a temperatura do ambiente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

O ideal seria um projeto para conforto térmico. Tambem seria ideal fazer medições nos ambientes para ver o quanto de temperatura é preciso amenizar. Cada ambiente será tratado de uma forma, de acordo com a insolação, ventilação etc. Busque um arquiteto ou engenheiro especialista em conforto térmico.

Responder
Alessandra Rosa da Silva
Alessandra Rosa - Arquitetura E Interiores (Mossoró, Rio Grande do Norte) Alessandra Rosa - Arquitetura E Interiores - há 1 año

Olá, Maria Mônica!

Seria importante ter mais informações sobre a fonte de calor, as condições climáticas e orientação do edifício. Pode parecer um pouco complicado, mas são fatores que interferem diretamente no conforto dentro dos ambientes.

Considerando apenas o Sol como fonte de calor incidindo sobre um telhado de telhas cerâmicas, sugiro o gesso acartonado, que não deverá resolver sozinho o problema, mas talvez amenize um pouco a temperatura interna. Se estiver disposta a investir um pouco mais, há mantas termoacústicas que proporcionarão um isolamento térmico de maior desempenho. Para tanto, é importante uma avaliação de profissional no local, para analisar se seria, de fato, uma solução interessante.

Sei que foge um pouco à sua pergunta, mas também cabe analisar se há uma circulação de ar eficiente pela edificação. Se isto não estiver bem resolvido, o investimento no forro pode não surtir o efeito desejado.

Espero ter ajudado!

Responder
Marcelo Campos
Mc Projetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Mc Projetos - há 1 año

Depende bastante de alguns fatores:

1. Local da Construção

2. Tipo de Construção

3. Algum ambiente especifico ou toda a edificação

3. Fonte do Calor (pode externo, pode ser de algum equipamento/forno/etc)

Sabendo esse conjunto de informações você consegue ter alguma indicação melhor de material. Por que temos "n" soluções para "n" situações. Outro fator também é qual a disponibilidade de valor, por que pode-se propor uma solução para amenizar (com menor impacto de custo) até uma solução de remodelação dos locais, trocas de revestimentos, alteração de cobertura, etc (que possuem um custo mais elevado).

Responder
Marcos Antônio Carneiro Penha
Marcos Penha Arquitetura E Urbanismo (Santos, São Paulo) Marcos Penha Arquitetura E Urbanismo - há 1 año

Olá Maria Mônica

Qual o tipo de moradia que vc possui? Casa, apartamento?

Para cada tipo existe uma solução, mas fique ciente, na baixada, que tem altas temperaturas no verão, vc vai poder apenas amenizar um pouco o calor do interior do imóvel e talvez poupar o uso do condicionador de ar em alguns momentos de menos calor.

Se residir em casa, podem ser adotadas soluções no telhado e paredes, já em apartamento, vc tem apenas algumas soluções para parede, não esquecendo que a maioria dos isolamentos térmicos de parede vão diminuir um pouco o espaço fisico dos cômodos.

O correto é chamar um profissional para fazer uma avaliação no local e te indicar a melhor solução de custo e beneficio.

Responder
Imagine Arquitetura
Imagine Arquitetura (Curitiba, Paraná) Imagine Arquitetura - há 1 año

Olá Maria, primeiramente seria importante identificar qual a fonte de calor. Por exemplo, o calor pode estar vindo diretamente do seu telhado, caso você não possua laje. Ai a melhor forma seria colocar uma manta reflexiva para isolar termicamente e abaixo dela, instalar um forro de gesso, por exemplo, somente para dar acabamento.

Responder
Arqui Pop
Arqui Pop (Curitiba, Paraná) Arqui Pop - há 1 año

Você pode realizar um forro com acabamento em gesso acartonado mesmo e entre a laje e o forro instalar mantas termoacústica que iram barrar a entrada de calor vinda do telhado.

Se o calor foi muito intenso você pode investir um pouco mais em placas de forro modular em placas termoacústicas e colocar a manta, mais a abertura de uma janela também pode ser uma boa pedida para ajudar no calor.

Obrigado Arquipop

Responder
Viaborr Coatings
Viabbor Engenharia e Comércio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Viabbor Engenharia e Comércio - há 1 año

Olá Maria Monica, para responder a questão levantada por você, de como reduzir a temperatura de um ambiente temos que levar em consideração se este teto a que você se refere é uma laje sem telhado, laje com telhado ou simplesmente um telhado.

Se for uma laje sem telhado você pode aplicar uma emulsão acrílica, ou um composto de borracha modificada à base de solvente sobre a laje com quantas demãos necessárias para se atingir a especificação recomendada na rotulagem da embalagem do produto - via de regra são três demão cruzadas sob o substrato previamente preparado. Com este procedimento você conseguirá uma redução de 30% da sensação térmica no ambiente.

Se for laje com telhado ou simplesmente telhado você deverá levar em consideração o tipo de telha e aplicar um primer, com este procedimento preliminar você saturará a porosidade do substrato com uma material de menos valor agregado reduzindo a absorção pela telha por um material nobre e caro reduzindo uma quantidade enorme de demãos desnecessárias.Com este procedimento você conseguirá uma redução de 25 a 30% da sensação térmica no ambiente.

No ambiente interno, se for de laje ou laje com telhado você conseguirá melhorar a sensação térmica do ambiente aplicando um sanduíche de gesso acartonado estruturado com perfis metálicos e preencher a interface laje/gesso com mantas de lã de rocha ou lã de Pet. Você conseguirá uma redução em média de 30% na sensação térmica. (ABNT NBR 13047 – Faz referência as Mantas termoisolantes à base de lã de rocha)

Se o ambiente for apenas de telha de cobertura, você deverá instalar toda estrutura de perfis metálicos “ancorados” nas vigas do telhado o que no meu entender é temerário pois estaremos dando carga na estrutura que não foi dimensionada para suportar uma carga sobressalente (Gesso/Lã de Rocha).

Nesta situação é melhor estudar a possibilidade de se instalar tubos de aço quadrado de 15mm, engastados nas paredes servindo de ancoragem para a instalação segura dos perfis metálicos e aplicação do gesso acantonado e da lã de rocha preservando a estrutura natural do telhado.

Espero ter ajudado, abs.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região