Como reduzir a tensão (voltagem) na casa como um todo?

Recentemente foi trocado o transformador que fornece energia no meu sítio. O novo transformador é do tipo monofásico 10 kVA/7,97 kV (o mesmo usado no programa "Luz para Todos"). Ocorre que cada fase tem agora 134V, o que parece estar dentro do limite máximo estabelecido pela legislação e que não tem dado problema em equipamentos feitos para 110V. Porém, quando é preciso usar duas fases, a tensão vai para quase 270V, ocasionalmente queimando chuveiros e máquina de cortar grama. Existe algo que possa ser feito para diminuir a tensão na casa como um todo?

Como reduzir a tensão (voltagem) na casa como um todo?

Recentemente foi trocado o transformador que fornece energia no meu sítio. O novo transformador é do tipo monofásico 10 kVA/7,97 kV (o mesmo usado no programa "Luz para Todos"). Ocorre que cada fase tem agora 134V, o que parece estar dentro do limite máximo estabelecido pela legislação e que não tem dado problema em equipamentos feitos para 110V. Porém, quando é preciso usar duas fases, a tensão vai para quase 270V, ocasionalmente queimando chuveiros e máquina de cortar grama. Existe algo que possa ser feito para diminuir a tensão na casa como um todo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 2
Tiago Souza
MAIS ENERGIA (Itapecerica da Serra, São Paulo) MAIS ENERGIA - há 6 anos

Boa tarde, Renato!

O que ocorre na sua instalação só acontece por existir um transformador monofásico. Em um transformador trifásico a junção de duas fases tem como resultado a tensão de 1.71 (Raiz de três) x a tensão monofásica. Já com um transformador monofásico o que o que se tem é uma soma da tensão do transformador e se o Center Tap (equipamento que ajusta a tensão dentro do transformador) estiver posicionado no centro do enrolamento secundário do transformador o senhor terá como tensão resultante o valor de 2 x a tensão monofásica. No seu caso 268 volts. Essa é uma tensão fora das normas brasileiras e que não deveria ser fornecida em regime permanente.

Seu problema poderia ser facilmente solucionado pela concessionária apenas com uma alteração no Center Tap do transformador, mas como esse procedimento poderia causar a queda de tensão para os outros usuários da mesma rede, ele provavelmente será recusado pela concessionária.

Indo direto ao ponto, a forma mais simples de resolver o problema é através da instalação de um autotransformador construído sob medida para reduzir os 268 volts para 220 volts; a potência desse equipamento deve estar de acordo com a carga instalada na sua casa. Mas se o senhor disse que o transformador do posto tem potência de 10KVA para atender a região a carga instalada da sua casa não deve ultrapassar os 7 KVA.

O senhor pode encontrar em sites de vendas online, fabricantes de autotransformadores que construirão o equipamento dentro das suas necessidades.

Responder
Renato
Particular - há 6 anos

Olá Tiago, muito obrigado pela atenção!

O transformador só está sendo utilizado pela minha casa, sem perspectivas a curto ou médio prazo de ser compartilhado com outra casa.

Tem certeza que esse tipo de transformador monofásico possui ajuste de Tap? Pelas pesquisas que tinha feito anteriormente, achava que não. Mas se este ajuste é possível, entrarei em contato com a concessionária novamente.

Muito obrigado!

John Leno
Dmsolution (Campinas, São Paulo) Dmsolution - há 6 anos

Bom dia Renato, o que ocorre não é um erro na sua instalação e sim no transformador, você deve comparecer a concessionária que lhe fornece energia, solicitar reparação de danos relacionado a perda de seus equipamentos (apenas se sua instalação elétrica estiver em ordem), e pedir reparação da rede que está com carga elevada. Tenha em mente que o problema está no fornecimento e não na sua residência.

Tenha um excelente dia e não deixe de aproveitar um tempo com sua família.

Responder
Renato
Particular - há 6 anos

Caro John, num primeiro momento solicitei à concessionária que medisse a tensão de saída do transformador. O resultado foi 134V para cada fase, que está dentro do limite da legislação. Em seguida fui até a concessionária dizer que o meu problema era o 220V (duas fases combinadas). Disseram que para esse tipo de transformador eles só medem cada fase separadamente, e que a única forma de não ter problema no 220V seria trocar o transformador para um transformador trifásico. Como isso está fora do meu alcance, pelo preço do transformador novo e por ter que passar mais um fio nos postes, fiz a pergunta aqui para saber se existe alguma outra alternativa.

Grato pela atenção

Edufer
Particular - há 3 anos

Esse padrão rural 254V (Fase-Fase) e 127V (Fase-Neutro) é muito ruim pra um usuário doméstico, mas existe uma solução alternativa bem interessante:

No caso de um chuveiro elétrico, desde que o mesmo não seja do tipo eletrônico com dimmer interno, pode-se optar em alimenta-lo com corrente contínua através de uma ponte retificadora que é uma solução de menor custo em relação a um transformador. O valor médio de tensão após a retificação é de 90% o valor da rede mais a queda de tensão dos diodos da ponte. Dessa forma uma tensão de 254V após a retificação ficaria em torno de 228V, valor que não queimaria o resistor do chuveiro. Mesmo que a tensão fase-fase esteja mais alta em torno de 268V como afirmado aqui, após a retificação ela cairia para algo em torno de 240V que é um valor aceitável para o chuveiro operar dentro de uma tolerância máxima de 10% em relação a 220V.

O mesmo pode ser aplicado para motores do tipo universal (com escovas) que trabalham tanto em corrente alternada como em corrente contínua que é o caso de aspiradores de pó, enceradeiras, furadeiras de mão, liquidificadores entre outros.

Para os demais, a melhor solução é sem dúvida adquirir equipamentos para 127V

Renato
Particular - há 3 anos

Interessante, nunca tinha ouvido falar nisso. Na prática como seria? É preciso contratar um serviço para confeccionar esse dispositivo sob medida, ou já existe pronto no mercado? O dispositivo é muito grande? Em que local ele deve ficar: junto ao chuveiro, ou no quadro de luz logo após o disjuntor?

Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 2 anos

Caro Renato

São poucas empresas que tem esse transformador para pronta entrega. Na grande maioria das vezes é produzido sob encomenda, como é o caso da EVEC aonde trabalho, mas pelo fato da diferença de tensão entre 254V e 220V ser pequena, o autotransformador mesmo pra uma potência de um chuveiro elétrico não tem dimensões tão elevadas.

Quanto a localização, depois do quadro de disjuntores é uma boa opção.

Guilherme
Particular - há 4 anos

Bom dia Renato! Não há o que fazer, eu tenho esse mesmo problema na minha rede aqui do sítio, por incrível que pareça, 90% dos eletricistas não conhecem esse tipo de rede, quem tem sabe muito mais sobre. No meu caso a minha chega 127v, e meu transformador também é monofásico. Sai do padrão 3 fios, duas fases e um neutro, e quando ligado as duas fazes, soma-se ao invés de fazer a conta conforme acontece no trifásico. Ao somar-se então as minhas duas fases tenho a tensão total de 254v. Até existe equipamentos próprios para funcionar na tensão de 254v, que geralmente são equipamentos para uso RURAL, como motores de trituradores. Mas para a residencia, infelizmente, 99% dos equipamentos não suportam mais do que 248v, você até vai conseguir ligar, mas vai queima-lo, não queima na hora, mas ele vai fritando com a sobrecarga. Andei pesquisando algumas coisas, e encontrei fácil, chuveiros próprios para o CLIQUE RURAL, ou seja, que suportam a carga monofásica de 254v, mas os demais equipamentos sem chance, inclusive, tenho ar condicionado tocado com transformador, que converte os 127v para 220v. Não temos o que fazer amigo, a não ser pedir a troca do transformador para um trifásico e que tenha o benefício do CLIQUE RURAL. Ou talvez, igual o amigo orientou mais acima, pedir a fabricação de um transformador para funcionar após o padrão de energia, regulando essa tensão de 254v para 220v, mas pode custar caro. A solução é usar o 127v para tudo, e transformador para o que necessitar de 220v. Se um dia souber de alguma coisa, me avise também, mas por enquanto é o que temos para hoje! Grande abraço.

Renato
Particular - há 4 anos

Olá Tiago, outro dia conversei com um funcionário da concessionária que me orientou a abrir um chamado explicando a situação e solicitando o ajuste do TAP, que parece que existe sim nesse tipo de transformador. Esse ajuste consegue reduzir a tensão de cada fase, reduzindo portanto a soma delas. O que ocorre é que eles evitam ao máximo realizar esse serviço porque ao abrir esse tipo de transformador, se cair uma gota d'água ele queima. Então precisa dar sorte deles aceitarem o chamado e do funcionário ter disposição e boa vontade de levar a cabo a tarefa. Se não der sorte da primeira vez, disse para eu continuar abrindo chamados até dar certo. Vou tentar fazer isso agora que começou a época da seca, porque em época de chuva ninguém se arrisca a fazer o serviço.

Éder Maurílio Soares
E.m.s Eletricista (Uberlândia, Minas Gerais) E.m.s Eletricista - há 6 anos

Olá Renato! complicado! Mas eu gostaria de saber sobre seu aterramento. dentro da sua caixa de medição como esta o aterramento funcional? quantas astes de aterramento vc tem? sei que parece estranho minha pergunta, mas existem situações incomuns onde um aterramento funcional incorreto ou mal dimensionado prejudica na qualidade da energia que chega do trafo pra sua residencia. Normalmente ele descarrega a sobra de energia deixando a tensão mais amigavel. vale apena dar uma conferida, se não só a substituição pode resolver seu problema.

Responder
Renato
Particular - há 6 anos

Bom dia Éder! Ainda não consegui falar com o eletricista que fez o serviço, mas creio que seja uma única haste de cobre de ~2m, provavelmente seguindo alguma padronização. De qualquer forma, como você recomenda que seja feito o aterramento?

Ana Átman
Particular - há 6 anos

Não estou entendendo. Monofásico tem 1 Fase + 1 Neutro. Se é mono de 127v., como vc consegue ligar 220v.?

Renato
Particular - há 6 anos

Olá Ana,

O transformador monofásico recebe como entrada apenas 1 fio, porém ele gera internamente outra fase que é fornecida ao consumidor. Ou seja, chega 1 fio de alta tensão e o consumidor recebe 3 fios na baixa tensão (2 fases e um neutro proveniente de aterramento no próprio poste).

Marcos Vieira
Particular - há 6 anos

Se vc já falou com a concessionária e esta não resolveu, fale com a ouvidoria da concessionária e caso o problema persista, leve o caso à ANEEL.

Renato
Particular - há 6 anos

Caro Marcos,

O meu caso na verdade é o mesmo de tantos outros usuários que recebem energia de transformadores monofásicos. Como disse anteriormente, meu problema é só com o 220V, mas a concessionária disse que para este tipo de transformador não é feito teste dessa voltagem (combinação das duas fases). Será que é verdade?

Particular - há 6 anos

R: Para resolver na sua propriedade, deve colocar um tranformador para filtrar as fases... funcionaria, mas o ideal é solicitar a concessionaria uma revisão na tensão...

A disposição;

Renato
Particular - há 6 anos

Bom dia! Já solicitei, e deu 134V cada fase, ou seja, dentro do limite aceito pela legislação. Como seria esse outro transformador para filtrar as fases? Ele ficaria no padrão, ou dentro da casa? Tem que ser fabricado sob encomenda? Qual seria o custo aproximado? Apenas reforçando: meu interesse é numa solução para a casa toda.

Obrigado!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região