O que colocar no forro para diminuir o calor?

Tenho uma casa no interior de São Paulo com uma sala de pé direito duplo com um mezanino. O forro é de cedrinho do tipo colado na telha cerâmica. Talvez por isto a temperatura no mezanino e também da sala fique tão alta, praticamente impedindo o uso do mezanino.

A pergunta é: se instalar um forro de gesso reto resolveria o problema da alta temperatura?

O que colocar no forro para diminuir o calor?

Tenho uma casa no interior de São Paulo com uma sala de pé direito duplo com um mezanino. O forro é de cedrinho do tipo colado na telha cerâmica. Talvez por isto a temperatura no mezanino e também da sala fique tão alta, praticamente impedindo o uso do mezanino.

A pergunta é: se instalar um forro de gesso reto resolveria o problema da alta temperatura?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

LAWT ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

Sr. Lourival, tudo bem?

É nítido que a estrutura existente é, além de bonita, muito bem feita e não seria interessante a utilização de gesso para cobrir toda ela além de, só o rebaixamento sem a utilização de técnicas de isolamento, ser ineficaz quanto a sua necessidade.

Além das soluções apresentadas pela nossa colega Bartira Calado, poderia ainda sugerir a utilização de lã de rocha e/ou lã de vidro entre os caibros e aí sim nivelar o forro de madeira pela parte inferior dos caibros mantendo a beleza do madeiramento e proporcionando um ótimo acabamento de forro e ainda solucionando o problema de temperatura em questão. Bons negócios.

Responder
Bartira Calado
Estrela Interiores Feng Shui Design (Natal, Rio Grande do Norte) Estrela Interiores Feng Shui Design - há 1 año

Sr Lourival,

Na minha perspectiva de arquiteta, ao analisar as imagens, observo que o forro de madeira proporciona uma composição estética muito elegante ao ambiente e seria uma pena colocar um forro de gesso aí, além de não resolver o problema.

Existem algumas opções para que podem ser utilizadas para resolver a questão da alta temperatura no ambiente, e todas as soluções tem suas vantagens e desvantagens:

1 - Uma opção que resolveria definitivamente o problema seria trocar as telhas cerâmicas da casa por telhas termoacústicas (as conhecidas telhas sanduíches). Esse tipo de telha possui uma camada interna de isopor ou poliuretano que não permite que o calor se propague para dentro do ambiente interno e ainda são excelentes para reduzir entrada de ruído no imóvel. A desvantagem é o alto custo e a necessidade de uma mão de obra especializada para instalar;

2 - A instalação de uma manta térmica entre o forro de cedro e as telhas. Essas mantas tem dupla face de alumínio e evitam a transmissão de calor do telhado para dentro do ambiente. No entanto para fazer sua instalação é necessário destelhar todo o imóvel;

3. Uma outra opção para reduzir a temperatura seria pintar as telhas cerâmicas de uma cor clara (estudos demonstram que cores claras absorvem menos calor do que as escuras). Existem hoje no mercado tintas térmicas e também revestimentos térmicos que você aplica sobre as telhas. O revestimento é uma material mais moderno e eficaz oferecendo uma proteção térmica reflexiva com nanotecnologia que reduz a entrada de calor. No entanto, nesse caso também será necessário destelhar trechos da casa para ir aplicando o produto.

OBS: O que indico, se você quiser manter as telhas cerâmicas, para garantir um alta taxa de diminuição de temperatura interna, é colocar a manta e a realizar a aplicação do revestimento térmico nas telhas.

Responder
Eficaz construções ltda
Eficaz Empreiteira De Obras Ltda (Ribeirão Preto, São Paulo) Eficaz Empreiteira De Obras Ltda - há 1 año

A solução é usar manta térmica de folha dupla sob as telhas.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de isolamento térmico na sua região