Como resolver problema de umidade e mofo em parede interna de um cômodo de uma casa?

O cômodo a qual me refiro é um quarto, só com uma janela para o corredor da casa, ou seja, sem muita ventilação. Do outro lado da parede, no vizinho, há um cômodo inabitado (não sei como está a situação) que dá acesso a um quintal. Sofro muito com o mofo, o odor está terrível, muito forte. Estava pesquisando sobre alguma tinta impermeabilizante, mas não sei se resolveria o problema. Alguém pode me dar alguma dica? Obrigada desde já!

Como resolver problema de umidade e mofo em parede interna de um cômodo de uma casa?

O cômodo a qual me refiro é um quarto, só com uma janela para o corredor da casa, ou seja, sem muita ventilação. Do outro lado da parede, no vizinho, há um cômodo inabitado (não sei como está a situação) que dá acesso a um quintal. Sofro muito com o mofo, o odor está terrível, muito forte. Estava pesquisando sobre alguma tinta impermeabilizante, mas não sei se resolveria o problema. Alguém pode me dar alguma dica? Obrigada desde já!

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Faça uma drenagem e refaça o reboco com impermeabilizante, mas o ideal seria também aumentar a ventilação e iluminação natural;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

PRESENCE Arquitetura Engenharia e Topografia

Esse problema pode ser provocado por inúmeros motivos, uma tubulação rompida ou furada, infiltrações decorrentes das chuvas por uma calha problemática, ausência de um rufo.

É fundamental identificar a causa para que as devidas providências sejam tomadas rapidamente já que ela pode se agravar e comprometer a estrutura da casa.

1) Pela foto é notável, umidade na parte de cima da parede junto a laje, então provavelmente temos um problema que vem do alto. Esse tipo de umidade se caracteriza pela infiltração de água pelo telhado, no caso de casas. Qualquer abertura, fissura ou rachadura na telha pode ser suficiente para que a água penetre e comece a fazer estragos na parede. Calhas entupidas também causam problemas de umidade na parte interna da casa. Observe que junto com a mancha de bolor há também manchas de água. Vale a pena verificar as condições do telhado e caso perceba telhas danificadas, faça a substituição imediatamente e providencie a limpeza das calhas.

2) O simplesmente está relacionada com a ventilação inadequada dos ambientes. Nesses casos, proporcionar uma ventilação melhor ao ambiente já é suficiente para resolver o problema. Procure também verificar se o tamanho das janelas é adequado para o espaço, muitas vezes acaba sendo necessário trocar a esquadria por uma maior para garantir a circulação adequada de ar.

Uma maneira de verificar se a umidade vem do ambiente ou de dentro da parede é colocando um pedaço de papel alumínio sobre a mancha por alguns dias. Se aparecer manchas de bolor entre o papel e a parede, então a origem da umidade é interna. Mas se a mancha ficar no lado aparente do papel, a umidade vem do ambiente.

3) Caso tenha umidade que vem do solo, ao qual não deu para identificar é um pouco mais complicado de se resolver porque mexe com a parte estrutural da casa. Nesses casos, geralmente a parede está em contato direto com o solo absorvendo a umidade natural da terra. As manchas de bolor desse tipo de umidade se concentram próximas ao chão e são úmidas. A solução para esse tipo de umidade é isolar e afastar a parede do solo, contudo se não for possível acessar a estrutura da casa, o mais recomendado é utilizar um bom produto impermeabilizante na base entre o solo e a parede.

Esses são apenas alguns pontos que levantamos, que é corriqueiro.

Atr,

Eng. Júlio Ednaldo

Responder
Maison Construções e Serviços Ltda

Boa Tarde Yolanda,

Uma das formas que podem ser utilizadas, é a utilização de impermeabilizante líquido.(Tecryl, Vedatop, entre outros )

Mas também seria interessante aumentar a sua área de ventilação.

Estamos a Disposição,

Atendemos na região metropolitana do Rio de Janeiro

Responder
IMPERIAL CONSTRUÇÕES E REFORMAS/ME

yolanda, bom dia a sua parede esta com em Bolço?

quando uma parede não tem muito ventilação a tendencia e morfá

trabalhamos com vários produtos impermeabilizantes dentre eles o Rebotec ele é um produto muito bom em indico

Responder
Eduardo Figueiredo/ Henrique
Acadia Pintura E Recuperações Prediais Ltda (Florianópolis, Santa Catarina) Acadia Pintura E Recuperações Prediais Ltda - há 3 anos

Segue algumas verificações a serem feitas.

- se for muro junto a outro muro, verificar se nao esta entrando agua pelo telhado e canalizando entre os muros. Necessário fechar esta entrada de água e canalizar a água para outro local.

- Se conseguir convencer o vizinho a entrar no terreno ao lado, irá verificar se há ponto de umidade.

- mais indicado é descascar e retirar todo o reboco e chegar no tijolo.

- se a infiltração vier do solo, chamada infiltração ascendente, fazer um corte na parede em linha, no rodapé, de aproximadamente 4 cm de altura e 4 cm de profundidade. Fazer massa com impermeabilizante (REBOTEC) fazer o preenchimento deste local.

Ao chegar no tijolo, aplicar 2 camadas de Chapisco com aditivo impermeabilizante (REBOTEC). Verificar que todos os buraquinhos estejam cobertos com o Chapisco.

- Em cima do Chapisco, aplicar uma solucao impermeabilizante, de preferência cristalizada, o mesmo que se aplica em Caixa de água. Passar 2 ou 3 demaos com trincha.

- Ao final, aplicar o reboco tbm com impermeabilizante (REBOTEC).

- uma solução antiga e bastante eficiente é colocar cerâmica ou porcelanato nesta região e depois passar uma camada de AC3 ou massa niveladora. A cerâmica tem ação de bloqueio de agua.

- Se for parede com massa, aplique MASSA ACRILICA. evite a massa PVA.

- Ao final, rezar para que ocorra durabilidade dos produtos.

IMPERIAL CONSTRUÇÕES E REFORMAS/ME

yolanda, bom dia a sua parede esta com em Bolço?

quando uma parede não tem muito ventilação a tendencia e morfá

trabalhamos com vários produtos impermeabilizantes dentre eles o Rebotec ele é um produto muito bom em indico

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região