Como salvar o canteiro de um apartamento?

Olá. Meu apto tem uma varanda e um canteiro de cimento (ou jardineira) que atravessa a varanda e a sala pelo lado de fora (cerca de 7m de comprimento, 20 cm de largura e 40 cm de profundidade). Ele pega muitas horas de sol em ângulo (de 8h às 16h). Quando alugamos o apto, troquei a parte de cima da terra e novamente, depois de alguns meses. Coloquei adubo e NPK. O canteiro já tinha uma bouganville. A bouganville anda sem flores há cerca de 3 meses (e quando teve flores, foram sempre poucas, bem menos do que as que vemos crescendo nas ruas, sem cuidado) e tudo mais que plantamos morre - ervas, icsoria, sem-vergonha, azaleia, violeta, brinco de princesa... O que fazer? Será que preciso trocar toda a terra? Ou será que preciso colocar outro material, como pedras, para proteger do sol? A terra está com aspecto arenoso, apesar de ser irrigada todo dia. Molho todo dia, mas não muito. Agradeço qualquer ajuda!

Como salvar o canteiro de um apartamento?

Olá. Meu apto tem uma varanda e um canteiro de cimento (ou jardineira) que atravessa a varanda e a sala pelo lado de fora (cerca de 7m de comprimento, 20 cm de largura e 40 cm de profundidade). Ele pega muitas horas de sol em ângulo (de 8h às 16h). Quando alugamos o apto, troquei a parte de cima da terra e novamente, depois de alguns meses. Coloquei adubo e NPK. O canteiro já tinha uma bouganville. A bouganville anda sem flores há cerca de 3 meses (e quando teve flores, foram sempre poucas, bem menos do que as que vemos crescendo nas ruas, sem cuidado) e tudo mais que plantamos morre - ervas, icsoria, sem-vergonha, azaleia, violeta, brinco de princesa... O que fazer? Será que preciso trocar toda a terra? Ou será que preciso colocar outro material, como pedras, para proteger do sol? A terra está com aspecto arenoso, apesar de ser irrigada todo dia. Molho todo dia, mas não muito. Agradeço qualquer ajuda!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Diego Cecagno
Particular - há 6 anos

Olá, Isabel. Normalmente, os maiores problemas em canteiros pequenos é a aplicação de excesso de adubo e matar as plantas afogadas. O ideal seria você trocar a terra e não irrigar mais do que 2-3 vezes por semana.

Gilmar Da Silva Guedes
Dguedes Construtora E Engenharia, Construções E Reformas Em Geral (Itaquaquecetuba, São Paulo) Dguedes Construtora E Engenharia, Construções E Reformas Em Geral - há 7 anos

Pelo que eu li sobre o jardim da Isabel, o que pode esta acontecendo e o enfraquecimento do solo, memo aplicando NPK, deve ser feito uma análise tecnica, aplicação de nutrientes não é uma receite de bolo, com técnico agrícola aconselho que utilize um profissional. NPK nitrogênio fósforo e potássio que VC aplicou, talvez a falta pode ser de magnésio boro ou outro micro nutriente e foi colocado nutrientes diferente isso pode ocorrer excesso de macronutriente e sua planta precisa de micro, só um especialista. A maioria de quem cuida de jardim tem uma receita pronta isso é um grande erro. obrigado espero que tenho ajudado. Técnico agrícola Gilmar Guedes

Responder
Caio Gobatti
Mini Obras (Mairiporã, São Paulo) Mini Obras - há 7 anos

olá! bom dia.

você poderia enviar fotos?

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de jardineiros na sua região