Como se faz medida de escadas?

Preciso colocar uma escada para ter acesso a piso superior, como faço para medir a escada?

Como se faz medida de escadas?

Preciso colocar uma escada para ter acesso a piso superior, como faço para medir a escada?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 4
Jussara Arruda Machado

Primeiro o cálculo do alex está correto, mas vc primeiro tem que saber quanto disponível vc tem entre uma parede e outra e se tiver menos de 5,30cm terá que fazer mais de uma descida. Dependendo do número de degraus vc terá que criar um patamar.

Responder
Carlos
Ebenézer Construções E Reformas (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Ebenézer Construções E Reformas - há 6 anos

A resposta do amigo Alex esta perfeita!

Sem mas...

Responder
UENDEL GABRIEL GERMANO
Particular - há 6 anos

Boa tarde,

Gostaria de parabenizar os amigos que prestaram seu conhecimento de forma clara e precisa no quesito dimensionar uma escada. Mas gostaria de alertar nossa amiga que esta querendo calcular a escada para um fato corriqueiro do qual sempre sou solicitado a prestar consultoria sobre patologias. É preciso verificar se a estrutura que vai receber a escada, ou melhor, que servirá de apoio para a escada, terá capacidade de suportar os esforços proveniente as cargas dessa escada. Não se pode apenas dimensionar e executar, é preciso fazer uma verificação na estrutura que suportara a mesma. Vejo muitas escadas executadas de forma precisa e depois o piso superior começa a aparecer trincas em revestimentos ou em vigas devido torção e flexão. Portanto antes de executar solicite um estudo prévio e somente depois faça sua escada.

Particular - há 6 anos

R: Pega a altura entre os pavimentos e divide pela quantidade de degraus para que o espelho seja inferior a 20 cm; Depois multiplique a quantidade de degraus por no minimo 30 cm para as pisadas, ai terá o comprimento da escada e a largura que achar melhor, com no minimo 1,00 m

A disposição;

Alice Cabanelas

Bom dia Alcineia,

Para planejar uma escada usamos a seguinte formula: 2e+p=64 em que e é a altura entre degraus e p é o piso do degrau. Essa formula garante que a subida será mais confortável para a pessoa. Usualmente usamos altura do degrau entre 16 e 18cm pois são mais confortáveis para o homem. Meça a altura total que voce tem entre o andar de inicio da escada e do final para saber a altura total da escada e divida por um numero entre 16 e 18 ate conseguir uma quantidade proporcional de degraus. Ai divida a altura total da escada pela quantidade de degraus necessarios. Depois utilize a formula para calcular o piso do degrau para ficar mais confortável.

Espero ter ajudado.

Responder
Alex
Alex Branquinho (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Alex Branquinho - há 6 anos

Boa tarde.

para você calcular uma escada precisa levar em consideração alguns parâmetros, altura máxima do degrau, 18cm, sendo que o ideal seria 16cm.

Pisada minima 25cm sendo o ideal 28cm.

Para fazer o calculo tire a medida da altura do piso de um andar ao outro por exemplo digamos que você encontre 2,75m ou 275cmm divida este valor por 16 vc vai encontrar 17,2 pode diminua 1= 16degraus se for adotar 28 cm será necessario uma distância de (16 x 28 = 448cm).

Logo será necessário uma distância de 4,50m para fazer a sua escada.

Não esquecer da área de saída, e uma largura minima de 80cm.