Como separar casas geminadas?

Olá, moro numa construção feita pela prefeitura há mais de 50 anos, e as casas são geminadas, todas da rua, uma grudada na outra. Gostaria de levantar a casa, fazer quartos em cima pra serem maiores. Aí queria saber se é possível levantar minha casa sem prejudicar as laterais.

Ah, e pretendo fazer isso com aval de prefeitura e tudo mais.

Obrigada.

Como separar casas geminadas?

Olá, moro numa construção feita pela prefeitura há mais de 50 anos, e as casas são geminadas, todas da rua, uma grudada na outra. Gostaria de levantar a casa, fazer quartos em cima pra serem maiores. Aí queria saber se é possível levantar minha casa sem prejudicar as laterais.

Ah, e pretendo fazer isso com aval de prefeitura e tudo mais.

Obrigada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
Larissa Salvador
Arq Larissa Salvador (Belo Horizonte, Minas Gerais) Arq Larissa Salvador - há 3 anos

Oi Andy! Primeiro tem que ver a viabilidade técnica em relação aos parâmetros urbanísticos (se pode aumentar a altura, se tem coeficiente de aproveitamento para isso, entre outros fatores). Depois a viabilidade técnica e financeira para o acréscimo, pois a estrutura terá que ser reforçada, e o ideal é fazer um laudo das edificações vizinhas antes e depois da alteração, para ficar registrado que não houve alteração nos vizinhos.

Responder
Andy
Particular - há 3 anos

Entendi, obrigada. Quero fazer assim mesmo tudo regulamentado. Sei que vai ter gastos, mas é melhor, pois não quero prejudicar ninguém como um vizinho a duas casas da minha fez, prejudicando inclusive a minha.

Marka Engenharia
Cardoso Engenharia (Brasília, Distrito Federal) Cardoso Engenharia - há 3 anos

Boa noite, é tecnicamente possível e o profissional indicará a melhor forma, por exemplo, se compensa manter determinada parede ou é melhor demolir. De qualquer forma, será executada uma fundação independente, com uma nova parede exclusiva, é importante além de tudo que já foi dito, seguir a recomendação do Engenheiro para preservar os lotes vizinhos e impermeabilizar a junção destas paredes. No mais, converse com o profissional, determine um orçamento e ele ajudará com a escolha do melhor layout.

A Marka Engenharia é especializada neste tipo de trabalho.

Responder
Rauss Engenharia
Rauss Engenharia (Pinhais, Paraná) Rauss Engenharia - há 3 anos

Olá Andy, primeiramente é necessário verificar a Guia Amarela ou Consulta Amarela do seu terreno, neste documento encontram-se os parâmetros urbanísticos (taxa de permeabilidade, taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento e etc), havendo viabilidade segundo a Guia Amarela, recomendo que sejam desenvolvidos os projetos desta ampliação (arquitetônico, estrutural e complementares) e que seja realizado o processo de aprovação na prefeitura da sua cidade, isto evitará constrangimentos posteriores por conta de multas ou impedimento de comercialização do imóvel. Na fase de execução da obra o correto é fazer um laudo de vizinhança para se resguardar de possíveis oportunistas que podem alegar que sua obra causou sinistro nos imóveis vizinhos.

Por fim afirmo ser de extrema importância que você antes de tudo consulte um profissional habilitado para este tipo de serviço (Arquitetos e Engenheiros), assim você fugirá com certeza das dores de cabeça que obras podem trazer.

Responder
Andy
Particular - há 3 anos

Entendi, muito obrigada. Sim pretendo ver com profissionais corretos, e autorização d prefeitura, porque teve um vizinho a duas casas da minha que levantou a casa por conta e a minha sofreu rachaduras, mais um motivo pelo qual quero me separar

Elton
E.M.C Reformas e Refrigeração (Niterói, Rio de Janeiro) E.M.C Reformas e Refrigeração - há 3 anos

Ola . Pode sim desde que sua O residencia tenha estrutura para um segundo andar . Espero ter ajudado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região