Como separar os circuitos em 4 disjuntores ?

A casa é anriga não tem aterramento.O meu QDC tem 3 disjuntores com 30A cada e vou colocar um disjuntor de 32A bipolar para o chuveiro.

Porém os três antigos estão separados assim:

1° 1 tomada para microondas 127v

1 tomada para televisão 127v

2° 1 tomada 220v,não uso nada específico nela.

1 tomada da cozinha 127v geral.

1 interruptor e lâmpada da cozinha.

1 interruptor e lâmpada da varanda.

2 tomadas 127v da varanda,sendo que vou ultilizar uma máquina em uma delas depois.

3° lâmpada do quarto com ventilador e 3 interruptores,sendo dois da luz e 1 do ventilador.

3 tomadas 127v sendo uma usando a geladeira.

Como posso separar isso mais adequadamente.

Como separar os circuitos em 4 disjuntores ?

A casa é anriga não tem aterramento.O meu QDC tem 3 disjuntores com 30A cada e vou colocar um disjuntor de 32A bipolar para o chuveiro.

Porém os três antigos estão separados assim:

1° 1 tomada para microondas 127v

1 tomada para televisão 127v

2° 1 tomada 220v,não uso nada específico nela.

1 tomada da cozinha 127v geral.

1 interruptor e lâmpada da cozinha.

1 interruptor e lâmpada da varanda.

2 tomadas 127v da varanda,sendo que vou ultilizar uma máquina em uma delas depois.

3° lâmpada do quarto com ventilador e 3 interruptores,sendo dois da luz e 1 do ventilador.

3 tomadas 127v sendo uma usando a geladeira.

Como posso separar isso mais adequadamente.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Faça uma instalação nova, com disjuntor compativeis com a carga de cada circuito, assim como a fiação;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Razaq Codesh Eletrica Ltda
Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda - há 3 anos

Bruno, Bom dia !

Primeiro para se ter uma instalação elétrica Segura , se faz necessário dimensionar o que se tem de consumo, não é só ir e trocar disjuntor, qual a carga instalada, quais equipamentos a serem utilizados. se a casa for antiga ele precisa se adequar as novas normas vigentes... se precisar de Ajuda a AFR Elétrica & Sistemas de Segurança Ltda está a Disposição.

Responder
Naor Teixeira Consul
Ntc Service Engenharia (São Leopoldo, Rio Grande do Sul) Ntc Service Engenharia - há 3 anos

Amigo, você deve dividir os circuitos em tomadas de uso geral, de uso especifico conforme quantas forem, iluminação e chuveiro e não por numero de disjuntor.

principalmente se a instalação for muito antiga, compensa refazer toda ela trocando a fiação elétrica.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região