Como tirar uma ART para reforma de banheiro?

ART para reforma de banheiro. Não tenho arquiteto portanto gostaria de saber como tirar uma ART para reformar o banheiro.

Como tirar uma ART para reforma de banheiro?

ART para reforma de banheiro. Não tenho arquiteto portanto gostaria de saber como tirar uma ART para reformar o banheiro.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 2
Rodrigo Alysson Ribeiro
Crieative Arqdesign (Belo Horizonte, Minas Gerais) Crieative Arqdesign - há 3 anos

Carlla, a CrieAtive Arqdesign tem enorme prazer em ajudar! O mais importante é você entender que a ART é uma emissão de responsabilidade sobre tudo o que acontece na sua obra. Essa responsabilidade só pode ser assumida por alguém que tem conhecimento técnico para avaliar a viabilidade e segurança das modificações. Por esse motivo tem que ser um arquiteto ou engenheiro dependendo do tipo de intervenção que você pretende fazer. Pode parecer mera burocracia, mas a ART é emitida com a finalidade de aumentar a sua segurança e de todos os envolvidos nos riscos de uma obra feita por quem é leigo no assunto. Se for em prédio, também te resguarda de possíveis conflitos com vizinhos que podem te acusar de vazamentos e trincas que, por vezes, não tem nem a ver com a sua obra, sendo a ART nesse caso uma forma de se isentar de acusações indevidas. Espero ter esclarecido a necessidade da emissão da ART por um profissional e te convido a conhecer o perfil da CrieAtive Arqdesign no Habitissimo, tem muita coisa legal por lá! Atenciosamente,

Equipe CrieAtive Arqdesign

7 fotos
Responder
Rodrigo Alysson Ribeiro
Crieative Arqdesign (Belo Horizonte, Minas Gerais) Crieative Arqdesign - há 3 anos

Carlla, a CrieAtive Arqdesign tem enorme prazer em ajudar! O mais importante é você entender que a ART é uma emissão de responsabilidade sobre tudo o que acontece na sua obra. Essa responsabilidade só pode ser assumida por alguém que tem conhecimento técnico para avaliar a viabilidade e segurança das modificações. Por esse motivo tem que ser um arquiteto ou engenheiro dependendo do tipo de intervenção que você pretende fazer. Pode parecer mera burocracia, mas a ART é emitida com a finalidade de aumentar a sua segurança e de todos os envolvidos nos riscos de uma obra feita por quem é leigo no assunto. Se for em prédio, também te resguarda de possíveis conflitos com vizinhos que podem te acusar de vazamentos e trincas que, por vezes, não tem nem a ver com a sua obra, sendo a ART nesse caso uma forma de se isentar de acusações indevidas. Espero ter esclarecido a necessidade da emissão da ART por um profissional e te convido a conhecer o perfil da CrieAtive Arqdesign no Habitissimo, tem muita coisa legal por lá! Atenciosamente,

Equipe CrieAtive Arqdesign

Responder
Priscila Jucá
Jucá Reforma Arquitetura (Niterói, Rio de Janeiro) Jucá Reforma Arquitetura - há 3 anos

Olá Carlla bom dia,

Mesmo não possuindo Arquiteto terá que entrar em contato com algum para emitir esse documento para vc ! Este documento é um termo de responsabilidade emitido por um profissional da área seja arquiteto ou Engenheiro , pois o profissional irá se responsabilizar mediante aos órgãos competentes com essa documentação .... o Termo ART significa (anotação de responsabilidade técnica) por isso não conseguirá fazer sem um arquiteto ou engenheiro .

Espero ter ajudado! Priscila Jucá caso precise pode entrar em contato que conversamos melhor

Responder
Particular - há 3 anos

R: Quem possui habilitação para emitir uma ART é só engenheiro e RRT é só arquiteto

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Dario Soria
Dario Soria Arquitetura, Execução De Obras E Reformas Em Geral. (Ribeirão Pires, São Paulo) Dario Soria Arquitetura, Execução De Obras E Reformas Em Geral. - há 3 anos

Para obter Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), vc precisará contratar um arquiteto. Para orçamento é necessário informar o que será realizado na reforma.

ex: troca de revestimentos cerâmico piso e paredes (piso sobre piso)