Como validar projeto junto a prefeitura

Estou começando uma obra em cima de um desenho que fiz, é uma casa de 80mt, gostaria de saber se para validar junto a prefeituta preciso que a planta seja assinada por um arquiteto ou um engenheiro?

Como validar projeto junto a prefeitura

Estou começando uma obra em cima de um desenho que fiz, é uma casa de 80mt, gostaria de saber se para validar junto a prefeituta preciso que a planta seja assinada por um arquiteto ou um engenheiro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 3
Rúbia Fernanda  Barbosa
Rua Arquitetura (Foz do Iguaçu, Paraná) Rua Arquitetura - há 9 anos

Bom dia!

Sim você irá precisar de um arquiteto que irá averiguar as condições deste projeto, e se estão dentro do código de obra, e demais códigos de construção da prefeitura de sua cidade, aí ele assina e entrega na prefeitura para análise de projetos arquitetônico, porém necessitará de uma assinatura de arquiteto(se for habilitado para execuções) ou engenheiro civil para pedir Alvará de construção, assim sim com tudo analisado pela prefeitura e alvará entregue você terá projetos em condições para iniciar sua de construção.

Responder
Alvaro de Menezes de Menezes

Bom dia

Antes de dar início a qualquer obra é necessário ter um projeto aprovado na prefeitura de sua cidade e um alvará de execução, não tendo isso você correr o risco de ser multada de acordo com a legislação de sua cidade.

O projeto legal (projeto de prefeitura) é a transformação de seu desenho em um projeto arquitetônico que leva em conta as legislações vigentes em sua cidade ligadas à construção de obras (código de obras, código sanitário, etc) e normas de construção. Na aprovação deste projeto podem ser tirados até dois alvarás. Um de aprovação de projeto que tem com responsável um arquiteto ou engenheiro e o alvará de execução que é assinado por quem vai efetivamente irá construir sua casa (arquiteto ou engenheiro).

Somente depois destes alvarás espedidos pela prefeitura você pode dar início a sua construção.

Responder
Aníbal Vieira Pereira
Particular - há 9 anos

Patricia, você devera procura um engenheiro civil para pedir Alvará da sua construção, assim que tiver todas as documentações analisadas a prefeitura vai emitir um alvará para o projetos ter condições para iniciar sua construção, depois do Engenheiro assinar.( e boa construção)

Roberto Rodrigues
Roberto Rodrigues - Arquiteto (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Roberto Rodrigues - Arquiteto - há 9 anos

Sim ! projetos tem que ser elaborados por profissionais legalmente habilitados, neste caso arquitetos com CAU (carteira do conselho de arquitetura e Urbanismo) pois esse tipo de projeto é projeto arquitetônico. Vai precisar tambem de responsavel técnico, que deve ser igualmente profissional habilitado e neste caso arquiteto ou engenheiro, podendo ser o mesmo profissional, no caso do arquiteto projeto e responsabilidade técnica ou dois profissionais arquiteto para o projeto e responsabilidade técnica outro arquiteto ou engenheiro civil.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região