Comprei um chuveiro 220v que necessita de disjuntor de 40a e a minha ligação tem de 30 a. Pergunto sé é necessário trocar ou posso usar o de 30 não exigindo a potencia total no chuveiro, ou o de 30 vai desarmar assim mesmo?

Comprei um lorenzetti storm 7800 w 220 v. que pede disjuntor de 40 a.

Minha instalação tem fios 6mm mas o disjuntor é de 30 a.

Qual a melhor solução e se usar como está o que pode acontecer?

Comprei um chuveiro 220v que necessita de disjuntor de 40a e a minha ligação tem de 30 a. Pergunto sé é necessário trocar ou posso usar o de 30 não exigindo a potencia total no chuveiro, ou o de 30 vai desarmar assim mesmo?

Comprei um lorenzetti storm 7800 w 220 v. que pede disjuntor de 40 a.

Minha instalação tem fios 6mm mas o disjuntor é de 30 a.

Qual a melhor solução e se usar como está o que pode acontecer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Antonio Carlos Dias Da Silva Silva

boa tarde!

Com relação ao fio que vc está usando pára alimentar o chuveiro sendo de boa qualidade a meu ver está correto porém discordo da amperagem do disjuntor pra essa potência eu indicaria disjuntor de 40A curva (B) que é pra cargas resistivas

Responder
Antonio Carlos Dias Da Silva Silva

boa tarde!

Com relação ao fio que vc está usando pára alimentar o chuveiro sendo de boa qualidade a meu ver está correto porém discordo da amperagem do disjuntor pra essa potência eu indicaria disjuntor de 40A curva (B) que é pra cargas resistivas

Responder
Sílvio Lacerda de Moraes

O correto é fazer a troca do disjuntor, mas vale ressaltar 1. A distância do chuveiro ao disjuntor? 2. Mesmo sendo fio de 6mm², qual a qualidade desse fio?, sendo fio de boa qualidade e distancia menor que uns 40 metros o de 6mm, vai te atender perfeitamente.

Lembrando segurança em primeiro lugar.

Responder
Técnico  Luciano Freitas
L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 4 anos

o correto seria readequar suas instalações para comportar as novas cargas, para isso somente um eletricista qualificado poderia fazer. ate pq vc não saberia ajustar a corrente do chuveiro dentro da capacidade atual, sem falar que a sensação de calor varia de pessoa ´para pessoa pode alguem achar frio e aumentar a potencia, ou seja sempre tera problemas com o disjuntor. para evitar aborrecimentos faça as alterações necessárias nas instalações antes. para mais informações eu tenho quase 700 videos no youtube pesquise la por Luciano Freitas elétrica e ar condicionado. abraço grande!!!

Responder
CLÁUDIO MARCOS LOUREIRO DA SILVA

Se não ligar o aquecimento ao máximo não terá problema, mas atenção que o inverno está chegando e vc pode querer tomar um banho mais quente e aí pode acontecer do disjuntor desarmar.O importante é os. Anjos serem rápidos principalmente se deram várias pessoas a utilizarem esse chuveiro na sequência.

O fio 6mm suporta até 36A, o próximo seria o 10mm que suporta até 50A

Responder
Particular - há 4 anos

R: Deve verificar a fiação e o disjuntor; Se não usar na carga maxima o 30A atenderia

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região