Como resolver problemas de infiltração de água no terreno?

O problema maior esta no quarto superior tem muita infiltração no rodapé e na área de serviço é possível ver água brotando no piso, esta sempre úmido, na garagem também tem água brotando, preciso resolver o problema para poder mudar para o imóvel, estou pesquisando qual a melhor solução para resolver um problema com a presença de lençol freático ou talvez é uma mina que tem nos fundos da casa, pelo que perguntei aos vizinhos teve um corte muito grande de terra para fazer a garagem, , o problema maior é onde esta em contato com o solo. ?

Patricia Torres
Patricia Torres perguntou sobre
Reformas Imóveis
Há 2 anos

Como resolver problemas de infiltração de água no terreno?

O problema maior esta no quarto superior tem muita infiltração no rodapé e na área de serviço é possível ver água brotando no piso, esta sempre úmido, na garagem também tem água brotando, preciso resolver o problema para poder mudar para o imóvel, estou pesquisando qual a melhor solução para resolver um problema com a presença de lençol freático ou talvez é uma mina que tem nos fundos da casa, pelo que perguntei aos vizinhos teve um corte muito grande de terra para fazer a garagem, , o problema maior é onde esta em contato com o solo. ?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Patrícia, bom dia!

Trata-se de um local com o nível alto do lençol freático, onde a percolação da água do solo em contato com a parede de alvenaria produz essa reação na parede, dando origem ao mofo, tão prejudicial à saúde humana. Voltando ao seu caso específico, a solução definitiva é o rebaixamento do nível do lençol freático, que é feito de maneira simples e barata, basta fazer uma vala entorno da edificação com profundidade abaixo da base da fundação, e nessa vala colocar um tubo de drenagem, tomando-se o cuidado de isolar esse tubo com brita 2 e envolve-lo em manta geotêxtil (bidim), conduzindo essa água para local apropriado, como por exemplo a rede de águas pluviais. Veja foto abaixo. A CKS Consultores faz esse tipo de serviço com projeto e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Josué Palma
Josué Palma replicou... Particular - há 5 meses

Caro engenheiro, estou com minha casa com todos os cômodos com infiltração, inclusive nas paredes internas da casa. Esse métodos acima resolve o problema?

Ana
Ana replicou... Particular - há 1 mês

Olá! Poderia responder uma pergunta por gentileza? Estou sofrendo com problema semelhante de infiltração, que inclusive a água chega a brotar pelo piso. Mas no meu caso, a água entrou pelo teto, devido o vento muito forte onde eu moro, arrancou algumas telhas e a água infiltrou pela laje e desceu pelas paredes. Neste caso, é possível que a água brotando do chão seja a água que desceu pelas paredes ou existem outros fatores que preciso avaliar? O quintal está sem piso, apenas com uma leve camada de cimento. Á água da chuva também pode estar sendo absorvida pelo terreno? Agradeço imensamente!

Antonio da Silva

O que pode ser feito neste problema é remover parte do piso nos cômodos onde está acontecendo a brotação da agua, fazer uma vala de profundidade abaixo da base da fundação, e nessa vala colocar um tubo de drenagem, e isolar esse tubo com brita e envolve-lo com manta (bidim), conduzindo essa água para local apropriado, fazendo o mesmo também no quintal. o modo como fazer segue uma foto.

Hélio Vieira
Hélio Vieira respondeu... Construção Civil - Reformas Em Geral (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construção Civil - Reformas Em Geral - há 2 anos

Boa tarde,

Patricia,

A unica maneira é drenando essa água, se for do lençol freático executar uma ou duas linhas de tubo dreno Ø 100mm brita n.2 e mata bidim, caso for na parede impermeabilizar com viaplus 1000 e isolar a parede do barranco, mas o ideal seria fazer uma visita para avaliar a causa da infiltração de adotar a solução mais adequada para sanar o problema.

Francisco de Assis
Francisco de Assis respondeu... AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME (São Paulo Zona Norte, São Paulo) AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME - há 2 anos

olá Patricia tudo bem?olha só,tudo que foi falado tá correto,mas tenho meios de sanar seu problema com uma vistoria ao local te explico todo procedimento e você terá seu imóvel sequinho como outros.

Jorge Luiz luiz

Patrícia, bom dia!

Trata-se de um local com o nível alto do lençol freático, onde a percolação da água do solo em contato com a parede de alvenaria produz essa reação na parede, dando origem ao mofo, tão prejudicial à saúde humana. Voltando ao seu caso específico, a solução definitiva é o rebaixamento do nível do lençol freático, que é feito de maneira simples e barata, basta fazer uma vala entorno da edificação com profundidade abaixo da base da fundação, e nessa vala colocar um tubo de drenagem, tomando-se o cuidado de isolar esse tubo com brita 2 assim feito este procedimento será escoado e aos poucos a umidade vai desaparecendo, é necessário verificar se a quanto tempo ha esta umidade , porque é possível um vazamento na hidráulica embutido interno sobre a parede ou solo.

2 fotos
Jorge Luiz luiz

Patrícia, boa tarde.

Trata-se de um local com o nível alto do lençol freático, onde a percolação da água do solo em contato com a parede de alvenaria produz essa reação na parede, dando origem ao mofo, tão prejudicial à saúde humana. Voltando ao seu caso específico, a solução definitiva é o rebaixamento do nível do lençol freático, que é feito de maneira simples e barata, basta fazer uma vala entorno da edificação com profundidade abaixo da base da fundação, e nessa vala colocar um tubo de drenagem, tomando-se o cuidado de isolar esse tubo com brita 2 assim feito este procedimento será escoado e aos poucos a umidade vai desaparecendo, é necessário verificar se a quanto tempo ha esta umidade , porque é possível um vazamento na hidráulica embutido interno sobre a parede ou solo.veja este outro exemplo.

Jorge Luiz luiz

Patrícia, boa tarde.

Trata-se de um local com o nível alto do lençol freático, onde a percolação da água do solo em contato com a parede de alvenaria produz essa reação na parede, dando origem ao mofo, tão prejudicial à saúde humana. Voltando ao seu caso específico, a solução definitiva é o rebaixamento do nível do lençol freático, que é feito de maneira simples e barata, basta fazer uma vala entorno da edificação com profundidade abaixo da base da fundação, e nessa vala colocar um tubo de drenagem, tomando-se o cuidado de isolar esse tubo com brita 2 assim feito este procedimento será escoado e aos poucos a umidade vai desaparecendo, é necessário verificar se a quanto tempo ha esta umidade , porque é possível um vazamento na hidráulica embutido interno sobre a parede ou solo.veja este outro exemplo.o que seria a causa de todo problema.que maioria dos casos acontece quando o solo é escavado e não drena na base da alvenaria ,e nem impermeabiliza as paredes antes de encostar o aterro nas paredes veja este exemplo.

Ariovaldo
Ariovaldo respondeu... Cla Construçao E Reform As (Sorocaba, São Paulo) Cla Construçao E Reform As - há 2 anos

PATRICIA boa tarde varias situaçao pode se dizer ,avaliaçao ideal no local ,se for areas muito baixa tem qui fazer drenagem ,se for area de muitas pedras tambem ,existe muitas opçoes d recuperaçao ,tratamento de retirada do reboco e aplicar massa somente de vedaçao ????

José Maria
José Maria respondeu... Construtor José Maria (Porangaba, São Paulo) Construtor José Maria - há 2 anos

senho a questão de umidade tem que ser resouvido antes de levanta as paredes no baldrame ainda

e erro do engenheiro pedreiro em fim

agora resta faser dreno nos 2 lados da parede dentro e fora

arranque todo o reboque asse veda ja nos tijolos uma altura de 1 metro depois chapisque com bianco cimento bem forte espere secar

depois reboca com areia cimento e vedacite bem forte depois mais uma mão de vedaja não vai resouver o problema mas vai diminuir 95%

ante pede uma vizita de um tekinico da quartsulite primeiro

Cláudio  pereira
Cláudio pereira respondeu... Endereço Construções (Mairiporã, São Paulo) Endereço Construções - há 2 anos

todas as respostas atenderiam sua solicitação, o dreno pode ser simples, porém como a umidade aparece no andar superior apenas um dreno abaixo da construção não resolverá sua questão

você terá que drenar atrás da parede, concentrando a água para o duto no chão. este realmente não é um trabalho tão simples que qualquer poderá executar.

espero ter ajudado

Claudio

Manuel Alves Paiva

PARA UMA BOA DRENAGEM E NECESSARIA QUE SEJA FEITA A MESMA DESDE INICIO DA OBRA, A MESMA DEVE SER FEITA ATE MESMO NO INICIO DO ALICERCE, PORQUE PODEMOS MUITO BEM DRENAR A MESMA E MESMO ASSIM SUAS PAREDES CONTINUAR MOLHADAS, ESSE TRABALHO NÃO E TÃO SIMPLES ASSIM, E TRABALHO QUE DEVE SER MUITO BEM CALCULADO E FEITO EM DIVERSAS ETAPAS, CADA UMA DELAS RESOLVERA UM PROBLEMA, ESPERO TER AJUDADO E BOA SORTE.

Alex Santos Fogaça

Boa noite Patricia a solução e VC fazer um rasgo no meio de sua casa e colocar manilhas para água ter saída para frente e não ficar parada VC pode colocar canos e deixa escorer agua na rua VC vai ver que e agua limpa pode ser nascentes de agua fica com Deus.

Vital
Vital respondeu... Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 2 anos

Patrícia,

Li as opiniões à cerca do problema e possíveis soluções, parecendo que as mais indicadas são as do Jorge Luiz e do Valdemir Nogueira Chaves que são semelhantes para o caso de rebaixamento de nível de lençol freático com execução de linha de drenagem e consequente "enxugamento" do trecho mais superficial do solo. Entretanto, recomendo uma vistoria mais detalhada para identificar os fatores que contribuem para as infiltrações, já que pela sua descrição e fotos não é possível concluir satisfatoriamente. As causas da infiltração podem ser diversas, como comentaram vários técnicos. Talvez, o "rebaixamento" do lençol freático nem seja possível ou viável já que depende do nível de saturamento do terreno, da capacidade e condições de absorção. Portanto, antes de investir na reforma, faça uma pré-avaliação, para não correr riscos de repetir os erros, investir mal e não resolver os problemas. Infiltração pela parede ou pelo rodapé de pisos externos são facilmente resolvidas, mas, pelas fundações ou contrapisos em contato com o solo, exigem conhecimento do problema e soluções mais complexas.

Espero ter ajudado, qualquer interesse, entre em contato pela Habitíssimo.

Minhas expertises: bons projetos, boas obras e bom gerenciamento. Anexo fotos de alguns projetos e obras, reforma antes e depois, etc.

Já executei vários serviços de drenagem (Viaduto do Chá, por exemplo), porém não costumo fotografar, fico mais focado no acabamento e resultados finais.

7 fotos
Ana
Ana replicou... Particular - há 1 mês

Olá! Poderia responder uma pergunta por gentileza? Estou sofrendo com problema semelhante de infiltração, que inclusive a água chega a brotar pelo piso. Mas no meu caso, a água entrou pelo teto, devido o vento muito forte onde eu moro, arrancou algumas telhas e a água infiltrou pela laje e desceu pelas paredes. Neste caso, é possível que a água brotando do chão seja a água que desceu pelas paredes ou existem outros fatores que preciso avaliar? O quintal está sem piso, apenas com uma leve camada de cimento. Á água da chuva também pode estar sendo absorvida pelo terreno? Agradeço imensamente!

Fabio Bastos Texeira

Patrícia boa noite, olha o melhor conselho que tenho como mestre de obras é fazer uma drenagem com uma boa queda de nivel com uma caixa de passagem, em quanto há impermeabilização é remover o reboco da ária afetada e limpar bem e aplicar via plus s 1000 ou sika top em duas demãos.Depois que o produto estiver seco é so chapiscar e rebocar novamente.

Deixe sua resposta

Para escrever uma resposta você deve estar registrado. Não está permitido incluir telefones de contato, e-mails ou links externos nesta seção, dito conteúdo utilizado será moderado e eliminado.

Peça orçamentos de reformas imóveis na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Você é um profissional e quer encontrar novos clientes?

Contate imediatamente empresas e pessoas que solicitam serviços de construção, reformas, instalações na sua região.

Cadastre-se grátis