Isso pode causar perda de eficiência?

Chamei um técnico pra instalar um ar-condicionado aqui pra mim, mas estou achando que ele está pouco eficiente.

É um Fujitsu Inverter 9000 btus. Já usava ele em outro apartamento e era super silencioso, mas agora parece que ele precisa se esforçar mais pra manter o quarto gelado.

Antes ele "ventava" forte no começo e logo ficava em silêncio, mantendo o quarto gelado sem aparente esforço. Agora ele fica ventando o tempo todo pra conseguir manter o ambiente gelado.

Por conta disso, resolvi subir a escada e olhar a condensadora e, para minha surpresa, estava assim, solta em cima do telhado, numa posição não totalmente horizontal.

O apartamento aqui já tinha tudo pronto pra instalação do ar, então creio que o técnico aproveitou o que tinha, mas não tinha tubulação suficiente pra chegar até a parede, então largou assim.

Isso pode causar perda de eficiência?

Ps: O quarto aqui é menor que o quarto anterior, então não parece ser problema de tamanho do ambiente.

Muito obrigado!

Isso pode causar perda de eficiência?

Chamei um técnico pra instalar um ar-condicionado aqui pra mim, mas estou achando que ele está pouco eficiente.

É um Fujitsu Inverter 9000 btus. Já usava ele em outro apartamento e era super silencioso, mas agora parece que ele precisa se esforçar mais pra manter o quarto gelado.

Antes ele "ventava" forte no começo e logo ficava em silêncio, mantendo o quarto gelado sem aparente esforço. Agora ele fica ventando o tempo todo pra conseguir manter o ambiente gelado.

Por conta disso, resolvi subir a escada e olhar a condensadora e, para minha surpresa, estava assim, solta em cima do telhado, numa posição não totalmente horizontal.

O apartamento aqui já tinha tudo pronto pra instalação do ar, então creio que o técnico aproveitou o que tinha, mas não tinha tubulação suficiente pra chegar até a parede, então largou assim.

Isso pode causar perda de eficiência?

Ps: O quarto aqui é menor que o quarto anterior, então não parece ser problema de tamanho do ambiente.

Muito obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Dalton Gonçalves
Dgo Climatização E Controle (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Dgo Climatização E Controle - há 3 anos

Concordo com as opiniões acima, sendo estas as principais causas em potencial. Porém acrescento mais algumas relevantes:

- Vc sabe informar se foi realizado o vácuo na linha antes da liberação do gás?

- Foi verificado o estado de limpeza das serpentinas tanto na condensadora, como também na evaporadora?

- Evaporadora foi montada muito grudada no teto?

Existem outros possíveis fatores, mas são totalmente raros. Todos esses citados são os mais comuns

Responder
Paulo Henrique Gomes de Paulo
Paulo Instalador Elétrico E Elétrico Fotovoltaico (Divinópolis, Minas Gerais) Paulo Instalador Elétrico E Elétrico Fotovoltaico - há 3 anos

A varias possibilidades, vou citar algumas, pode ser que a tubulação ficou muito grande entre a condensador e a evaporadora, precisando colocar um pouco mais de gás pra compensar essa distancia e outra pode ser que nessa troca de lugar tenha tido um vazamento de gás precisando recarregar, mas pode ser que por causa do calor realmente demore um pouco mais ou ate mesmo nunca chegue a uma temperatura menor que 19 ou 20, mas o fato do condensador esta souto não influencia em nada, apenas por algum motivo não foi colocado um suporte de fixação

Responder
Particular - há 3 anos

R: Se instalado de forma adequado não é para ter perda de eficiencia...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

William Quiulo Mussati
Mega Serviços De Refrigeração E Elétrica (Uberaba, Minas Gerais) Mega Serviços De Refrigeração E Elétrica - há 3 anos

Bom vamos por partes:

1° Foi feito algum tipo de limpeza na tubulação antes d instalação, pois em alguns casos com Pré instalação pode ficar sujeira e se não limpar pode entupir a maquina e danificar.

2° Qual a distancia linear das tubulações, pois se ultrapassar a metragem tem que fazer complemento de gás.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região