Reforma de fachada

Comprei uma casa antiga com vários cômodos. Resolvi inciar uma reforma por conta própria. Com o desenvolvimento da a obra, mudei de idéia e vou passar para uma pousada. Estou no meio da obra ainda e agora quero tirar uma licença. O que faço?

Reforma de fachada

Comprei uma casa antiga com vários cômodos. Resolvi inciar uma reforma por conta própria. Com o desenvolvimento da a obra, mudei de idéia e vou passar para uma pousada. Estou no meio da obra ainda e agora quero tirar uma licença. O que faço?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Antonildo Lima
LS Construções (Santana de Parnaíba, São Paulo) LS Construções - há 8 anos

Bom dia Marcelo. Recentemente tive um caso assim, estavamos no meio de uma reforma que seria uma residência e o proprietário resolveu mudar para uma pousada, tivemos uns trabalhos extras é claro mais no final deu tudo certo. O primeiro passo é ter um arquiteto nós temos, é este profissional que vai ver junto a prefeitura e outros orgãos quais as diretrizes a tomar, fazer um projeto detalhado para melhor aproveitamento dos espaços bem como otimizar os recursos naturais disponíveis por exemplo mais não é só isto. Em uma obra é necessário muito cuidado e detalhamento e um levantamento de custo dentro do que pode gastar, neste item entra cada etapa da obra com seus devidos custos para que você não planeje gastar uma quantia e tenha que gastar o dobro e por falta de planejamento de custos muitas obras param e se tornam em prejuízo.

Caso necessite estamos a disposição.

Antonildo Lima

Responder
Carlos Henrique    do carmo
C H W Construção Civil Alda (Niterói, Rio de Janeiro) C H W Construção Civil Alda - há 8 anos

Saiba quais reformas precisam de autorização da prefeitura, Antes de ampliar o seu imóvel é necessário pedir autorização aos órgãos responsáveis. Veja o que deve ser feito para não ter a obra embargada, Bom dia amigo, primeiro você terá que contratar um arquiteto, desenvolver um projeto com as mudanças desejadas e o próprio arquiteto dará entrada com o pedido de alvará de licença na prefeitura de sua cidade, simples assim. Boa sorte!

Responder
Alessandro Ventura de Azevedo

Amigo, boa tarde!

Planejamento acima de tudo. Agora que já esta neste nível, procure um arquiteto ou engenheiro para elaborar seu projeto a apresentar junto aos órgãos competente, faça uma pesquisa de ALVARÁ, pois precisa saber se o endereço te aceita como pousada.

Agora, não deixe de planejar o seguimento desta obra, pois isso te poupara tempo e muito, mas muito dinheiro.

Fico a sua disposição caso precise de algo mais.

Abraços

Alessandro Ventura

Responder
Gustavo Espírito Santo Jr

Primeiro pesquise junto à unidade da SMU que atende à seu bairro qual o zoneamento da área. Sendo o proprietário do imóvel, ou ainda seu procurador, vc deverá pedir uma Certidão de Informações. Possivelmente precisará recorrer à um Arquiteto, Engenheiro, ou alguém que decifre a explicação que receberá com base no Código de Obras.

Responder
Lydia Aguiar
Arqué Arquitetura E Interiores (Alto Paraíso de Goiás, Goiás) Arqué Arquitetura E Interiores - há 8 anos

Bom dia, Carbal!

Eu tenho feito muitos estudos para hotéis e pousadas, inclusive para a rede Bristol. É o momento onde eles apresentam a área ou o imóvel disponível e eu tenho o papel de buscar a melhor forma de utilização do espaço, para que seja utilizado ao máximo, dentro das normas e claro, cuidando da estética. Planejamento é tudo quando se quer implantar um negócio!

Primeiramente você precisa contratar um arquiteto, e te aconselho a procurar o SEBRAE também, para que planeje com detalhes o seu negócio a fim de evitar aborrecimentos e garantir o sucesso do seu empreendimento. Vale a pena!

Empreendimento planejado, um arquiteto é capaz de transformar o plano em realidade, de acordo com o programa e os prazos disponíveis. É ele quem vai cuidar também do processo de aprovação do projeto, que é necessário para a obtenção do alvará. Não tenha dúvida de que esta é a maneira mais econômica de colocar o seu plano em prática, pois tudo o que for minuciosamente detalhado e planejado tende a dar mais certo e em menos tempo, evitando muito retrabalho, causa maior de custos desnecessários.

O terceiro passo é a própria obra, que bem planejada pode ser bastante rápida, e você ganha tempo para começar logo as atividades. Tempo é dinheiro, lembra??

Qualquer dúvida estou à disposição.

Boa sorte!

Abraço,

Arq.Lydia Aguiar

Responder
Marcelo Ferreira
Particular - há 8 anos

Bom dia Carbal, o primeiro passo e o planejamento, exemplo: Quanto você pode investir na reforma com material, mão de obra e hospedagem, o segundo passo,Organização, exemplo: Orçamentos e o terceiro passo a execução da obra. Espero que tenha ajudado, boa sorte!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região