Posso colocar concreto por cima de piso intertravado?

Tenho uma garagem que tem piso intertravado com alguns pontos desnivelados. Queria concretar ela toda, posso colocar concreto por cima do piso intertravado? Preciso de algum preparo especial?

Posso colocar concreto por cima de piso intertravado?

Tenho uma garagem que tem piso intertravado com alguns pontos desnivelados. Queria concretar ela toda, posso colocar concreto por cima do piso intertravado? Preciso de algum preparo especial?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 8
Anderson Pereira

Bom dia Juliana, o piso intertravado tem sua fixação sobre brita para ter maior permeabilidade a fim de que águas pluviais possam escoar, acredito que a melhor opção para concretagem seria a retirada dos mesmos, desta forma sim, teremos a garantia de adesão do concreto ao solo.

Responder
Magdi Hanna Boutros Moussa
Engenharia Hanna (Guarulhos, São Paulo) Engenharia Hanna - há 5 anos

Boa noite Juliana o Piso intertravado deverá ser retirado, deverá ser calculado o peso por metro quadrado das cargas que passarão a atuar no local, aí o Calculista passará a Espessura de Concreto, tipo do Concreto(fck resistência) e passará a Tela Gerdau a ser utilizada e caso for carga grande terá de ser aumentada a ferragem para resistência a Tração, pois teremos compressão em cima(fibra superior) e tração em baixo(fibra inferior), razão pela qual vai o ferro.

Alcides Raul Sanches Anduze
Projetos - Regularizações - Cálculo Estrutural (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Projetos - Regularizações - Cálculo Estrutural - há 5 anos

Boa tarde, Juliana. Pela sua informação da existência da fossa enterrada, recomendo retirar todo o piso intertravado e base sobre a laje da fossa, efetuar reforço de concreto armado no perímetro, e nova laje armada sobre a tampa, de forma a suportar nova camada de concreto e de automóveis, mantendo o furo para limpeza. Feito isso verificar a compactação do piso intertravado, recompactar se necessário e executar nova base de concreto sobre o piso.

Responder
Joao Carlos de Freitas Nunes

Olá Juliana. Se o seu piso intertravado está com desníveis ou o piso utilizado não é adequado para o uso (exemplo piso intertravado leve para utilização com veículos em cima) ou as 2 camadas de pedra e areia terem sido executadas de forma incorreta. O que eu recomendo para ficar mais fácil e menso custoso é retirar todo o piso intertravado, retirar a areia e verificar se há falhas na camada de pedra, regularizando-a com o compactador. Depois coloca novamente a camada de areia e recoloque as peças intertravadas de forma que mantenha o contato entre elas. Caso opte por realmente concretar, então retire o piso intertravado e a areia e faça uma camada de concreto fck =20 com no mínimo 5cm de espessura tendo na altura de aproximadamente 2cm de cima para baixo a colocação tela de aço soldada. Lembrar que quando terminar uma tela, a subsequente deverá transpô-la em 20cm e ser amarrada no contato das duas telas. grato Freitas Nunes Arquitetura

Responder
Eduardo faria
Eduardo Construções E Reformas (Caraguatatuba, São Paulo) Eduardo Construções E Reformas - há 5 anos

Olá Juliana! De fato não é viável concretar em cima do piso intertravado porém existem algumas opções que considerar seguras; ex: considerando os quatro pontos da sua garagem como extremidade, podemos retirar uma faixa de aproximadamente 20 centímetros, fora a fora e coloquemos trilicias nessas abertura e por cima dela a malha com alguns pontos de arame recozido,(ob:) é importante ser feito um corte no pé da parede fora a fora para que o concreto faça ligação com a mesma de modo que uma parte fortaleça a outra aí então, entra o concreto eu te oriento a dar uma bela lavada em toda superfície que deve ser concretada, é importante que seja aplicado um sumo de concreto como primeira camada e um mais concentrada por cima para um melhor acompanhamento da mesma, trabalho que dependendo da área pode ser executado por duas pessoas e sem a contratação de empresa de concreto não se trata de um trabalho complexo que exige muita mão de obra; volta a falar que depende do tamanho da área e outra o que eu acabo de te explicar é uma opção se estudarmos podemos encontrar vários outros meios sem tirar todo o seu piso.

Responder
Juliana Andrade
Particular - há 5 anos

Olá, Eduardo! Obrigada pela resposta. Essa garagem comporta dois carros(um ao lado do outro) não ultrapassando a área total de 25m2. Esqueci de mencionar que abaixo dela existe uma fossa com uma pequena passagem para colocação da mangueira do limpa fossa qdo necessário. Não tenho a planta e não sei como foi feita. Só me informaram que ela tinha a propria laje para aguentar o peso dos carros. O que me sugere?

Antonio Carlos Fernandes

Olá Juliana. Pelo que você relatou, como há desníveis, minha sugestão é retirar o piso intertravado, realizar uma regularização e compactação do solo e depois fazer o piso em concreto armado. Por se tratar de uma garagem, tal piso deverá ser dimensionado por um engenheiro. Para mais detalhes, estou a disposição.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região